A avaliação e educação em turismo: perspetivas no ensino superior português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Fernando Florim De
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Salgado, Manuel Brites, Correia, Luís Mendes, Costa, Carlos Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38681
Resumo: Este artigo explora as questões da avaliação e da acreditação dos ciclos de estudos em hotelaria, turismo e lazer no ensino superior português. O estudo foi desenvolvido com base numa revisão da literatura fundamentada na perspetiva da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), dotada de personalidade jurídica e reconhecida como de utilidade pública e independente no exercício das suas competências. A Declaração de Bolonha permitiu implementar métodos e processos mais eficientes e transparentes de avaliação em instituições de ensino superior, bem como dos respetivos ciclos de estudos. Neste sentido têm vindo a ser desenvolvidos vários sistemas e mecanismos nos processos conducentes à avaliação do desempenho das instituições e consequente acreditação (ou não) da sua oferta formativa. A metodologia utilizada passou pela análise dos dados disponibilizados pela agência de acreditação, tendo sido estudados todos os ciclos de estudos referentes às áreas de Turismo e Lazer, e Hotelaria e Restauração do espetro do ensino superior em Portugal. Os resultados obtidos contribuem significativamente para a identificação do estado da arte existente sobre a eficiência e desempenho dos cursos destas duas áreas de estudo, na perspetiva de um reconhecimento substancial da melhoria da qualidade da formação ministrada e construção de um conhecimento científico sólido nesta área.
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