Perspetiva Temporal de Futuro e Padrões Adaptativos de Aprendizagem de Jovens Inseridos em Centros Educativos Portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Catarina Ramos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94783
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_e19fb1d4a8442696338c7b6376593b84
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/94783
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspetiva Temporal de Futuro e Padrões Adaptativos de Aprendizagem de Jovens Inseridos em Centros Educativos PortuguesesFuture Time Perspective and Adaptive Learning Patterns of Youths Held in Portuguese Educational Centersperspetiva temporal de futuroinvestimento escolarrealização académicapadrões adaptativos de aprendizagemCentros Educativos Portuguesesfuture time perspectiveschool investmentacademic achievementadaptive learning patternsPortuguese Educational CentersDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoUma das medidas tutelares educativas passíveis de ser atribuída pelos órgãos judiciais a jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos que tenham cometido atos delituosos puníveis por lei, de acordo com o regime jurídico da Lei Tutelar Educativa (LTE) atualmente em vigor em Portugal, é a medida de internamento em Centro Educativo. Ajudar esses jovens na construção de trajetórias de vida educativas e profissionais adaptativas é um elemento crucial para a sua futura reabilitação como cidadãos bem-sucedidos.O presente estudo foi realizado com recurso a uma amostra constituída por 50 jovens do sexo masculino a cumprirem medida tutelar de internamento em três Centros Educativos situados em território nacional, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos. Esta investigação tem como objetivo principal proceder à análise das suas perspetivas temporais de futuro em dois horizontes temporais distintos (curto e longo prazo) e em domínios de vida nucleares (escola e carreira profissional, relações sociais, desenvolvimento pessoal e tempo de lazer), assim como da sua relação com potenciais fatores associados à manutenção de padrões adaptativos de aprendizagem. Para este efeito, foram administradas medidas da Perspetiva Temporal de Futuro, dos Padrões Adaptativos de Aprendizagem e do Bem-estar e Perceção da Escola.Os resultados obtidos nesta investigação sugerem que diversos fatores que contribuem para a manutenção de padrões adaptativos de aprendizagem, tais como a orientação para objetivos de mestria, o bem-estar sentido face aos professores e à escola e a autoeficácia académica, apresentam correlações estatisticamente significativas com alguns dos domínios de vida considerados no estudo e que, ademais, a perspetiva temporal de futuro a curto prazo se correlaciona positiva e significativamente com a perspetiva temporal de futuro a longo prazo dentro de cada domínio de vida inquirido. Por outro lado, os índices de consistência interna obtidos para cada instrumento de medida utilizado no decorrer deste estudo revelaram-se adequados. Por fim, os resultados alcançados sugerem a importância de incorporar o conceito de perspetiva temporal de futuro na investigação e intervenção com jovens infratores.One of the educational measures that can be applied by the judicial institutions to young people between the ages of 12 and 16 years old who have committed criminal acts punishable by law, according to the legal regime of the current Educational Tutelary Law (LTE) in Portugal, is the measure of institutionalization/detention in special Educational Centers. Helping these young people construct adaptive educational and life trajectories is a crucial element in their future rehabilitation as successful citizens.The present study was carried out with a sample of 50 male youths accomplishing an institutionalization tutelary measure in three Educational Centers located in the national territory. Their ages ranged from 15 and 19 years old. The main objective of our investigation was to analyse the future time perspective of this group of respondents concerning two distinct temporal horizons (short and long term) and in several core life domains (school and professional career, social relations, personal development and leisure time) and, particularly, its relationships with factors associated with the maintenance of adaptive learning patterns. For this purpose, the scales of Future Time Perspective, Adaptive Learning Patterns and Well-being and School Perception were administered to the selected sample.The results found in this research suggest that several factors that contribute to the maintenance of adaptive learning patterns such as, mastery orientation, the sense of well-being towards teachers and school and academic self-efficacy, showed statistically significant correlations with several important life domains. Another finding was that the short-term future time perspective correlates positively and significantly with the long-term future time perspective within each life domain. On the other hand, the internal consistency estimates obtained for each measurement instrument used in the course of this study proved to be adequate. Finally, our results show the importance of incorporating the future time perspective concept into the research and intervention with young offenders.2019-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94783http://hdl.handle.net/10316/94783TID:202715884porNunes, Catarina Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:28:25Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:26.250737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspetiva Temporal de Futuro e Padrões Adaptativos de Aprendizagem de Jovens Inseridos em Centros Educativos Portugueses
Future Time Perspective and Adaptive Learning Patterns of Youths Held in Portuguese Educational Centers
title Perspetiva Temporal de Futuro e Padrões Adaptativos de Aprendizagem de Jovens Inseridos em Centros Educativos Portugueses
spellingShingle Perspetiva Temporal de Futuro e Padrões Adaptativos de Aprendizagem de Jovens Inseridos em Centros Educativos Portugueses
Nunes, Catarina Ramos
perspetiva temporal de futuro
investimento escolar
realização académica
padrões adaptativos de aprendizagem
Centros Educativos Portugueses
future time perspective
school investment
academic achievement
adaptive learning patterns
Portuguese Educational Centers
title_short Perspetiva Temporal de Futuro e Padrões Adaptativos de Aprendizagem de Jovens Inseridos em Centros Educativos Portugueses
title_full Perspetiva Temporal de Futuro e Padrões Adaptativos de Aprendizagem de Jovens Inseridos em Centros Educativos Portugueses
title_fullStr Perspetiva Temporal de Futuro e Padrões Adaptativos de Aprendizagem de Jovens Inseridos em Centros Educativos Portugueses
title_full_unstemmed Perspetiva Temporal de Futuro e Padrões Adaptativos de Aprendizagem de Jovens Inseridos em Centros Educativos Portugueses
title_sort Perspetiva Temporal de Futuro e Padrões Adaptativos de Aprendizagem de Jovens Inseridos em Centros Educativos Portugueses
author Nunes, Catarina Ramos
author_facet Nunes, Catarina Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Catarina Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv perspetiva temporal de futuro
investimento escolar
realização académica
padrões adaptativos de aprendizagem
Centros Educativos Portugueses
future time perspective
school investment
academic achievement
adaptive learning patterns
Portuguese Educational Centers
topic perspetiva temporal de futuro
investimento escolar
realização académica
padrões adaptativos de aprendizagem
Centros Educativos Portugueses
future time perspective
school investment
academic achievement
adaptive learning patterns
Portuguese Educational Centers
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/94783
http://hdl.handle.net/10316/94783
TID:202715884
url http://hdl.handle.net/10316/94783
identifier_str_mv TID:202715884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134029382942720