A influência da consciência fonológica no ensino da escrita: um projeto no 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/36412 |
Resumo: | Este relatório de estágio apresenta um projeto de intervenção e investigação sobre a influência da consciência fonológica no ensino da escrita em alunos do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, enquadrado nas Unidades Curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Organização Educacional, dinamizado em 2022. Com o objetivo principal de analisar a influência da consciência fonológica na aprendizagem da escrita por alunos do 1.º ano de escolaridade, foram elaborados os seguintes objetivos para dar resposta ao mesmo: 1) Identificar estratégias promotoras da consciência fonológica; 2) Desenvolver um projeto de intervenção-investigação promotor da consciência fonológica; 3) Identificar os efeitos da sequência didática sobre a consciência fonológica nas aprendizagens das crianças ao nível da escrita; 4) Identificar os efeitos do PII no desenvolvimento profissional da professora estagiária-investigadora que o implementou. Após realizados momentos de observação e de conhecimento das características da turma, foi elaborado um projeto de intervenção-investigação, constituído por uma sequência didática com dez sessões. Entre as atividades destacam-se a realização de um ditado de palavras e atividades de segmentação silábica e fonémica. O projeto de intervenção-investigação seguiu uma metodologia de investigação-ação, abrangendo várias técnicas de recolha de dados, tais como notas de campo, recolha documental e testagem. Os dados obtidos foram essencialmente analisados com recurso à técnica de análise estatística. A análise dos dados obtidos através da realização de três atividades como o ditado de palavras, segmentação fonémica e silábica, realizadas no início e no fim da implementação deste projeto de intervenção-investigação permitiu-nos observar a evolução positiva da maioria dos alunos envolvidos neste projeto, apontando no sentido de que a promoção de atividades de consciência fonológica é essencial e pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem da escrita dos alunos. |
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A influência da consciência fonológica no ensino da escrita: um projeto no 1º ano do 1º Ciclo do Ensino BásicoEnsino da escritaConsciência fonológicaSequência didática1.º ciclo do ensino básicoEste relatório de estágio apresenta um projeto de intervenção e investigação sobre a influência da consciência fonológica no ensino da escrita em alunos do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, enquadrado nas Unidades Curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Organização Educacional, dinamizado em 2022. Com o objetivo principal de analisar a influência da consciência fonológica na aprendizagem da escrita por alunos do 1.º ano de escolaridade, foram elaborados os seguintes objetivos para dar resposta ao mesmo: 1) Identificar estratégias promotoras da consciência fonológica; 2) Desenvolver um projeto de intervenção-investigação promotor da consciência fonológica; 3) Identificar os efeitos da sequência didática sobre a consciência fonológica nas aprendizagens das crianças ao nível da escrita; 4) Identificar os efeitos do PII no desenvolvimento profissional da professora estagiária-investigadora que o implementou. Após realizados momentos de observação e de conhecimento das características da turma, foi elaborado um projeto de intervenção-investigação, constituído por uma sequência didática com dez sessões. Entre as atividades destacam-se a realização de um ditado de palavras e atividades de segmentação silábica e fonémica. O projeto de intervenção-investigação seguiu uma metodologia de investigação-ação, abrangendo várias técnicas de recolha de dados, tais como notas de campo, recolha documental e testagem. Os dados obtidos foram essencialmente analisados com recurso à técnica de análise estatística. A análise dos dados obtidos através da realização de três atividades como o ditado de palavras, segmentação fonémica e silábica, realizadas no início e no fim da implementação deste projeto de intervenção-investigação permitiu-nos observar a evolução positiva da maioria dos alunos envolvidos neste projeto, apontando no sentido de que a promoção de atividades de consciência fonológica é essencial e pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem da escrita dos alunos.This internship report presents an intervention and research project about the influence of phonological awareness in the teaching of writing by students of the 1st grade of primary school, as part of in the Curricular Units of Supervised Pedagogical Practice and Educational Organization Seminar. Being the main objective analyze the influence of phonological awareness on the learning of writing by students of the 1st grade of primary school, the following objectives were elaborated to respond to it: 1) Identify strategies that promote phonological awareness; 2) Develop an intervention-research project (PII) promoting phonological awareness; 3) Identify the effects of the didactic sequence on phonological awareness in children’s learning at the writing level; 4) Identify the effects of PII on the professional development of the teacher trainee-researcher who implemented it. After moments of observation and knowledge of the characteristics of the class, an intervention-research project was elaborated, consisting of a ten session didactic sequence. Among the activities stand out the realization of a dictation of words and activities of sylabic and phonemic segmentation. The intervention-research project followed an action-research methodology, using several data collection techniques, such as field notes, document collection and testing. The analysis of the data obtained through the performance of three activities such as word dictation, phonemic and sylabic segmentation, performed at the beginning and end of the implementation of this intervention-research project, allowed us to observe the positive evolution of the majority of students involved in this project, pointing out that the promotion of phonological awareness activities is essential and can contribute to the development of the learning of writing by students.2023-02-27T10:12:00Z2023-01-19T00:00:00Z2023-01-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36412porSilva, Rita Isabel Moreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:10:13Zoai:ria.ua.pt:10773/36412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:14.160456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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