A influência da consciência fonológica no ensino da escrita: um projeto no 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rita Isabel Moreira da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36412
Resumo: Este relatório de estágio apresenta um projeto de intervenção e investigação sobre a influência da consciência fonológica no ensino da escrita em alunos do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, enquadrado nas Unidades Curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Organização Educacional, dinamizado em 2022. Com o objetivo principal de analisar a influência da consciência fonológica na aprendizagem da escrita por alunos do 1.º ano de escolaridade, foram elaborados os seguintes objetivos para dar resposta ao mesmo: 1) Identificar estratégias promotoras da consciência fonológica; 2) Desenvolver um projeto de intervenção-investigação promotor da consciência fonológica; 3) Identificar os efeitos da sequência didática sobre a consciência fonológica nas aprendizagens das crianças ao nível da escrita; 4) Identificar os efeitos do PII no desenvolvimento profissional da professora estagiária-investigadora que o implementou. Após realizados momentos de observação e de conhecimento das características da turma, foi elaborado um projeto de intervenção-investigação, constituído por uma sequência didática com dez sessões. Entre as atividades destacam-se a realização de um ditado de palavras e atividades de segmentação silábica e fonémica. O projeto de intervenção-investigação seguiu uma metodologia de investigação-ação, abrangendo várias técnicas de recolha de dados, tais como notas de campo, recolha documental e testagem. Os dados obtidos foram essencialmente analisados com recurso à técnica de análise estatística. A análise dos dados obtidos através da realização de três atividades como o ditado de palavras, segmentação fonémica e silábica, realizadas no início e no fim da implementação deste projeto de intervenção-investigação permitiu-nos observar a evolução positiva da maioria dos alunos envolvidos neste projeto, apontando no sentido de que a promoção de atividades de consciência fonológica é essencial e pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem da escrita dos alunos.
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