A medição das audiências televisivas e a presença física do espectador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena, João Pedro Teixeira de, 1965-
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Casaca, Joaquim António Aurélio, 1958-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/3411
https://doi.org/10.34628/1r4y-7x89
Resumo: Lusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 21 (2016). - p. 53-68
id RCAP_38a202d5a3de00caaf765d93c3e9bbf4
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/3411
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A medição das audiências televisivas e a presença física do espectadorTelevisão - Programas - AudiênciasLusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 21 (2016). - p. 53-68A Publicidade é uma ferramenta que fornece valor aos produtos e serviços dos anunciantes pelo acesso que garante a grandes audiências. Quanto maiores forem as audiências geradas pela atividade publicitária, mais impacto têm os produtos e serviços nos seus mercados, mais pagam os anunciantes e mais receitas obtêm os meios. Neste contexto a credibilidade dos sistemas de medição de audiências é fundamental para o processo de aferição de valor, tanto para os anunciantes como para os meios. O objetivo deste trabalho é o de testar a fiabilidade da utilização do Identificador de Presença Física do Telespetador em Frente ao Televisor (ID), que confirma a presença física do espetador, no registo da sintonização feito através da tecnologia dos audímetros. Para este objetivo compararam-se o número de zappings e de tempo médio de visionamento de duas amostras independentes de 330 elementos cada – uma amostra de controlo e uma outra experimental, sobre a qual se entreviu. Ambas as amostras foram retiradas de um painel fixo de medição de audiências constituído por 2328 indivíduos. A experiencia baseia-se na hipótese de que os membros do painel de audiências tenderão a não utilizar corretamente o ID. Neste contexto, o grupo experimental foi submetido a uma ação de formação visando o reforço da perceção da correta utilização do IdP, tendo essa ação também sido aproveitada para identificar situações de eventual má utilização do ID com o objetivo de corrigi-las. Os resultados mostraram não existirem diferenças significativas entre o número de zappings e de tempo médio de visionamento das duas amostras, concluindo-se dessa forma que o ID é um instrumento fiável para assinalar a presença física do telespetador em frente da televisão.2017-07-06T18:01:15Z2017-07-062016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/3411http://hdl.handle.net/11067/3411https://doi.org/10.34628/1r4y-7x89por1645-6750Lucena, João Pedro Teixeira de, 1965-Casaca, Joaquim António Aurélio, 1958-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:46:08Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/3411Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:05.124652Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A medição das audiências televisivas e a presença física do espectador
title A medição das audiências televisivas e a presença física do espectador
spellingShingle A medição das audiências televisivas e a presença física do espectador
Lucena, João Pedro Teixeira de, 1965-
Televisão - Programas - Audiências
title_short A medição das audiências televisivas e a presença física do espectador
title_full A medição das audiências televisivas e a presença física do espectador
title_fullStr A medição das audiências televisivas e a presença física do espectador
title_full_unstemmed A medição das audiências televisivas e a presença física do espectador
title_sort A medição das audiências televisivas e a presença física do espectador
author Lucena, João Pedro Teixeira de, 1965-
author_facet Lucena, João Pedro Teixeira de, 1965-
Casaca, Joaquim António Aurélio, 1958-
author_role author
author2 Casaca, Joaquim António Aurélio, 1958-
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucena, João Pedro Teixeira de, 1965-
Casaca, Joaquim António Aurélio, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão - Programas - Audiências
topic Televisão - Programas - Audiências
description Lusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 21 (2016). - p. 53-68
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2017-07-06T18:01:15Z
2017-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/3411
http://hdl.handle.net/11067/3411
https://doi.org/10.34628/1r4y-7x89
url http://hdl.handle.net/11067/3411
https://doi.org/10.34628/1r4y-7x89
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-6750
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136741785862144