Ensino do desenho para game design : desenvolvimento de um projeto de criação de uma Visual Novel no âmbito da disciplina de Desenho A no 12º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Manuel Henrique Piqueira Botelho Ackerman de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57441
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_3887e20cbf1a7deb768a2634a0961e99
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57441
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino do desenho para game design : desenvolvimento de um projeto de criação de uma Visual Novel no âmbito da disciplina de Desenho A no 12º anoDesenhoVideojogosTrabalho de grupoProcesso criativoInteractividadeRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoIntitulado “Ensino de Desenho para Game Design”, este documento pretende relatar a intervenção didática realizada no contexto de prática de ensino supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo e Secundário, desenvolvida na disciplina de Desenho A, numa turma de 12º Ano do Curso Cientifico-Humanístico de Artes Visuais, na Escola Secundária da Portela. Nesta unidade didática pretendeu-se desenvolver, nos alunos, capacidades de exploração das potencialidades do Desenho no contexto de trabalho de projetos multimédia complexos e interdisciplinares, tomando-o tanto como instrumento como finalidade. Nesse sentido, e como o título deste relatório aponta, foi proposto aos alunos criarem um videojogo do género Visual Novel. Para o fazer, os alunos organizaram-se em grupos e construíram o jogo em todas as suas fases, incluindo narrativa, arte e programação. Esta organização permitiu aos alunos não só desenvolver uma noção abrangente do processo criativo e técnico deste media, mas também perspetivar, através da própria experiência, a comunicação necessária à criação de projetos colaborativos. Por fim, pretendeu-se que os alunos adquirissem capacidades de adaptação a contextos diferentes de trabalho, e agilidade de movimentação dentro de projetos duradores e faseados.The present document, called “Teaching Drawing for Game Design”, reports a the didactic intervention performed in the context of supervised teaching practice under the Master's Degree in Visual Arts Teaching in the 3rd and Secondary Cycles. It was carried out in the discipline of Drawing A, in a 12th grade class of the ScientificHumanistic Course of Visual Arts, of the Secondary School of Portela. In this didactic unit, the aim was to develop in students the ability to explore the potential of Drawing in the context of complex and interdisciplinary multimedia projects, taking it both as an instrument and as a purpose. In this sense, and as the title of this report points out, it was proposed to the students to create a Visual Novel videogame. To do so, the students organized themselves into groups and built the game in all its phases, including narrative, art and programming. This organization allowed students not only to develop a comprehensive notion of the creative and technical process of this media, but also to envision, through their own experience, the communication necessary for the creation of collaborative projects. Finally, it was intended that students acquire skills to adapt to different work contexts, and agility of movement within lasting and phased projects.Costa, Henrique Antunes Prata Dias da, 1978-Repositório da Universidade de LisboaMenezes, Manuel Henrique Piqueira Botelho Ackerman de2023-05-17T15:28:01Z2022-11-232022-10-102022-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57441porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57441Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:55.639436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino do desenho para game design : desenvolvimento de um projeto de criação de uma Visual Novel no âmbito da disciplina de Desenho A no 12º ano
title Ensino do desenho para game design : desenvolvimento de um projeto de criação de uma Visual Novel no âmbito da disciplina de Desenho A no 12º ano
spellingShingle Ensino do desenho para game design : desenvolvimento de um projeto de criação de uma Visual Novel no âmbito da disciplina de Desenho A no 12º ano
Menezes, Manuel Henrique Piqueira Botelho Ackerman de
Desenho
Videojogos
Trabalho de grupo
Processo criativo
Interactividade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ensino do desenho para game design : desenvolvimento de um projeto de criação de uma Visual Novel no âmbito da disciplina de Desenho A no 12º ano
title_full Ensino do desenho para game design : desenvolvimento de um projeto de criação de uma Visual Novel no âmbito da disciplina de Desenho A no 12º ano
title_fullStr Ensino do desenho para game design : desenvolvimento de um projeto de criação de uma Visual Novel no âmbito da disciplina de Desenho A no 12º ano
title_full_unstemmed Ensino do desenho para game design : desenvolvimento de um projeto de criação de uma Visual Novel no âmbito da disciplina de Desenho A no 12º ano
title_sort Ensino do desenho para game design : desenvolvimento de um projeto de criação de uma Visual Novel no âmbito da disciplina de Desenho A no 12º ano
author Menezes, Manuel Henrique Piqueira Botelho Ackerman de
author_facet Menezes, Manuel Henrique Piqueira Botelho Ackerman de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Henrique Antunes Prata Dias da, 1978-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Manuel Henrique Piqueira Botelho Ackerman de
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Videojogos
Trabalho de grupo
Processo criativo
Interactividade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenho
Videojogos
Trabalho de grupo
Processo criativo
Interactividade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-23
2022-10-10
2022-11-23T00:00:00Z
2023-05-17T15:28:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57441
url http://hdl.handle.net/10451/57441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134632781807616