Envelhecer a viver: uma intervenção com idosas institucionalizadas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/69155 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
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Envelhecer a viver: uma intervenção com idosas institucionalizadasAnimação socioculturalEducação ao longo da vidaEnvelhecimento ativoIntervenção comunitáriaQualidade de vidaSociocultural animationLifelong educationActive agingCommunity interventionQuality of lifeCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)“Envelhecer a viver: uma intervenção com idosas institucionalizadas”, incide no trabalho de investigação/intervenção desenvolvido durante o estágio curricular inserido no segundo ano do Mestrado em Educação, área de especialização Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, e que resultou num projeto socioeducativo com duração de nove meses. Criado em conjunto com uma população idosa do sexo feminino, em situação de acolhimento, na resposta social da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, do concelho de Braga, o projeto socioeducativo teve como finalidade a promoção da participação ativa e do envelhecimento bem-sucedido junto das participantes, promovendo o seu bem-estar e uma melhoria da qualidade de vida nesta fase das suas vidas, centrando as ações desenvolvidas na dinamização de atividades sobretudo de caráter cognitivo, social e cultural, no sentido de prevenir determinados sentimentos negativos próprios da velhice e de criar e estimular momentos e memórias positivas. Neste sentido, e partindo dos interesses e necessidades do público-alvo, o projeto foi desenhado com vista a atingir os objetivos préestabelecidos e na base de seis oficinas: Oficina das TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação, Oficina do Cinema, Oficina de Comemoração de dias festivos, Oficina Dar e Receber, Oficina Mais Saber e Oficina de Estimulação Cognitiva/Motora. O processo de investigação/intervenção foi desenvolvido segundo os princípios do paradigma interpretativo-hermenêutico, da investigação-ação participativa e auxiliando-se de métodos e técnicas de investigação e intervenção. Através destas técnicas e da adequação constante ao contexto e às necessidades do público-alvo, os resultados desta intervenção, tendo em conta a sua avaliação contínua e final, foram observáveis e positivos, pelo impacto da presença no contexto, pela satisfação do público-alvo e pelas aprendizagens e benefícios resultantes do trabalho produzido.“Envelhecer a viver: uma intervenção com idosas institucionalizadas”, focuses on an investigation/intervention work developed during a curricular internship inserted in the second year of the master’s degree in Education, specialization in Adult Education and Community Intervention and which resulted in a nine-month social-educational project. Created together with an elderly female population in a host situation, in the social response of the Residential Structure for the Elderly, of a Private Social Solidarity Institution of Braga, the purpose of the social-educational project was to promote active participation and successful aging among the participants, promoting their well-being and improving the quality of life at this stage of their lives, focusing on the dynamization of activities mainly of cognitive, social and cultural character in order to prevent certain negative feelings and aspects of old age and to create and stimulate positive moments and memories. Therefore, and based on the interests and needs of the target audience, the project was designed to achieve pre-established objectives and based on six workshops: ICT Workshop - Information and Communication Technologies, Cinema Workshop, Holiday Celebration Workshop, Give and Receive Workshop, More Knowledge Workshop and Cognitive/Motor Stimulation Workshop. The investigation/intervention process was developed according to the principles of the interpretative-hermeneutic paradigm, participatory action research and with the aid of investigation and intervention methods and techniques. Through these techniques and constant adaptation to the context and needs of the target audience, the results of this intervention considering its continuous and final evaluation were noticed and positive due to the impact of the presence in the context, the satisfaction of the target audience and the learning and benefits resulting from the work produced.Casulo, José Carlos de OliveiraUniversidade do MinhoVilaça, Patrícia Sofia da Silva20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/69155por202526615info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:25:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69155Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:35.486247Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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