Promover os comportamentos adequados à refeição e as boas práticas alimentares, no jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/8034 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016 |
id |
RCAP_38790419076f16b6aa12015d1f6e6dc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8034 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promover os comportamentos adequados à refeição e as boas práticas alimentares, no jardim de infânciaJardim de infânciaComportamentos à refeiçãoHábitos alimentaresEstratégias de intervenção educativaDieta mediterrânicaDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesDissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016O presente relatório descreve o estudo realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este estudo desenvolveu-se num jardim de infância privado da cidade de Faro, entre 17 de novembro de 2014 e 14 de maio de 2015. Após a definição das questões iniciais «Como direcionar a prática pedagógica no jardim de infância, de maneira a promover, nas crianças, comportamentos adequados durante os momentos da refeição» e «Como melhorar os hábitos alimentares das crianças promovendo a educação para a saúde» considerou-se como objetivo geral, a promoção de estratégias que permitissem ajudar a criança a estabelecer uma boa relação com o momento da refeição e com os alimentos que as compõem. Posto isto, estabeleceu-se o processo de investigação/intervenção, com recurso a uma metodologia de natureza qualitativa, que se enquadra nalguns dos procedimentos definidos para o método de investigação-ação. Após ter sido feita uma avaliação, com caráter de diagnóstico, que permitiu perceber que a maioria das crianças do grupo rejeitava as hortícolas à hora do almoço, e que, mais de metade, tinha um comportamento não adequado durante este momento da rotina, delinearam-se estratégias de intervenção educativa que fossem ao encontro das necessidades educativas do grupo. Pretendia-se, desta forma, adequar os comportamentos das crianças ao ato da refeição e às práticas alimentares, dando relevância a um momento da rotina diária que é tão importante para o seu desenvolvimento. Após a ação educativa observaram-se alterações nos comportamentos das crianças durante o momento da refeição, registando-se atitudes que refletiam as práticas consideradas mais adequadas. Observou-se, também, que passou a haver um número menor de crianças a rejeitar as hortícolas, à hora do almoço. Uma vez que uma alimentação equilibrada é um dos fatores determinantes para o normal desenvolvimento da criança, considera-se importante a promoção de uma boa relação da criança com os alimentos e com o momento da refeição, num ambiente de respeito pelo ato, pelos outros e pelos alimentos, de interação, de carinho e de assertividade.Coelho, Ana CristinaLudovico, OlgaSapientiaCorreia, Ana Rita Vieira Custódio2016-04-19T14:59:50Z2016-01-1820152016-01-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8034TID:202178242porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:15Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:16.195661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promover os comportamentos adequados à refeição e as boas práticas alimentares, no jardim de infância |
title |
Promover os comportamentos adequados à refeição e as boas práticas alimentares, no jardim de infância |
spellingShingle |
Promover os comportamentos adequados à refeição e as boas práticas alimentares, no jardim de infância Correia, Ana Rita Vieira Custódio Jardim de infância Comportamentos à refeição Hábitos alimentares Estratégias de intervenção educativa Dieta mediterrânica Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
title_short |
Promover os comportamentos adequados à refeição e as boas práticas alimentares, no jardim de infância |
title_full |
Promover os comportamentos adequados à refeição e as boas práticas alimentares, no jardim de infância |
title_fullStr |
Promover os comportamentos adequados à refeição e as boas práticas alimentares, no jardim de infância |
title_full_unstemmed |
Promover os comportamentos adequados à refeição e as boas práticas alimentares, no jardim de infância |
title_sort |
Promover os comportamentos adequados à refeição e as boas práticas alimentares, no jardim de infância |
author |
Correia, Ana Rita Vieira Custódio |
author_facet |
Correia, Ana Rita Vieira Custódio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Cristina Ludovico, Olga Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Ana Rita Vieira Custódio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jardim de infância Comportamentos à refeição Hábitos alimentares Estratégias de intervenção educativa Dieta mediterrânica Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
topic |
Jardim de infância Comportamentos à refeição Hábitos alimentares Estratégias de intervenção educativa Dieta mediterrânica Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
description |
Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-04-19T14:59:50Z 2016-01-18 2016-01-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/8034 TID:202178242 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/8034 |
identifier_str_mv |
TID:202178242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133227479203840 |