Gêneros brasileiros a quatro mãos para o iniciante de piano: um estudo de aspectos motivacionais, técnicos e estilísticos em oito peças de Ricardo Nakamura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deborah Fernandes Nilson
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8R2MFR
Resumo: O presente estudo investiga a aplicabilidade de oito peças inéditas para piano a quatro mãos, escritas nos seguintes gêneros: choro, samba, baião e bossa nova. Os preceitos do modelo C(L)A(S)P nortearam a pesquisa, que contemplou as modalidades de comportamento musical propostas por Keith Swanwick (1979), com exceção da composição, que fugia ao escopo deste estudo. Os resultados obtidos atestam o valor didático, estético e estilístico do material, discutem a validade do ensino por imitação e ouvido, as vantagens do tocar a quatro mãos e a acessibilidade das peças. Além disso, os resultados confirmam o valor dos gêneros brasileiros, a importância da apreciação, do conhecimento estilístico e o papel da motivação no processo de aprendizagem. A partir destes resultados acreditamos estar colaborando não só para o refinamento deste repertório específico, mas para a ampliação do universo musical de alunos e professores. Além disso, a partir da constatação da carência de material com uma proposta musicalmente rica e interessante que aproxime a criança da música brasileira, esperamos que este estudo possa influenciar profissionais, compositores e educadores na criação e seleção de repertório dessa natureza para iniciação ao instrumento.
id UFMG_05adafd44a11496cad9b97c186ebe744
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8R2MFR
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Cecilia Cavalieri FrancaPatricia Furst SantiagoSalomea GandelmanFausto Borem de OliveiraDeborah Fernandes Nilson2019-08-09T18:59:07Z2019-08-09T18:59:07Z2005-05-16http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8R2MFRO presente estudo investiga a aplicabilidade de oito peças inéditas para piano a quatro mãos, escritas nos seguintes gêneros: choro, samba, baião e bossa nova. Os preceitos do modelo C(L)A(S)P nortearam a pesquisa, que contemplou as modalidades de comportamento musical propostas por Keith Swanwick (1979), com exceção da composição, que fugia ao escopo deste estudo. Os resultados obtidos atestam o valor didático, estético e estilístico do material, discutem a validade do ensino por imitação e ouvido, as vantagens do tocar a quatro mãos e a acessibilidade das peças. Além disso, os resultados confirmam o valor dos gêneros brasileiros, a importância da apreciação, do conhecimento estilístico e o papel da motivação no processo de aprendizagem. A partir destes resultados acreditamos estar colaborando não só para o refinamento deste repertório específico, mas para a ampliação do universo musical de alunos e professores. Além disso, a partir da constatação da carência de material com uma proposta musicalmente rica e interessante que aproxime a criança da música brasileira, esperamos que este estudo possa influenciar profissionais, compositores e educadores na criação e seleção de repertório dessa natureza para iniciação ao instrumento.This study investigates the applicability of an unreleased repertoire for four-hand piano composed according to four Brazilian music genres: choro, samba, baião and bossa nova. This applicability was observed based on the motivation, the validity of the four hands practice and the teaching and learning processes. This research had been guided by the C(L)A(S)P model and has contemplated the modalities of musical behaviour proposed by Swanwick (1979), except for composition, which was not the focus of the study. Results confirm the didactic, esthetic and stylistic value of the material, as well as the validity of teaching by imitation and by ear, the advantages of playing four hands, the accessibility of the pieces, the value of Brazilian musical styles, the importance of stylistic appreciation and knowledge and the role of motivation in the learning process. We aim at collaborating not only for the refinement of this specific repertoire, but also for expanding the musical universe of both students and teachers. Besides, from the finding that there is a lack musically rich and interesting materials that can approximate children to Brazilian music, we hope that this study may encourage professionals, composers and educators in creation and selection a repertoire of this nature for early instrumental teaching.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusica para piano (4 maos)Choro (Musica)Samba (Piano)Baiao (Piano)Programa de Pós-Graduação em MúsicaGêneros brasileiros a quatro mãos para o iniciante de piano: um estudo de aspectos motivacionais, técnicos e estilísticos em oito peças de Ricardo Nakamurainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_de_deborah_nilson.pdfapplication/pdf3827864https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8R2MFR/1/disserta__o_de_deborah_nilson.pdfd8521e3def98e19effb344e003ac1c76MD51TEXTdisserta__o_de_deborah_nilson.pdf.txtdisserta__o_de_deborah_nilson.pdf.txtExtracted texttext/plain309122https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8R2MFR/2/disserta__o_de_deborah_nilson.pdf.txt15a17fa578e23e81f04a85d9686854b3MD521843/AAGS-8R2MFR2019-11-14 11:53:45.036oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8R2MFRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:53:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gêneros brasileiros a quatro mãos para o iniciante de piano: um estudo de aspectos motivacionais, técnicos e estilísticos em oito peças de Ricardo Nakamura
title Gêneros brasileiros a quatro mãos para o iniciante de piano: um estudo de aspectos motivacionais, técnicos e estilísticos em oito peças de Ricardo Nakamura
spellingShingle Gêneros brasileiros a quatro mãos para o iniciante de piano: um estudo de aspectos motivacionais, técnicos e estilísticos em oito peças de Ricardo Nakamura
Deborah Fernandes Nilson
Programa de Pós-Graduação em Música
Musica para piano (4 maos)
Choro (Musica)
Samba (Piano)
Baiao (Piano)
title_short Gêneros brasileiros a quatro mãos para o iniciante de piano: um estudo de aspectos motivacionais, técnicos e estilísticos em oito peças de Ricardo Nakamura
title_full Gêneros brasileiros a quatro mãos para o iniciante de piano: um estudo de aspectos motivacionais, técnicos e estilísticos em oito peças de Ricardo Nakamura
title_fullStr Gêneros brasileiros a quatro mãos para o iniciante de piano: um estudo de aspectos motivacionais, técnicos e estilísticos em oito peças de Ricardo Nakamura
title_full_unstemmed Gêneros brasileiros a quatro mãos para o iniciante de piano: um estudo de aspectos motivacionais, técnicos e estilísticos em oito peças de Ricardo Nakamura
title_sort Gêneros brasileiros a quatro mãos para o iniciante de piano: um estudo de aspectos motivacionais, técnicos e estilísticos em oito peças de Ricardo Nakamura
author Deborah Fernandes Nilson
author_facet Deborah Fernandes Nilson
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Cecilia Cavalieri Franca
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Patricia Furst Santiago
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Salomea Gandelman
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Fausto Borem de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Deborah Fernandes Nilson
contributor_str_mv Maria Cecilia Cavalieri Franca
Patricia Furst Santiago
Salomea Gandelman
Fausto Borem de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
topic Programa de Pós-Graduação em Música
Musica para piano (4 maos)
Choro (Musica)
Samba (Piano)
Baiao (Piano)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Musica para piano (4 maos)
Choro (Musica)
Samba (Piano)
Baiao (Piano)
description O presente estudo investiga a aplicabilidade de oito peças inéditas para piano a quatro mãos, escritas nos seguintes gêneros: choro, samba, baião e bossa nova. Os preceitos do modelo C(L)A(S)P nortearam a pesquisa, que contemplou as modalidades de comportamento musical propostas por Keith Swanwick (1979), com exceção da composição, que fugia ao escopo deste estudo. Os resultados obtidos atestam o valor didático, estético e estilístico do material, discutem a validade do ensino por imitação e ouvido, as vantagens do tocar a quatro mãos e a acessibilidade das peças. Além disso, os resultados confirmam o valor dos gêneros brasileiros, a importância da apreciação, do conhecimento estilístico e o papel da motivação no processo de aprendizagem. A partir destes resultados acreditamos estar colaborando não só para o refinamento deste repertório específico, mas para a ampliação do universo musical de alunos e professores. Além disso, a partir da constatação da carência de material com uma proposta musicalmente rica e interessante que aproxime a criança da música brasileira, esperamos que este estudo possa influenciar profissionais, compositores e educadores na criação e seleção de repertório dessa natureza para iniciação ao instrumento.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-05-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T18:59:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T18:59:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8R2MFR
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8R2MFR
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8R2MFR/1/disserta__o_de_deborah_nilson.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8R2MFR/2/disserta__o_de_deborah_nilson.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d8521e3def98e19effb344e003ac1c76
15a17fa578e23e81f04a85d9686854b3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589516022251520