Nativos digitais: O Contributo das TIC na Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1909 |
Resumo: | O relatório que se apresenta enquadra-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este relatório contempla três partes correspondentes à caracterização do contexto educativo, a um estudo desenvolvido em contexto de prática e cuja temática aborda o contributo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação pré-escolar e por fim uma reflexão final sobre toda a prática de ensino supervisionada desenvolvida em contexto de creche e de pré-escolar. Quanto ao estudo acima referido, este desenvolveu-se em torno das questões de investigação: “como é que as crianças utilizam as TIC nos diferentes contextos do seu dia a dia?”; “que tipo de utilização é que os seus Encarregados de Educação lhes proporcionam neste domínio?” e “como promover, em contexto Pré-escolar, uma utilização das TIC potenciadora de situações de aprendizagens das crianças?”. Para orientar as resposta a estas questões foram delineados objetivos de investigação que passaram por: identificar a utilização que as crianças fazem das TIC; identificar que tipo de utilização os encarregados de educa- ção proporcionam aos seus educandos; desenvolver atividades que permitam às crianças utilizar as TIC em contexto pré-escolar; analisar a interligação entre a utilização do recurso digital e tecnológico e a aquisição de competências por parte das crianças. Para a concretização do estudo foi desenhada uma metodologia de caráter qualitativo segundo uma perspetiva exploratória com um desenho de estudo de caso. Toda a recolha de dados foi realizada num Jardim de Infância do concelho de Viana do Castelo do Agrupamento de Escolas da Abelheira e envolveu 25 crianças da sala onde decorreu a PES II, tendo sido utilizados vários instrumentos e técnicas que passaram pela aplicação de inquéritos por questionário onde se pretendia identificar a utilização que os encarregados de educação faziam das TIC e como essa utilização interferia nos saberes tecnológicos dos seus educandos, uma entre- vista às crianças participantes neste estudo onde se pretendia recolher informação sobre o uso que estas crianças faziam das TIC. Foram desenvolvidas duas atividades, apoiadas por registos audiovisuais, onde se pôde observar as competências manipulativas das crianças e, com a sua colaboração, foi construído um livro digital intitulado “Os Opostos”. Através do estudo realizado, percebeu-se a existência de dois discursos diferenciados, o das crianças e o dos encarregados de educação muitas vezes pautado pelo que é aconselhável relativamente à utilização das TIC, nestas idades, mas com práticas diferentes das ideias defendidas. Foi também constatado ser possível utilizar recursos tecnológicos em contexto pré- escolar, promotores de situações de aprendizagem desenvolvendo competências, quer a nível pessoal, quer a nível social nas crianças da faixa etária em questão, como defendido nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. |
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Quanto ao estudo acima referido, este desenvolveu-se em torno das questões de investigação: “como é que as crianças utilizam as TIC nos diferentes contextos do seu dia a dia?”; “que tipo de utilização é que os seus Encarregados de Educação lhes proporcionam neste domínio?” e “como promover, em contexto Pré-escolar, uma utilização das TIC potenciadora de situações de aprendizagens das crianças?”. Para orientar as resposta a estas questões foram delineados objetivos de investigação que passaram por: identificar a utilização que as crianças fazem das TIC; identificar que tipo de utilização os encarregados de educa- ção proporcionam aos seus educandos; desenvolver atividades que permitam às crianças utilizar as TIC em contexto pré-escolar; analisar a interligação entre a utilização do recurso digital e tecnológico e a aquisição de competências por parte das crianças. Para a concretização do estudo foi desenhada uma metodologia de caráter qualitativo segundo uma perspetiva exploratória com um desenho de estudo de caso. Toda a recolha de dados foi realizada num Jardim de Infância do concelho de Viana do Castelo do Agrupamento de Escolas da Abelheira e envolveu 25 crianças da sala onde decorreu a PES II, tendo sido utilizados vários instrumentos e técnicas que passaram pela aplicação de inquéritos por questionário onde se pretendia identificar a utilização que os encarregados de educação faziam das TIC e como essa utilização interferia nos saberes tecnológicos dos seus educandos, uma entre- vista às crianças participantes neste estudo onde se pretendia recolher informação sobre o uso que estas crianças faziam das TIC. Foram desenvolvidas duas atividades, apoiadas por registos audiovisuais, onde se pôde observar as competências manipulativas das crianças e, com a sua colaboração, foi construído um livro digital intitulado “Os Opostos”. Através do estudo realizado, percebeu-se a existência de dois discursos diferenciados, o das crianças e o dos encarregados de educação muitas vezes pautado pelo que é aconselhável relativamente à utilização das TIC, nestas idades, mas com práticas diferentes das ideias defendidas. Foi também constatado ser possível utilizar recursos tecnológicos em contexto pré- escolar, promotores de situações de aprendizagem desenvolvendo competências, quer a nível pessoal, quer a nível social nas crianças da faixa etária em questão, como defendido nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.The present report summarises the course unit Supervised Teaching Practice II (PES II), included in the Preschool Education Master. The report has three parts, contemplating educational context characterization, a study of Information and Communication Technology (ICT) influence in pre-school education developed in practice context and a final reflection about supervised teaching practice in the context of nursery and preschool. The above mentioned study comprised the following research themes: “how do children use ICT in different everyday situations?”, “what use of ICT do parents and guardians facilitate to children?” and “how to promote ICT use that may be favourable to children's learning situations in the pre-school framework?”. Some research objectives were set in order to try and find answers to those questions, namely: to identify the use of TCI made by the children; to identify the use parents and guardians facilitate to their children; to develop activities allowing the use of ICT to pre-school children; to study the relationship between digital and technological resources and children's skills acquisition. The work made use of a qualitative methodology designed under an exploratory perspective aimed at case study. All data were gathered at a kindergarten belonging to the Group of schools of Abelheira in Viana do Castelo county; 25 children were involved in the classroom where PES II took place and several instruments and techniques were used, such as answering a questionnaire meant to ascertain the use of ICT made by parents and guardians and how such use influenced the technological knowledge of their children as well as interviewing the participating children to find out about their use of ICT. Two activities were developed to observe the children's manipulative skills, supported by audio and video recording, and an e-book, entitled “Os Opostos”, was made with their cooperation. The study brought forward two different discourses, the children's and the adults', the latter being about what ICT use is desirable at that age; often practice differs from the stated opinions. It was also shown that in a pre-school context technological resources could be used to promote learning situations for skill development, be it in a personal or social level, in children of the age bracket in question as stated in “Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar”.2017-09-06T15:45:36Z2017-04-05T00:00:00Z2017-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfvideo/mpeghttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1909TID:201689936porMina, Maria de Fátima Goiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:40:13Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:07.707535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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