Conexões matemáticas com o quotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Maria Inês Sousa Casaca Abrantes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3924
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_3a55c45d901a9de2ebb6218e0a46adc5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3924
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conexões matemáticas com o quotidianoaprendizagemconexões matemáticasprática pedagógicaquotidianolearningmathematical connectionspedagogical practicedaily livesMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório final surge da prática pedagógica realizada no decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte foca-se na prática de ensino supervisionada, nos diversos contextos, evidenciando dificuldades e aprendizagens sustentadas poe evidências do trabalho realizado. A segunda parte apresenta a componente investigativa que se centra na importância das conexões entre a matemática e o quotidiano dos alunos. O estudo, de natureza qualitativa, centra-se no trabalho realizado com os alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Básico. Os dados foram recolhidos através da observação direta e participante, registos fotográficos e notas de campo. Os resultados evidenciam o estabelecimento conexões matemáticas com o quotidiano dos alunos, contribuindo para a sua aprendizagem e motivaçãoThis final report arises from the pedagogical practice carried out during the Master’s Degree in Preschool Education and Teaching of 1st Cycle of Basic Education, at Higher School of Education of the Polytechnic Institute of Santarém, and is divided into two parts. The first part focuses on supervised teaching practice, in different contexts, highlighting difficulties and sustained learning through evidence of the work carried out. The second part presents the investigative component that focuses on the importance of connections between mathematics and students’ daily lives. The study, of a qualitative nature, focuses on the work carried out with students from a 3rd year class of Basic Education. Data were collected through direct and participant observation, photographic records and field notes. The results show the establishment of mathematical connections with the daily lives of students, contributing to their learning and motivationBranco, NeusaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémGuedes, Maria Inês Sousa Casaca Abrantes2022-03-30T18:14:48Z2022-03-022022-03-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3924TID:202966879por202966879202966879info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:23Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3924Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:36.818145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conexões matemáticas com o quotidiano
title Conexões matemáticas com o quotidiano
spellingShingle Conexões matemáticas com o quotidiano
Guedes, Maria Inês Sousa Casaca Abrantes
aprendizagem
conexões matemáticas
prática pedagógica
quotidiano
learning
mathematical connections
pedagogical practice
daily lives
title_short Conexões matemáticas com o quotidiano
title_full Conexões matemáticas com o quotidiano
title_fullStr Conexões matemáticas com o quotidiano
title_full_unstemmed Conexões matemáticas com o quotidiano
title_sort Conexões matemáticas com o quotidiano
author Guedes, Maria Inês Sousa Casaca Abrantes
author_facet Guedes, Maria Inês Sousa Casaca Abrantes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Branco, Neusa
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Maria Inês Sousa Casaca Abrantes
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
conexões matemáticas
prática pedagógica
quotidiano
learning
mathematical connections
pedagogical practice
daily lives
topic aprendizagem
conexões matemáticas
prática pedagógica
quotidiano
learning
mathematical connections
pedagogical practice
daily lives
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-30T18:14:48Z
2022-03-02
2022-03-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3924
TID:202966879
url http://hdl.handle.net/10400.15/3924
identifier_str_mv TID:202966879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202966879
202966879
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137045631729664