Lógicas de ação do diretor escolar na regulação local da educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57234 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialização em Administração Educacional), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
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Lógicas de ação do diretor escolar na regulação local da educaçãoRegulação da educaçãoDiretores de estabelecimentos de ensinoEducação - BrasilAdministração educacionalPolítica educativa - BrasilDissertações de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialização em Administração Educacional), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoEsta investigação aborda as lógicas de ação do diretor escolar na busca pela atratividade de sua escola, na promoção de sua imagem pública (interna e externa) e pela captação e manutenção de alunos na busca pela afirmação de seu espaço na interdependência competitiva existente em seu território. Buscou-se verificar quais são as lógicas de ação do diretor escolar na regulação local de educação e quais dentre elas são dominantes. Para tal, este estudo focou-se na descrição e compreensão das lógicas de ação de três diretores de escolas privadas e confessionais da Zona Sul da cidade de São Paulo, na compreensão das relações que estabelecem com as famílias, com a comunidade e concorrência de seu território. Para tal, este estudo exploratório recorreu à análise documental e a entrevistas semiestruturadas com os gestores e um estudo do contexto local, destacando as características urbanas e sociais, além da legislação estadual e nacional da educação. Os dados mostraram a existência de uma pluralidade de lógicas de ação que são utilizadas de modo singular por cada diretor, promovendo uma diversificação de ações e resultados. Os dados refletiram a perceção da autonomia do diretor em sua ação mobilizada pelos significados, crenças, valores e experiências que carrega, além de expor a diferença de atuação dentro de uma mesma lógica de ação, deixando claro a diversidade de ações que emergem na escola, mesmo que diante de semelhantes inputs. Ficou evidente a relevância dada à lógica de mercado na atuação dos diretores e a ênfase no ensino de valores diante da interdependência com outras escolas que fazem parte do círculo de disputa pela demanda de alunos.This investigation addresses the logics of action of a school diretor in search of attractiveness to their school, promoting their public image (either internal and external) also, for the captation and maintenance of the students in search of affirmation in their environment of competitive interdependesse. It was sougth to verify wich are the dominant actions to be taken. This study focused on the description and comprehension of the logics of action of 3 different school directors from 3 different private schools. The relationship established between the directors and the families, communities and their competitors play a crucial role in this investigation. For these actions, an analysis of the school’s documents and semisturctured interview with the managers have been considered. They will be considered under the ‘local context’, with the urban and social characteristics scrutinized beyond state legislation or national education. The data gathered reveals the existence of plurality in the logics of action used in a singular mode of each diretor promoting a diversity of actions and results. It also reflected a perception in the directors mobilized action by meaning, beliefs, merit and experience they carried to demonstrate the various actions and differences in operation. In addition to expose the difference of operation inside the same logic of action, clarifying the diversity of actions that emerge the school even before similar inpus. These results show that the emphasis of values against the interdependance of other schools that are part of the dispute circle – are evident.Viseu, SofiaRepositório da Universidade de LisboaSilva, Juliana Bezkorowainy Silvério2023-04-21T15:06:37Z20222022-09-222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57234TID:203287746porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:40.247775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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