Propostas alternativas de educação no Concelho de Alenquer : PIEF e Curso Vocacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Fernando Jorge Morais de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6372
Resumo: A presente dissertação foi realizada no âmbito do 14.º Mestrado em Administração e Gestão Educacional, foi a consequência do trabalho de pesquisa realizado nos Agrupamentos de Escolas da Abrigada e do Carregado, do Concelho de Alenquer. A investigação centra-se em saber se os alunos que frequentam as ofertas educativas, Curso Vocacional e o Programa Integrado de Educação e Formação, valorizam a oportunidade dada para completarem o ensino básico. Procura-se indagar, as razões que os levaram a optar por estas ofertas educativas, as relações pedagógicas e interação com a comunidade escolar, o porquê do insucesso e abandono escolar. Para o efeito, este estudo empírico apresenta-se em formato de um estudo de caso e nas suas opções metodológicas, aplica-se o questionário por inquérito e entrevista. Os questionários por inquéritos foram elaborados e aplicados aos alunos e aos docentes dos conselhos de turma. Quanto às entrevistas foram destinadas aos Diretores dos Agrupamentos de Escolas, aos Diretores de Turma e à Técnica de Intervenção Local. Com esta metodologia tenta-se dar voz a todos os intervenientes no processo de ensino-aprendizagem. Na revisão da literatura, aborda-se a temática da massificação do ensino e a sua relação com o aumento do insucesso escolar e consequente abandono. Reflete-se sobre a escola inclusiva ou integradora, assim como a importância das qualificações escolares no mercado de emprego. O estudo tenta abarcar todas as visões que estão ligadas a estas ofertas, dá-se voz aos professores e alunos na tentativa de cumprir o objetivo proposto para a investigação. Com os resultados alcançados, esperamos ter um melhor conhecimento dos alunos e limar algumas arestas para podermos ter sucesso educativo e caminharmos para uma “escola inclusiva”.
id RCAP_3876252d4e467cc4dd454f965ee563a4
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6372
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Propostas alternativas de educação no Concelho de Alenquer : PIEF e Curso VocacionalEducaçãoProgramas educativosInsucesso escolarAbandono escolarPIEF (programas)AlenquerMassificationFailureSchool abandonmentPIEFVocational courseA presente dissertação foi realizada no âmbito do 14.º Mestrado em Administração e Gestão Educacional, foi a consequência do trabalho de pesquisa realizado nos Agrupamentos de Escolas da Abrigada e do Carregado, do Concelho de Alenquer. A investigação centra-se em saber se os alunos que frequentam as ofertas educativas, Curso Vocacional e o Programa Integrado de Educação e Formação, valorizam a oportunidade dada para completarem o ensino básico. Procura-se indagar, as razões que os levaram a optar por estas ofertas educativas, as relações pedagógicas e interação com a comunidade escolar, o porquê do insucesso e abandono escolar. Para o efeito, este estudo empírico apresenta-se em formato de um estudo de caso e nas suas opções metodológicas, aplica-se o questionário por inquérito e entrevista. Os questionários por inquéritos foram elaborados e aplicados aos alunos e aos docentes dos conselhos de turma. Quanto às entrevistas foram destinadas aos Diretores dos Agrupamentos de Escolas, aos Diretores de Turma e à Técnica de Intervenção Local. Com esta metodologia tenta-se dar voz a todos os intervenientes no processo de ensino-aprendizagem. Na revisão da literatura, aborda-se a temática da massificação do ensino e a sua relação com o aumento do insucesso escolar e consequente abandono. Reflete-se sobre a escola inclusiva ou integradora, assim como a importância das qualificações escolares no mercado de emprego. O estudo tenta abarcar todas as visões que estão ligadas a estas ofertas, dá-se voz aos professores e alunos na tentativa de cumprir o objetivo proposto para a investigação. Com os resultados alcançados, esperamos ter um melhor conhecimento dos alunos e limar algumas arestas para podermos ter sucesso educativo e caminharmos para uma “escola inclusiva”.The present dissertation, written within the 14th Masters Degree in Administration and Educational Management, is the result of a research work, carried out in schools from the county of Alenquer, namely Agrupamento de Escolas de Abrigada e do Carregado. This investigation focuses on finding out if the students that attend these educational offerings – Vocational Course and Integrated Program of Education and Training – value this opportunity of completing their basic education. This work tries to find out the reasons why students have chosen these offerings, the pedagogical relations and interaction with the school community, the reasons for not having been successful in school... Therefore, this empiric study is presented through a case study and its methodological options, having surveys and interviews as a work basis. The referred surveys have been applied to the students and their teachers. The interviews have been intended for the Headmasters of the schools, the class directors, the teachers of these classes and the Local Intervention Technician. This methodology was issued with the intention of giving voice to all the participants of the teaching-learning process. Having revised literature on the matter, the theme of teaching massification was addressed, along with its relation to the increase of school failure and, consequent abandonment. In this work, the inclusive-integrating school is reflected on, as well as the importance of school qualifications in the global job market. This study covers the approach of all the visions that are linked to these offers. Here, teachers and students are given voice, trying to meet the initial goal of this investigation. With the results that have been reached, we hope to have a better knowledge of our students and overcome the problems we encounter, so as to promote educational success by taking a step forward towards an inclusive school.Lopes, Manuel MoutaRepositório AbertoAlmeida, Fernando Jorge Morais de2017-04-06T16:23:59Z2017-03-142017-04-062017-03-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6372TID:201681986porAlmeida, Fernando Jorge Morais de - Propostas alternativas de educação no Concelho de Alenquer [Em linha]: PIEF e Curso Vocacional. [S.l.]: [s.n.], 2016. 198 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T01:45:59Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:53.245307Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Propostas alternativas de educação no Concelho de Alenquer : PIEF e Curso Vocacional
title Propostas alternativas de educação no Concelho de Alenquer : PIEF e Curso Vocacional
spellingShingle Propostas alternativas de educação no Concelho de Alenquer : PIEF e Curso Vocacional
Almeida, Fernando Jorge Morais de
Educação
Programas educativos
Insucesso escolar
Abandono escolar
PIEF (programas)
Alenquer
Massification
Failure
School abandonment
PIEF
Vocational course
title_short Propostas alternativas de educação no Concelho de Alenquer : PIEF e Curso Vocacional
title_full Propostas alternativas de educação no Concelho de Alenquer : PIEF e Curso Vocacional
title_fullStr Propostas alternativas de educação no Concelho de Alenquer : PIEF e Curso Vocacional
title_full_unstemmed Propostas alternativas de educação no Concelho de Alenquer : PIEF e Curso Vocacional
title_sort Propostas alternativas de educação no Concelho de Alenquer : PIEF e Curso Vocacional
author Almeida, Fernando Jorge Morais de
author_facet Almeida, Fernando Jorge Morais de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Manuel Mouta
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Fernando Jorge Morais de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Programas educativos
Insucesso escolar
Abandono escolar
PIEF (programas)
Alenquer
Massification
Failure
School abandonment
PIEF
Vocational course
topic Educação
Programas educativos
Insucesso escolar
Abandono escolar
PIEF (programas)
Alenquer
Massification
Failure
School abandonment
PIEF
Vocational course
description A presente dissertação foi realizada no âmbito do 14.º Mestrado em Administração e Gestão Educacional, foi a consequência do trabalho de pesquisa realizado nos Agrupamentos de Escolas da Abrigada e do Carregado, do Concelho de Alenquer. A investigação centra-se em saber se os alunos que frequentam as ofertas educativas, Curso Vocacional e o Programa Integrado de Educação e Formação, valorizam a oportunidade dada para completarem o ensino básico. Procura-se indagar, as razões que os levaram a optar por estas ofertas educativas, as relações pedagógicas e interação com a comunidade escolar, o porquê do insucesso e abandono escolar. Para o efeito, este estudo empírico apresenta-se em formato de um estudo de caso e nas suas opções metodológicas, aplica-se o questionário por inquérito e entrevista. Os questionários por inquéritos foram elaborados e aplicados aos alunos e aos docentes dos conselhos de turma. Quanto às entrevistas foram destinadas aos Diretores dos Agrupamentos de Escolas, aos Diretores de Turma e à Técnica de Intervenção Local. Com esta metodologia tenta-se dar voz a todos os intervenientes no processo de ensino-aprendizagem. Na revisão da literatura, aborda-se a temática da massificação do ensino e a sua relação com o aumento do insucesso escolar e consequente abandono. Reflete-se sobre a escola inclusiva ou integradora, assim como a importância das qualificações escolares no mercado de emprego. O estudo tenta abarcar todas as visões que estão ligadas a estas ofertas, dá-se voz aos professores e alunos na tentativa de cumprir o objetivo proposto para a investigação. Com os resultados alcançados, esperamos ter um melhor conhecimento dos alunos e limar algumas arestas para podermos ter sucesso educativo e caminharmos para uma “escola inclusiva”.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-06T16:23:59Z
2017-03-14
2017-04-06
2017-03-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/6372
TID:201681986
url http://hdl.handle.net/10400.2/6372
identifier_str_mv TID:201681986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Almeida, Fernando Jorge Morais de - Propostas alternativas de educação no Concelho de Alenquer [Em linha]: PIEF e Curso Vocacional. [S.l.]: [s.n.], 2016. 198 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135044405559296