Uma análise das potencialidades e fragilidades do programa integrado de educação e formação (PIEF)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/24390 |
Resumo: | Este trabalho tem como foco de estudo o Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), caracterizado como uma medida que atua na inclusão social dos jovens com insucesso escolar (retenção/abandono), comportamentos desviantes, jovens institucionalizados, com famílias disfuncionais (violência física, alcoolismo, pais separados etc.). Um dos principais objetivos da medida é a garantia do cumprimento da escolaridade obrigatória para estes jovens. A metodologia de intervenção do programa pauta-se por um trabalho em rede, contando com a articulação de diversos parceiros institucionais, que apoiam a inserção dos jovens na comunidade local e no mundo profissional. Durante o ano letivo 2011/2012, realizamos um estudo de caso no grupo/turma PIEF, na Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis de Coimbra, onde buscou-se compreender a implementação e atuação do PIEF, bem como acompanhar e conhecer a prática dos diversos atores que intervêm no programa (Técnicos, Diretor de Escola, Professores, Parceiros, Pais e Encarregados de Educação). Na parte teórica, abordamos a aprendizagem escolar e a educação para a cidadania. No estudo empírico recorremos à metodologia de análise de conteúdo, a partir da elaboração e da aplicação de entrevistas semiestruturadas e da construção de diários de campo. Por fim, identifica-se um conjunto de fragilidades na aplicação da medida, que impossibilitam a consecução plena dos objetivos propostos. |
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