Uma análise das potencialidades e fragilidades do programa integrado de educação e formação (PIEF)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Darliane Silva do
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/24390
Resumo: Este trabalho tem como foco de estudo o Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), caracterizado como uma medida que atua na inclusão social dos jovens com insucesso escolar (retenção/abandono), comportamentos desviantes, jovens institucionalizados, com famílias disfuncionais (violência física, alcoolismo, pais separados etc.). Um dos principais objetivos da medida é a garantia do cumprimento da escolaridade obrigatória para estes jovens. A metodologia de intervenção do programa pauta-se por um trabalho em rede, contando com a articulação de diversos parceiros institucionais, que apoiam a inserção dos jovens na comunidade local e no mundo profissional. Durante o ano letivo 2011/2012, realizamos um estudo de caso no grupo/turma PIEF, na Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis de Coimbra, onde buscou-se compreender a implementação e atuação do PIEF, bem como acompanhar e conhecer a prática dos diversos atores que intervêm no programa (Técnicos, Diretor de Escola, Professores, Parceiros, Pais e Encarregados de Educação). Na parte teórica, abordamos a aprendizagem escolar e a educação para a cidadania. No estudo empírico recorremos à metodologia de análise de conteúdo, a partir da elaboração e da aplicação de entrevistas semiestruturadas e da construção de diários de campo. Por fim, identifica-se um conjunto de fragilidades na aplicação da medida, que impossibilitam a consecução plena dos objetivos propostos.
id RCAP_35af0d3a1a86c634ba3f71a7f906f69b
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/24390
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma análise das potencialidades e fragilidades do programa integrado de educação e formação (PIEF)Educação e cidadaniaJovensInclusão EscolarPIEFEste trabalho tem como foco de estudo o Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), caracterizado como uma medida que atua na inclusão social dos jovens com insucesso escolar (retenção/abandono), comportamentos desviantes, jovens institucionalizados, com famílias disfuncionais (violência física, alcoolismo, pais separados etc.). Um dos principais objetivos da medida é a garantia do cumprimento da escolaridade obrigatória para estes jovens. A metodologia de intervenção do programa pauta-se por um trabalho em rede, contando com a articulação de diversos parceiros institucionais, que apoiam a inserção dos jovens na comunidade local e no mundo profissional. Durante o ano letivo 2011/2012, realizamos um estudo de caso no grupo/turma PIEF, na Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis de Coimbra, onde buscou-se compreender a implementação e atuação do PIEF, bem como acompanhar e conhecer a prática dos diversos atores que intervêm no programa (Técnicos, Diretor de Escola, Professores, Parceiros, Pais e Encarregados de Educação). Na parte teórica, abordamos a aprendizagem escolar e a educação para a cidadania. No estudo empírico recorremos à metodologia de análise de conteúdo, a partir da elaboração e da aplicação de entrevistas semiestruturadas e da construção de diários de campo. Por fim, identifica-se um conjunto de fragilidades na aplicação da medida, que impossibilitam a consecução plena dos objetivos propostos.This work focuses on the study of the Integrated Education and Training Program (PIEF), characterized as a measure that operates in the social inclusion of young people with school failure (retention / abandonment), deviant behavior, institutionalized youths with dysfunctional families (physical violence , alcoholism, divorce etc.). The main purpose of measure is the guarantee of compulsory schooling for these youngsters. The methodology intervention program is guided by a network, with the articulation of several institutional partners, which support the integration of young people in the local community and in the professional world. During the school year 2011/2012, we conducted a case study in group class PIEF, at Escola Secundária com 3º ciclo Dom Dinis, em Coimbra, where he sought to understand the implementation and performance of PIEF as well as monitor and understand the practice of the various actors involved in the program (Technical, School Principal, Teachers, Partners, Parents and Guardians). On the theoretical approach we discuss about the function of school and citizenship education. In the empirical study we used the methodology of content analysis, from the elaboration and implementation of semi structured interviews and building logbooks. Finally, it identifies a number of weaknesses in the measure precluding the full of goals proposed.2012-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/24390http://hdl.handle.net/10316/24390porAmaral, Darliane Silva doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/24390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:21.386727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise das potencialidades e fragilidades do programa integrado de educação e formação (PIEF)
title Uma análise das potencialidades e fragilidades do programa integrado de educação e formação (PIEF)
spellingShingle Uma análise das potencialidades e fragilidades do programa integrado de educação e formação (PIEF)
Amaral, Darliane Silva do
Educação e cidadania
Jovens
Inclusão Escolar
PIEF
title_short Uma análise das potencialidades e fragilidades do programa integrado de educação e formação (PIEF)
title_full Uma análise das potencialidades e fragilidades do programa integrado de educação e formação (PIEF)
title_fullStr Uma análise das potencialidades e fragilidades do programa integrado de educação e formação (PIEF)
title_full_unstemmed Uma análise das potencialidades e fragilidades do programa integrado de educação e formação (PIEF)
title_sort Uma análise das potencialidades e fragilidades do programa integrado de educação e formação (PIEF)
author Amaral, Darliane Silva do
author_facet Amaral, Darliane Silva do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Darliane Silva do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e cidadania
Jovens
Inclusão Escolar
PIEF
topic Educação e cidadania
Jovens
Inclusão Escolar
PIEF
description Este trabalho tem como foco de estudo o Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), caracterizado como uma medida que atua na inclusão social dos jovens com insucesso escolar (retenção/abandono), comportamentos desviantes, jovens institucionalizados, com famílias disfuncionais (violência física, alcoolismo, pais separados etc.). Um dos principais objetivos da medida é a garantia do cumprimento da escolaridade obrigatória para estes jovens. A metodologia de intervenção do programa pauta-se por um trabalho em rede, contando com a articulação de diversos parceiros institucionais, que apoiam a inserção dos jovens na comunidade local e no mundo profissional. Durante o ano letivo 2011/2012, realizamos um estudo de caso no grupo/turma PIEF, na Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis de Coimbra, onde buscou-se compreender a implementação e atuação do PIEF, bem como acompanhar e conhecer a prática dos diversos atores que intervêm no programa (Técnicos, Diretor de Escola, Professores, Parceiros, Pais e Encarregados de Educação). Na parte teórica, abordamos a aprendizagem escolar e a educação para a cidadania. No estudo empírico recorremos à metodologia de análise de conteúdo, a partir da elaboração e da aplicação de entrevistas semiestruturadas e da construção de diários de campo. Por fim, identifica-se um conjunto de fragilidades na aplicação da medida, que impossibilitam a consecução plena dos objetivos propostos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/24390
http://hdl.handle.net/10316/24390
url http://hdl.handle.net/10316/24390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133773476921344