Trava-línguas e desenvolvimento da consciência fonológica: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Vanessa dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25870
Resumo: O presente estudo pretendia avaliar os efeitos do recurso a trava-línguas no desenvolvimento da consciência fonológica em alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade, que apresentavam dificuldades em leitura e escrita. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para a seguinte questão de investigação: Que efeito terá a exploração de trava-línguas no desenvolvimento da consciência fonológica e da competência ortográfica em alunos a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico? Assim, concebemos e implementamos uma intervenção didática, incluindo cinco sessões, que incidiu sobre a exploração e produção de trava-línguas. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos à consciência fonológica dos alunos e à sua competência ortográfica relacionada com “casos de leitura”. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente desenvolvido a sua consciência fonológica e competência ortográfica, o que atenuou as suas dificuldades de escrita
id RCAP_387ebf5cc97d3d5ab62b0535aec8e8d8
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/25870
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trava-línguas e desenvolvimento da consciência fonológica: um estudo no 1º Ciclo do Ensino BásicoOrtografiaConsciência fonológicaTrava-línguas1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo pretendia avaliar os efeitos do recurso a trava-línguas no desenvolvimento da consciência fonológica em alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade, que apresentavam dificuldades em leitura e escrita. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para a seguinte questão de investigação: Que efeito terá a exploração de trava-línguas no desenvolvimento da consciência fonológica e da competência ortográfica em alunos a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico? Assim, concebemos e implementamos uma intervenção didática, incluindo cinco sessões, que incidiu sobre a exploração e produção de trava-línguas. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos à consciência fonológica dos alunos e à sua competência ortográfica relacionada com “casos de leitura”. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente desenvolvido a sua consciência fonológica e competência ortográfica, o que atenuou as suas dificuldades de escritaThis study aimed to determine the effect of tongue twisters on the development of phonological awareness in children attending Primary Education, who presented a poor performance in reading and writing. The project was supposed to help us find answers for one research question: What effect the use of tongue twisters may have on the development of phonological awareness and spelling competence in children attending primary school? With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention, including five sessions, focused on the analysis and production of tongue twisters. Using a qualitative research methodology, based on case study, we collected data concerning the pupils’ phonological awareness and their ability to deal with certain rules concerning spelling in Portuguese. The content analysis of these data revealed that the students had developed their phonological awareness and competences related with spelling, which led to a better performance in writing2019-04-30T10:15:30Z2018-09-15T00:00:00Z2018-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25870porFerreira, Vanessa dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:50:08Zoai:ria.ua.pt:10773/25870Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:01.286017Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trava-línguas e desenvolvimento da consciência fonológica: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
title Trava-línguas e desenvolvimento da consciência fonológica: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Trava-línguas e desenvolvimento da consciência fonológica: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
Ferreira, Vanessa dos Santos
Ortografia
Consciência fonológica
Trava-línguas
1.º Ciclo do Ensino Básico
title_short Trava-línguas e desenvolvimento da consciência fonológica: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Trava-línguas e desenvolvimento da consciência fonológica: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Trava-línguas e desenvolvimento da consciência fonológica: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Trava-línguas e desenvolvimento da consciência fonológica: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Trava-línguas e desenvolvimento da consciência fonológica: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Ferreira, Vanessa dos Santos
author_facet Ferreira, Vanessa dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Vanessa dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ortografia
Consciência fonológica
Trava-línguas
1.º Ciclo do Ensino Básico
topic Ortografia
Consciência fonológica
Trava-línguas
1.º Ciclo do Ensino Básico
description O presente estudo pretendia avaliar os efeitos do recurso a trava-línguas no desenvolvimento da consciência fonológica em alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade, que apresentavam dificuldades em leitura e escrita. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para a seguinte questão de investigação: Que efeito terá a exploração de trava-línguas no desenvolvimento da consciência fonológica e da competência ortográfica em alunos a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico? Assim, concebemos e implementamos uma intervenção didática, incluindo cinco sessões, que incidiu sobre a exploração e produção de trava-línguas. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos à consciência fonológica dos alunos e à sua competência ortográfica relacionada com “casos de leitura”. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente desenvolvido a sua consciência fonológica e competência ortográfica, o que atenuou as suas dificuldades de escrita
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-15T00:00:00Z
2018-09-15
2019-04-30T10:15:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/25870
url http://hdl.handle.net/10773/25870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137644069781504