A influência da espiritualidade do consumidor na lealdade às marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albino, Raquel Almeida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49436
Resumo: A presente investigação tem como objetivo analisar a relação entre a espiritualidade do consumidor e o marketing relacional, sob a perspetiva da satisfação, confiança, compromisso, envolvimento e lealdade do consumidor. Este trabalho responde a uma lacuna da literatura, pois existe uma escassez de estudos que investigam a relação da espiritualidade com construtos de marketing, em particular de marketing relacional. A partir dos construtos mencionados, foi proposto um modelo de investigação e realizado um estudo empírico, com uma amostra de 245 inquiridos. Através do tratamento estatístico com a metodologia partial least squares, conclui-se que a espiritualidade do consumidor influencia diretamente a satisfação, o compromisso e o envolvimento, exercendo também uma influência indireta na confiança e na lealdade do consumidor à marca. Com base nos resultados este estudo apresenta contribuições académicas, uma vez que fornece suporte empírico adicional às relações entre a espiritualidade, satisfação, confiança, compromisso, envolvimento e lealdade, contribuindo para o preenchimento da lacuna identificada na literatura. Por outro lado, também apresenta contribuições para o mundo empresarial, ajudando as marcas a compreender melhor o consumidor, a alinhar os valores com os princípios espirituais e, consequentemente, a melhorar o relacionamento com o consumidor, impulsionando a sua lealdade.
id RCAP_3bf9e0c45318553eab35bd7fd78ad052
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49436
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da espiritualidade do consumidor na lealdade às marcasEspiritualidade do consumidorSatisfaçãoConfiançaCompromissoEnvolvimentoLealdadeA presente investigação tem como objetivo analisar a relação entre a espiritualidade do consumidor e o marketing relacional, sob a perspetiva da satisfação, confiança, compromisso, envolvimento e lealdade do consumidor. Este trabalho responde a uma lacuna da literatura, pois existe uma escassez de estudos que investigam a relação da espiritualidade com construtos de marketing, em particular de marketing relacional. A partir dos construtos mencionados, foi proposto um modelo de investigação e realizado um estudo empírico, com uma amostra de 245 inquiridos. Através do tratamento estatístico com a metodologia partial least squares, conclui-se que a espiritualidade do consumidor influencia diretamente a satisfação, o compromisso e o envolvimento, exercendo também uma influência indireta na confiança e na lealdade do consumidor à marca. Com base nos resultados este estudo apresenta contribuições académicas, uma vez que fornece suporte empírico adicional às relações entre a espiritualidade, satisfação, confiança, compromisso, envolvimento e lealdade, contribuindo para o preenchimento da lacuna identificada na literatura. Por outro lado, também apresenta contribuições para o mundo empresarial, ajudando as marcas a compreender melhor o consumidor, a alinhar os valores com os princípios espirituais e, consequentemente, a melhorar o relacionamento com o consumidor, impulsionando a sua lealdade.Santos, Nuno Miguel Fortes FonsecaRepositório ComumAlbino, Raquel Almeida2024-01-30T10:11:45Z2023-11-242023-10-262023-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49436TID:203494490porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-15T02:15:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:22.014829Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da espiritualidade do consumidor na lealdade às marcas
title A influência da espiritualidade do consumidor na lealdade às marcas
spellingShingle A influência da espiritualidade do consumidor na lealdade às marcas
Albino, Raquel Almeida
Espiritualidade do consumidor
Satisfação
Confiança
Compromisso
Envolvimento
Lealdade
title_short A influência da espiritualidade do consumidor na lealdade às marcas
title_full A influência da espiritualidade do consumidor na lealdade às marcas
title_fullStr A influência da espiritualidade do consumidor na lealdade às marcas
title_full_unstemmed A influência da espiritualidade do consumidor na lealdade às marcas
title_sort A influência da espiritualidade do consumidor na lealdade às marcas
author Albino, Raquel Almeida
author_facet Albino, Raquel Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Nuno Miguel Fortes Fonseca
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Albino, Raquel Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Espiritualidade do consumidor
Satisfação
Confiança
Compromisso
Envolvimento
Lealdade
topic Espiritualidade do consumidor
Satisfação
Confiança
Compromisso
Envolvimento
Lealdade
description A presente investigação tem como objetivo analisar a relação entre a espiritualidade do consumidor e o marketing relacional, sob a perspetiva da satisfação, confiança, compromisso, envolvimento e lealdade do consumidor. Este trabalho responde a uma lacuna da literatura, pois existe uma escassez de estudos que investigam a relação da espiritualidade com construtos de marketing, em particular de marketing relacional. A partir dos construtos mencionados, foi proposto um modelo de investigação e realizado um estudo empírico, com uma amostra de 245 inquiridos. Através do tratamento estatístico com a metodologia partial least squares, conclui-se que a espiritualidade do consumidor influencia diretamente a satisfação, o compromisso e o envolvimento, exercendo também uma influência indireta na confiança e na lealdade do consumidor à marca. Com base nos resultados este estudo apresenta contribuições académicas, uma vez que fornece suporte empírico adicional às relações entre a espiritualidade, satisfação, confiança, compromisso, envolvimento e lealdade, contribuindo para o preenchimento da lacuna identificada na literatura. Por outro lado, também apresenta contribuições para o mundo empresarial, ajudando as marcas a compreender melhor o consumidor, a alinhar os valores com os princípios espirituais e, consequentemente, a melhorar o relacionamento com o consumidor, impulsionando a sua lealdade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-24
2023-10-26
2023-11-24T00:00:00Z
2024-01-30T10:11:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/49436
TID:203494490
url http://hdl.handle.net/10400.26/49436
identifier_str_mv TID:203494490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137077001977856