Promover os comportamentos adequados à refeição e as boas práticas alimentares, no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ana Rita Vieira Custódio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8034
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016
id RCAP_38790419076f16b6aa12015d1f6e6dc3
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8034
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promover os comportamentos adequados à refeição e as boas práticas alimentares, no jardim de infânciaJardim de infânciaComportamentos à refeiçãoHábitos alimentaresEstratégias de intervenção educativaDieta mediterrânicaDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesDissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016O presente relatório descreve o estudo realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este estudo desenvolveu-se num jardim de infância privado da cidade de Faro, entre 17 de novembro de 2014 e 14 de maio de 2015. Após a definição das questões iniciais «Como direcionar a prática pedagógica no jardim de infância, de maneira a promover, nas crianças, comportamentos adequados durante os momentos da refeição» e «Como melhorar os hábitos alimentares das crianças promovendo a educação para a saúde» considerou-se como objetivo geral, a promoção de estratégias que permitissem ajudar a criança a estabelecer uma boa relação com o momento da refeição e com os alimentos que as compõem. Posto isto, estabeleceu-se o processo de investigação/intervenção, com recurso a uma metodologia de natureza qualitativa, que se enquadra nalguns dos procedimentos definidos para o método de investigação-ação. Após ter sido feita uma avaliação, com caráter de diagnóstico, que permitiu perceber que a maioria das crianças do grupo rejeitava as hortícolas à hora do almoço, e que, mais de metade, tinha um comportamento não adequado durante este momento da rotina, delinearam-se estratégias de intervenção educativa que fossem ao encontro das necessidades educativas do grupo. Pretendia-se, desta forma, adequar os comportamentos das crianças ao ato da refeição e às práticas alimentares, dando relevância a um momento da rotina diária que é tão importante para o seu desenvolvimento. Após a ação educativa observaram-se alterações nos comportamentos das crianças durante o momento da refeição, registando-se atitudes que refletiam as práticas consideradas mais adequadas. Observou-se, também, que passou a haver um número menor de crianças a rejeitar as hortícolas, à hora do almoço. Uma vez que uma alimentação equilibrada é um dos fatores determinantes para o normal desenvolvimento da criança, considera-se importante a promoção de uma boa relação da criança com os alimentos e com o momento da refeição, num ambiente de respeito pelo ato, pelos outros e pelos alimentos, de interação, de carinho e de assertividade.Coelho, Ana CristinaLudovico, OlgaSapientiaCorreia, Ana Rita Vieira Custódio2016-04-19T14:59:50Z2016-01-1820152016-01-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8034TID:202178242porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:15Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:16.195661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promover os comportamentos adequados à refeição e as boas práticas alimentares, no jardim de infância
title Promover os comportamentos adequados à refeição e as boas práticas alimentares, no jardim de infância
spellingShingle Promover os comportamentos adequados à refeição e as boas práticas alimentares, no jardim de infância
Correia, Ana Rita Vieira Custódio
Jardim de infância
Comportamentos à refeição
Hábitos alimentares
Estratégias de intervenção educativa
Dieta mediterrânica
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
title_short Promover os comportamentos adequados à refeição e as boas práticas alimentares, no jardim de infância
title_full Promover os comportamentos adequados à refeição e as boas práticas alimentares, no jardim de infância
title_fullStr Promover os comportamentos adequados à refeição e as boas práticas alimentares, no jardim de infância
title_full_unstemmed Promover os comportamentos adequados à refeição e as boas práticas alimentares, no jardim de infância
title_sort Promover os comportamentos adequados à refeição e as boas práticas alimentares, no jardim de infância
author Correia, Ana Rita Vieira Custódio
author_facet Correia, Ana Rita Vieira Custódio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Cristina
Ludovico, Olga
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Ana Rita Vieira Custódio
dc.subject.por.fl_str_mv Jardim de infância
Comportamentos à refeição
Hábitos alimentares
Estratégias de intervenção educativa
Dieta mediterrânica
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
topic Jardim de infância
Comportamentos à refeição
Hábitos alimentares
Estratégias de intervenção educativa
Dieta mediterrânica
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
description Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-04-19T14:59:50Z
2016-01-18
2016-01-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/8034
TID:202178242
url http://hdl.handle.net/10400.1/8034
identifier_str_mv TID:202178242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133227479203840