A relação entre a experiência do consumidor nas plataformas digitais de compra e venda e a lealdade à marca: Estudo de caso Vinted

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Diana Patrícia Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45184
Resumo: A presente investigação tem como objetivo primordial compreender a relação entre a experiência do consumidor nas plataformas digitais de compra e venda e a lealdade à marca nos utilizadores da Vinted. A metodologia adotada para analisar o estudo de caso proposto foi uma metodologia mista, recorrendo a técnicas quantitativas e qualitativas. Quanto à análise quantitativa, esta foi efetuada através de inquérito por questionário, sendo por fim, estudadas e validadas as hipóteses de investigação propostas, com o intuito de compreender a experiência do consumidor no processo de compra e venda e a lealdade do mesmo. A recolha de dados contou com um total de 262 respostas válidas. Em relação à análise qualitativa, foram efetuadas 5 entrevistas a utilizadores ativos da Vinted, com o propósito de obter uma abordagem mais detalhada e com opiniões e visões pessoais, nomeadamente no que se refere à experiência do utilizador nas plataformas digitais da Vinted e à sua satisfação. Neste sentido, no que diz respeito às principais conclusões retiradas desta investigação, verificou-se a relevância da preocupação com a sustentabilidade e o compromisso ambiental como tendo um impacto positivo na experiência do utilizador, assim como foi comprada a importância da confiança para a lealdade do utilizador. Ainda, foi evidenciada a significância da satisfação, assim como a associação entre a experiência e a lealdade dos consumidores da Vinted. Por fim, relativamente às recomendações, a autora aconselha à Vinted e a outras plataformas de compra e venda de artigos, a ficarem-se em garantir que o utilizador usufrua de uma experiência única, impactante e diferenciadora. É importante ainda que a utilização na plataforma seja marcada por valores como credibilidade e transparência, de forma a estabelecer e fortalecer, ainda mais, uma conexão emocional com o utilizador.
id RCAP_3861356d686a7f84ee0a3c5a3227e543
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45184
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação entre a experiência do consumidor nas plataformas digitais de compra e venda e a lealdade à marca: Estudo de caso VintedExperiência do consumidorSatisfação do consumidorLealdade do consumidorConfiança do consumidorPlataformas digitaisSustentabilidade e compromisso ambientalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA presente investigação tem como objetivo primordial compreender a relação entre a experiência do consumidor nas plataformas digitais de compra e venda e a lealdade à marca nos utilizadores da Vinted. A metodologia adotada para analisar o estudo de caso proposto foi uma metodologia mista, recorrendo a técnicas quantitativas e qualitativas. Quanto à análise quantitativa, esta foi efetuada através de inquérito por questionário, sendo por fim, estudadas e validadas as hipóteses de investigação propostas, com o intuito de compreender a experiência do consumidor no processo de compra e venda e a lealdade do mesmo. A recolha de dados contou com um total de 262 respostas válidas. Em relação à análise qualitativa, foram efetuadas 5 entrevistas a utilizadores ativos da Vinted, com o propósito de obter uma abordagem mais detalhada e com opiniões e visões pessoais, nomeadamente no que se refere à experiência do utilizador nas plataformas digitais da Vinted e à sua satisfação. Neste sentido, no que diz respeito às principais conclusões retiradas desta investigação, verificou-se a relevância da preocupação com a sustentabilidade e o compromisso ambiental como tendo um impacto positivo na experiência do utilizador, assim como foi comprada a importância da confiança para a lealdade do utilizador. Ainda, foi evidenciada a significância da satisfação, assim como a associação entre a experiência e a lealdade dos consumidores da Vinted. Por fim, relativamente às recomendações, a autora aconselha à Vinted e a outras plataformas de compra e venda de artigos, a ficarem-se em garantir que o utilizador usufrua de uma experiência única, impactante e diferenciadora. É importante ainda que a utilização na plataforma seja marcada por valores como credibilidade e transparência, de forma a estabelecer e fortalecer, ainda mais, uma conexão emocional com o utilizador.Domingos, CatarinaRepositório ComumNunes, Diana Patrícia Pereira2023-06-14T14:20:48Z2023-06-012023-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45184TID:203320034porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T15:45:13Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45184Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:00:41.103602Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre a experiência do consumidor nas plataformas digitais de compra e venda e a lealdade à marca: Estudo de caso Vinted
title A relação entre a experiência do consumidor nas plataformas digitais de compra e venda e a lealdade à marca: Estudo de caso Vinted
spellingShingle A relação entre a experiência do consumidor nas plataformas digitais de compra e venda e a lealdade à marca: Estudo de caso Vinted
Nunes, Diana Patrícia Pereira
Experiência do consumidor
Satisfação do consumidor
Lealdade do consumidor
Confiança do consumidor
Plataformas digitais
Sustentabilidade e compromisso ambiental
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A relação entre a experiência do consumidor nas plataformas digitais de compra e venda e a lealdade à marca: Estudo de caso Vinted
title_full A relação entre a experiência do consumidor nas plataformas digitais de compra e venda e a lealdade à marca: Estudo de caso Vinted
title_fullStr A relação entre a experiência do consumidor nas plataformas digitais de compra e venda e a lealdade à marca: Estudo de caso Vinted
title_full_unstemmed A relação entre a experiência do consumidor nas plataformas digitais de compra e venda e a lealdade à marca: Estudo de caso Vinted
title_sort A relação entre a experiência do consumidor nas plataformas digitais de compra e venda e a lealdade à marca: Estudo de caso Vinted
author Nunes, Diana Patrícia Pereira
author_facet Nunes, Diana Patrícia Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domingos, Catarina
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Diana Patrícia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência do consumidor
Satisfação do consumidor
Lealdade do consumidor
Confiança do consumidor
Plataformas digitais
Sustentabilidade e compromisso ambiental
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Experiência do consumidor
Satisfação do consumidor
Lealdade do consumidor
Confiança do consumidor
Plataformas digitais
Sustentabilidade e compromisso ambiental
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A presente investigação tem como objetivo primordial compreender a relação entre a experiência do consumidor nas plataformas digitais de compra e venda e a lealdade à marca nos utilizadores da Vinted. A metodologia adotada para analisar o estudo de caso proposto foi uma metodologia mista, recorrendo a técnicas quantitativas e qualitativas. Quanto à análise quantitativa, esta foi efetuada através de inquérito por questionário, sendo por fim, estudadas e validadas as hipóteses de investigação propostas, com o intuito de compreender a experiência do consumidor no processo de compra e venda e a lealdade do mesmo. A recolha de dados contou com um total de 262 respostas válidas. Em relação à análise qualitativa, foram efetuadas 5 entrevistas a utilizadores ativos da Vinted, com o propósito de obter uma abordagem mais detalhada e com opiniões e visões pessoais, nomeadamente no que se refere à experiência do utilizador nas plataformas digitais da Vinted e à sua satisfação. Neste sentido, no que diz respeito às principais conclusões retiradas desta investigação, verificou-se a relevância da preocupação com a sustentabilidade e o compromisso ambiental como tendo um impacto positivo na experiência do utilizador, assim como foi comprada a importância da confiança para a lealdade do utilizador. Ainda, foi evidenciada a significância da satisfação, assim como a associação entre a experiência e a lealdade dos consumidores da Vinted. Por fim, relativamente às recomendações, a autora aconselha à Vinted e a outras plataformas de compra e venda de artigos, a ficarem-se em garantir que o utilizador usufrua de uma experiência única, impactante e diferenciadora. É importante ainda que a utilização na plataforma seja marcada por valores como credibilidade e transparência, de forma a estabelecer e fortalecer, ainda mais, uma conexão emocional com o utilizador.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-14T14:20:48Z
2023-06-01
2023-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/45184
TID:203320034
url http://hdl.handle.net/10400.26/45184
identifier_str_mv TID:203320034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131675757641728