Descobrir a natureza através da perceção visual : métodos e técnicas do desenho A

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís, Rute Guerreiro Cabral
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57980
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_a52e72ff919bef96d494cddb0a42d87d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57980
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Descobrir a natureza através da perceção visual : métodos e técnicas do desenho ADesenhoPercepção visualArtes visuaisCriatividadePaisagemRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente relatório é o resultado da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais da Universidade de Lisboa. O projeto pedagógico foi implementado durante o primeiro semestre do ano letivo de 2021/2022, numa turma de 12.º ano do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais. A implementação deste projeto foi realizada na Escola Secundária Luís de Freitas Branco, no Concelho de Oeiras nas disciplinas de Desenho A e Oficina de Multimédia B. O objetivo desta intervenção assume duas vertentes principais: a primeira, pretende que os alunos explorem e dominem técnicas e métodos de desenho, apresentados em forma de exercícios para ajudar a desenvolver a perceção visual; e a segunda, que os alunos desenvolvam o gosto pelo desenho de observação de natureza. Foram estabelecidas estratégias de ensino de forma a fomentar este desenvolvimento, nomeadamente, uma visita de estudo à Estufa Fria de Lisboa, de forma a melhorar algumas competências observadas no desenho. Esta intervenção conciliou o desenho de observação com o desenho expressivo, incindindo ambos na importância da exploração do desenho livre e artístico e incentivando o aluno a trabalhar na sua própria expressão gráfica. Como o título do relatório indica, nesta investigação tentou-se explorar várias modalidades do desenho de forma a tentar descobrir a nossa própria expressão pessoal e criatividade, inspirada na paisagem vegetalista à nossa volta. Dos resultados obtidos verificou-se uma melhoria significativa no interesse pelo desenho, tanto ao nível da temática desenvolvida, como na exploração de um conjunto diversificado de técnicas e de materiais utilizados pelos alunos.The present report is the result of the Supervised Teaching Practice, carried out under the Master’s in Teaching of Visual Arts. The pedagogical project was implemented during the first semester of the 2021/2022 academic year, in the 12th grade class of the Scientific-Humanistic of Visual Arts Course. The implementation of this project was carried out at the Escola Secundária Luís de Freitas Branco, in the county of Oeiras, in the subjects of Drawing A and Oficina Multimedia B. The goal of this intervention assumes two main aspects. The first is for students to explore and master drawing techniques and methods, presented in the form of exercises to help develop visual perception and to gain a taste for nature observation drawing. There were established teaching strategies in order to encourage this development, namely, a visit to the Estufa Fria de Lisboa in order to work on some gaps felt by the students in their drawing skills. This intervention reconciled observational drawing with expressive drawing, both focusing on the importance of exploring free form and artistic drawing, in which each student could work on their own graphic expression. As the title of the report indicates, this investigation tried to explore various modalities of drawing in order to help the students discover their own personal expression and creativity, inspired by the landscape around them. From the results obtained, there was a significant improvement for the interest in drawing, both in terms of the theme developed, but also in the exploration of a diverse set of techniques and materials used by students.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaLuís, Rute Guerreiro Cabral2023-06-06T11:07:31Z2022-07-222022-06-162022-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57980porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57980Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:23.085013Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Descobrir a natureza através da perceção visual : métodos e técnicas do desenho A
title Descobrir a natureza através da perceção visual : métodos e técnicas do desenho A
spellingShingle Descobrir a natureza através da perceção visual : métodos e técnicas do desenho A
Luís, Rute Guerreiro Cabral
Desenho
Percepção visual
Artes visuais
Criatividade
Paisagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Descobrir a natureza através da perceção visual : métodos e técnicas do desenho A
title_full Descobrir a natureza através da perceção visual : métodos e técnicas do desenho A
title_fullStr Descobrir a natureza através da perceção visual : métodos e técnicas do desenho A
title_full_unstemmed Descobrir a natureza através da perceção visual : métodos e técnicas do desenho A
title_sort Descobrir a natureza através da perceção visual : métodos e técnicas do desenho A
author Luís, Rute Guerreiro Cabral
author_facet Luís, Rute Guerreiro Cabral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palaré, Odete Rodrigues, 1971-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Luís, Rute Guerreiro Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Percepção visual
Artes visuais
Criatividade
Paisagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenho
Percepção visual
Artes visuais
Criatividade
Paisagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-22
2022-06-16
2022-07-22T00:00:00Z
2023-06-06T11:07:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57980
url http://hdl.handle.net/10451/57980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134638473478144