A influência das celebridades nas audiências televisivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Mariana Merouço
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/36480
Resumo: Ao longo da sua existência, a televisão foi sofrendo várias alterações que modificaram, essencialmente, a forma como o telespetador vê e consome televisão. Nos seus primórdios, esta “caixa mágica” funcionava como um meio audiovisual que reunia pessoas, fazendo-as partilhar momentos e experiências. A nível de programação, a televisão tinha uma oferta simples que, apenas por ser novidade, conquistava multidões. Contudo, o meio televisivo tornou-se a cada dia mais competitivo e recheado de oferta. Hoje em dia, a televisão é mais um meio a que todos temos acesso e que nos permite ver o programa que pretendemos e os apresentadores de quem gostamos a qualquer hora do dia. Inevitavelmente, para fazer face à concorrência, as estações adaptaram as suas escolhas com o propósito máximo de atrair as audiências, muitas vezes através dos rostos da televisão. E, por isso, atualmente, é inconcebível falar sobre televisão sem incluir o fenómeno das celebridades. Após a surpreendente mudança de Cristina Ferreira, em 2018, da estação televisiva TVI para a SIC e após o sucesso que a apresentadora teve, nasceu a curiosidade de compreender o fenómeno das celebridades e a forma como os telespetadores as seguem. É nesse sentido que a presente dissertação vai contribuir para uma melhor compreensão do comportamento do telespetador português face aos canais televisivos e às celebridades televisivas. Através de um inquérito por questionário à população adulta portuguesa e de uma análise da cobertura mediática feita às mudanças de estações televisivas de Cristina Ferreira, foi possível concluir que os inquiridos escolhem o canal televisivo que consome com base, essencialmente, no estilo de programas que gostam de ver, apesar de parte da amostra revelar considerar os apresentadores e celebridades que deles fazem parte. Em relação ao caso específico da apresentadora Cristina Ferreira, conclui-se que grande parte dos inquiridos que a seguem, fazem-no sempre, independentemente das mudanças da apresentadora entre diferentes estações televisivas. Assim, Cristina Ferreira torna-se um caso à parte das restantes celebridades, uma vez que altera o comportamento comum dos telespetadores.
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Inevitavelmente, para fazer face à concorrência, as estações adaptaram as suas escolhas com o propósito máximo de atrair as audiências, muitas vezes através dos rostos da televisão. E, por isso, atualmente, é inconcebível falar sobre televisão sem incluir o fenómeno das celebridades. Após a surpreendente mudança de Cristina Ferreira, em 2018, da estação televisiva TVI para a SIC e após o sucesso que a apresentadora teve, nasceu a curiosidade de compreender o fenómeno das celebridades e a forma como os telespetadores as seguem. É nesse sentido que a presente dissertação vai contribuir para uma melhor compreensão do comportamento do telespetador português face aos canais televisivos e às celebridades televisivas. Através de um inquérito por questionário à população adulta portuguesa e de uma análise da cobertura mediática feita às mudanças de estações televisivas de Cristina Ferreira, foi possível concluir que os inquiridos escolhem o canal televisivo que consome com base, essencialmente, no estilo de programas que gostam de ver, apesar de parte da amostra revelar considerar os apresentadores e celebridades que deles fazem parte. Em relação ao caso específico da apresentadora Cristina Ferreira, conclui-se que grande parte dos inquiridos que a seguem, fazem-no sempre, independentemente das mudanças da apresentadora entre diferentes estações televisivas. Assim, Cristina Ferreira torna-se um caso à parte das restantes celebridades, uma vez que altera o comportamento comum dos telespetadores.Throughout its existence, television has undergone several changes that have essentially changed the way the viewer sees and consumes it. In its early days, this “magic box” functioned as an audiovisual medium that brought people together, sharing moments and experiences. In terms of programming, television had a simple offer that won over crowds just because it was new. However, the television medium has become increasingly competitive and with an extensive offer. Nowadays, television is another medium that we all have access to and that allows us to see the program we want and the presenters we like at any time of the day. Inevitably, in order to face the competition, stations adapted their choices with the maximum purpose of attracting audiences, often through the “faces” of television. That is why, today, it is inconceivable to talk about television without including the celebrities’ phenomenon. After the surprising change of Cristina Ferreira, in 2018, from the TVI Portuguese TV station to SIC and after the success she had, the curiosity to understand the phenomenon of celebrities and the way viewers follow them was born. It is in this sense that this dissertation seeks to contribute to a better understanding of the behavior of Portuguese viewers in relation to television channels and television celebrities. Through a questionnaire survey of the Portuguese adult population and an analysis of the media coverage made to Cristina Ferreira's transfers between television stations, it was possible to conclude that the respondents choose the television channel they consume based essentially on the style of programs that they like to see, although part of the sample reveals they consider the presenters and celebrities who are part of them. Regarding the specific case of the presenter Cristina Ferreira, the study concluded that most of the respondents who follow her always do so, regardless of the transfers of the presenter between different television stations. Thus, Cristina Ferreira becomes a case apart from other celebrities, since she has the capacity to alter the common behavior of viewers.Jorge, Ana Margarida Ferreira RatoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAzevedo, Mariana Merouço2022-01-17T15:05:51Z2021-05-112020-012021-05-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36480TID:202730948porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:41:58Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36480Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:39.096600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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