Os momentos da refeição em creche e jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alcobia, Viviana Maior
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10445
Resumo: Este projeto de investigação tem como tema “Os momentos da refeição em creche e jardim-de-infância” e como objetivo principal pretendo responder a questão-problema “Como organizar os momentos da refeição de forma a promover a autonomia e a participação das crianças?”. Para se compreender a importância dos momentos da refeição, foi necessária uma reflexão sobre os aspetos principais que fundamentam este trabalho, sendo eles a forma como é visto o momento da refeição no nosso quotidiano; o espaço do refeitório como um não-lugar, ou seja, um lugar sem significado para quem por lá passa; a promoção da participação das crianças nestes momentos e a sua crescente autonomia; e a importância que as relações em contexto educativo desempenham para que tudo isto seja possível de se alcançar. Este projeto teve por base a metodologia de investigação-ação, onde parti de uma situação fragilizada, ou seja, os momentos da refeição nos contextos de estágio, refleti sobre os mesmos e procurei encontrar estratégias para melhorá-los, as quais apresento no trabalho, sempre de forma a contribuir para o desenvolvimento pessoal e social das crianças. Ao longo de todo este trabalho, pretendo fazer transparecer as minhas perspetivas enquanto futura educadora de infância relativamente a estes momentos, tendo sido apoiada e refletido conjuntamente com a orientadora do projeto, os orientadores de estágio e as educadoras cooperantes que acompanhei.
id RCAP_453a9a55ee87114d84a9fd460027cee3
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10445
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os momentos da refeição em creche e jardim-de-infânciaEducação de infânciaMomentos da refeiçãoParticipaçãoAutonomiaRelações em contexto educativoRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de investigaçãoChildhood educationMeal timesParticipationAutonomyRelations in educational contextEste projeto de investigação tem como tema “Os momentos da refeição em creche e jardim-de-infância” e como objetivo principal pretendo responder a questão-problema “Como organizar os momentos da refeição de forma a promover a autonomia e a participação das crianças?”. Para se compreender a importância dos momentos da refeição, foi necessária uma reflexão sobre os aspetos principais que fundamentam este trabalho, sendo eles a forma como é visto o momento da refeição no nosso quotidiano; o espaço do refeitório como um não-lugar, ou seja, um lugar sem significado para quem por lá passa; a promoção da participação das crianças nestes momentos e a sua crescente autonomia; e a importância que as relações em contexto educativo desempenham para que tudo isto seja possível de se alcançar. Este projeto teve por base a metodologia de investigação-ação, onde parti de uma situação fragilizada, ou seja, os momentos da refeição nos contextos de estágio, refleti sobre os mesmos e procurei encontrar estratégias para melhorá-los, as quais apresento no trabalho, sempre de forma a contribuir para o desenvolvimento pessoal e social das crianças. Ao longo de todo este trabalho, pretendo fazer transparecer as minhas perspetivas enquanto futura educadora de infância relativamente a estes momentos, tendo sido apoiada e refletido conjuntamente com a orientadora do projeto, os orientadores de estágio e as educadoras cooperantes que acompanhei.The theme of this research project is "The moments of the meal in day care and kindergarten, childhood" and as its main objective, I intend to answer the question-problem "How to organize the meal times in order to promote the autonomy and participation of children? ". To understand the importance of meal times, reflection was needed about the key issues that underlying this work, which are the way it is seen the meal time in our daily rotines; the space of the cafeteria as a non-place, which means, a meaningless place for who passes by; promoting the participation of children at these times and their growing autonomy; and the importance that relations in an educational context has for this become possible to achieve. This project was based on the methodology of research-action, where I started from a fragile situation, in other words, the moments of the meal in the internship contexts, reflect on them and tried to find strategies to improve them, which I present through this work, always to contribute to the personal and social development of children. Throughout this work, I intend to show my prospects as a future kindergarten teacher for these moments, being supported and reflected together with the advisor of the project, internships supervisors and cooperating teachers that I followed.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalLemos, ÂngelaRepositório ComumAlcobia, Viviana Maior2015-12-07T12:40:13Z2015-112015-122015-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10445TID:201604469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10445Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:53.696093Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os momentos da refeição em creche e jardim-de-infância
title Os momentos da refeição em creche e jardim-de-infância
spellingShingle Os momentos da refeição em creche e jardim-de-infância
Alcobia, Viviana Maior
Educação de infância
Momentos da refeição
Participação
Autonomia
Relações em contexto educativo
Relatório de projeto de investigação
Relatório de investigação
Childhood education
Meal times
Participation
Autonomy
Relations in educational context
title_short Os momentos da refeição em creche e jardim-de-infância
title_full Os momentos da refeição em creche e jardim-de-infância
title_fullStr Os momentos da refeição em creche e jardim-de-infância
title_full_unstemmed Os momentos da refeição em creche e jardim-de-infância
title_sort Os momentos da refeição em creche e jardim-de-infância
author Alcobia, Viviana Maior
author_facet Alcobia, Viviana Maior
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lemos, Ângela
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Alcobia, Viviana Maior
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Momentos da refeição
Participação
Autonomia
Relações em contexto educativo
Relatório de projeto de investigação
Relatório de investigação
Childhood education
Meal times
Participation
Autonomy
Relations in educational context
topic Educação de infância
Momentos da refeição
Participação
Autonomia
Relações em contexto educativo
Relatório de projeto de investigação
Relatório de investigação
Childhood education
Meal times
Participation
Autonomy
Relations in educational context
description Este projeto de investigação tem como tema “Os momentos da refeição em creche e jardim-de-infância” e como objetivo principal pretendo responder a questão-problema “Como organizar os momentos da refeição de forma a promover a autonomia e a participação das crianças?”. Para se compreender a importância dos momentos da refeição, foi necessária uma reflexão sobre os aspetos principais que fundamentam este trabalho, sendo eles a forma como é visto o momento da refeição no nosso quotidiano; o espaço do refeitório como um não-lugar, ou seja, um lugar sem significado para quem por lá passa; a promoção da participação das crianças nestes momentos e a sua crescente autonomia; e a importância que as relações em contexto educativo desempenham para que tudo isto seja possível de se alcançar. Este projeto teve por base a metodologia de investigação-ação, onde parti de uma situação fragilizada, ou seja, os momentos da refeição nos contextos de estágio, refleti sobre os mesmos e procurei encontrar estratégias para melhorá-los, as quais apresento no trabalho, sempre de forma a contribuir para o desenvolvimento pessoal e social das crianças. Ao longo de todo este trabalho, pretendo fazer transparecer as minhas perspetivas enquanto futura educadora de infância relativamente a estes momentos, tendo sido apoiada e refletido conjuntamente com a orientadora do projeto, os orientadores de estágio e as educadoras cooperantes que acompanhei.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-07T12:40:13Z
2015-11
2015-12
2015-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/10445
TID:201604469
url http://hdl.handle.net/10400.26/10445
identifier_str_mv TID:201604469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135336335409152