Trava-línguas e desenvolvimento da consciência fonológica: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/25870 |
Resumo: | O presente estudo pretendia avaliar os efeitos do recurso a trava-línguas no desenvolvimento da consciência fonológica em alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade, que apresentavam dificuldades em leitura e escrita. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para a seguinte questão de investigação: Que efeito terá a exploração de trava-línguas no desenvolvimento da consciência fonológica e da competência ortográfica em alunos a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico? Assim, concebemos e implementamos uma intervenção didática, incluindo cinco sessões, que incidiu sobre a exploração e produção de trava-línguas. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos à consciência fonológica dos alunos e à sua competência ortográfica relacionada com “casos de leitura”. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente desenvolvido a sua consciência fonológica e competência ortográfica, o que atenuou as suas dificuldades de escrita |
id |
RCAP_387ebf5cc97d3d5ab62b0535aec8e8d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/25870 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Trava-línguas e desenvolvimento da consciência fonológica: um estudo no 1º Ciclo do Ensino BásicoOrtografiaConsciência fonológicaTrava-línguas1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo pretendia avaliar os efeitos do recurso a trava-línguas no desenvolvimento da consciência fonológica em alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade, que apresentavam dificuldades em leitura e escrita. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para a seguinte questão de investigação: Que efeito terá a exploração de trava-línguas no desenvolvimento da consciência fonológica e da competência ortográfica em alunos a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico? Assim, concebemos e implementamos uma intervenção didática, incluindo cinco sessões, que incidiu sobre a exploração e produção de trava-línguas. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos à consciência fonológica dos alunos e à sua competência ortográfica relacionada com “casos de leitura”. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente desenvolvido a sua consciência fonológica e competência ortográfica, o que atenuou as suas dificuldades de escritaThis study aimed to determine the effect of tongue twisters on the development of phonological awareness in children attending Primary Education, who presented a poor performance in reading and writing. The project was supposed to help us find answers for one research question: What effect the use of tongue twisters may have on the development of phonological awareness and spelling competence in children attending primary school? With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention, including five sessions, focused on the analysis and production of tongue twisters. Using a qualitative research methodology, based on case study, we collected data concerning the pupils’ phonological awareness and their ability to deal with certain rules concerning spelling in Portuguese. The content analysis of these data revealed that the students had developed their phonological awareness and competences related with spelling, which led to a better performance in writing2019-04-30T10:15:30Z2018-09-15T00:00:00Z2018-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25870porFerreira, Vanessa dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:50:08Zoai:ria.ua.pt:10773/25870Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:01.286017Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trava-línguas e desenvolvimento da consciência fonológica: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Trava-línguas e desenvolvimento da consciência fonológica: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Trava-línguas e desenvolvimento da consciência fonológica: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico Ferreira, Vanessa dos Santos Ortografia Consciência fonológica Trava-línguas 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_short |
Trava-línguas e desenvolvimento da consciência fonológica: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Trava-línguas e desenvolvimento da consciência fonológica: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Trava-línguas e desenvolvimento da consciência fonológica: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Trava-línguas e desenvolvimento da consciência fonológica: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Trava-línguas e desenvolvimento da consciência fonológica: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Ferreira, Vanessa dos Santos |
author_facet |
Ferreira, Vanessa dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Vanessa dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ortografia Consciência fonológica Trava-línguas 1.º Ciclo do Ensino Básico |
topic |
Ortografia Consciência fonológica Trava-línguas 1.º Ciclo do Ensino Básico |
description |
O presente estudo pretendia avaliar os efeitos do recurso a trava-línguas no desenvolvimento da consciência fonológica em alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade, que apresentavam dificuldades em leitura e escrita. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para a seguinte questão de investigação: Que efeito terá a exploração de trava-línguas no desenvolvimento da consciência fonológica e da competência ortográfica em alunos a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico? Assim, concebemos e implementamos uma intervenção didática, incluindo cinco sessões, que incidiu sobre a exploração e produção de trava-línguas. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos à consciência fonológica dos alunos e à sua competência ortográfica relacionada com “casos de leitura”. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente desenvolvido a sua consciência fonológica e competência ortográfica, o que atenuou as suas dificuldades de escrita |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-15T00:00:00Z 2018-09-15 2019-04-30T10:15:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/25870 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/25870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137644069781504 |