A utilização da plataforma Moodle nas salas de aulas : contributos para a aprendizagem colaborativa nos cursos de ensino profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Minhós, Sandra Aracy Alfaia Pequenão
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17315
Resumo: Este estudo apresenta e analisa uma investigação sobre o uso educativo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), envolvendo o uso da Plataforma Moodle no primeiro ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos. O objetivo desta investigação é procurar saber de que forma é que a utilização da plataforma Moodle nas salas de aula contribui para a aprendizagem colaborativa nos cursos profissionais, em particular neste. Para tal foram realizadas entrevistas ao administrador da plataforma Moodle da escola com o fim de obtermos dados sobre quem usa a plataforma e de que forma o faz; e ao Coordenador TIC com o intuito de aferirmos sobre a utilização das TIC na escola e a formação dada nesta área.Com os professores da turma envolvida no estudo optámos pela técnica do Focus Group na fase final do estudo para recolher a informação capaz de melhor compreender os efeitos das metodologias aplicadas. Também foram realizados inquéritos aos professores, por um lado, e aos alunos, por outro, da turma, para sobre a sua perceção acerca do uso das TIC em geral e do uso da Plataforma Moodle nas salas de aula, bem como vantagens e desvantagens da utilização da mesma. Para análise dos dados usou-se uma análise qualitativa combinada com elementos de análise quantitativa. Os resultados obtidos indicam, entre outros resultados, que os docentes consideram a utilização da Moodle uma mais-valia na aprendizagem dos alunos e que os alunos acham que todos os professores deveriam utilizar a plataforma Moodle em sala de aula. Durante este estudo não foram observadas melhorias nos resultados escolares de grande parte dos alunos envolvidos.
id RCAP_38a57abd748b4321ec4265cbd59406d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17315
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização da plataforma Moodle nas salas de aulas : contributos para a aprendizagem colaborativa nos cursos de ensino profissionalAprendizagem colaborativaCursos profissionaisTICMoodleCollaborative learningProfessional coursesICTDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo apresenta e analisa uma investigação sobre o uso educativo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), envolvendo o uso da Plataforma Moodle no primeiro ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos. O objetivo desta investigação é procurar saber de que forma é que a utilização da plataforma Moodle nas salas de aula contribui para a aprendizagem colaborativa nos cursos profissionais, em particular neste. Para tal foram realizadas entrevistas ao administrador da plataforma Moodle da escola com o fim de obtermos dados sobre quem usa a plataforma e de que forma o faz; e ao Coordenador TIC com o intuito de aferirmos sobre a utilização das TIC na escola e a formação dada nesta área.Com os professores da turma envolvida no estudo optámos pela técnica do Focus Group na fase final do estudo para recolher a informação capaz de melhor compreender os efeitos das metodologias aplicadas. Também foram realizados inquéritos aos professores, por um lado, e aos alunos, por outro, da turma, para sobre a sua perceção acerca do uso das TIC em geral e do uso da Plataforma Moodle nas salas de aula, bem como vantagens e desvantagens da utilização da mesma. Para análise dos dados usou-se uma análise qualitativa combinada com elementos de análise quantitativa. Os resultados obtidos indicam, entre outros resultados, que os docentes consideram a utilização da Moodle uma mais-valia na aprendizagem dos alunos e que os alunos acham que todos os professores deveriam utilizar a plataforma Moodle em sala de aula. Durante este estudo não foram observadas melhorias nos resultados escolares de grande parte dos alunos envolvidos.This study presents and analyzes a research on the educational use of Information and Communication Technologies (ICT) involving the use of the Moodle platform in the first year of the Professional Course Technical of Management of Computer Equipment. The objective of this investigation is to find out how the use of Moodle in the classroom contributes to the collaborative learning in professional courses, particularly in this. For such, interviews were conducted to director of platform Moodle school in order to obtain data about who uses the platform and how they do it; and ICT Coordinator in order to obtain data on the use of ICT in school and given training in this area. With class teachers involved in the study we opted for the Focus Group technique in the final phase of the study to gather information to better understand the effects of the methodologies applied. Surveys were also conducted for class teachers on the one hand, and students in the class on the other, to find out their perception about the use of ICT in general and the use of Moodle in the classroom as well as advantages and disadvantages of using the same. Data analysis used a qualitative analysis combined with elements of quantitative analysis. The results indicate, among other results, that teachers consider the use of Moodle a gain in student learning and students think all teachers should use Moodle in the classroom. During this study, no improvements were observed on school results of many of the students involved.Freitas, João Correia deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMinhós, Sandra Aracy Alfaia Pequenão2015-04-27T10:53:27Z2015-02-2420142015-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17315TID:201327384porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-09T01:35:32Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17315Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:31.258120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da plataforma Moodle nas salas de aulas : contributos para a aprendizagem colaborativa nos cursos de ensino profissional
title A utilização da plataforma Moodle nas salas de aulas : contributos para a aprendizagem colaborativa nos cursos de ensino profissional
spellingShingle A utilização da plataforma Moodle nas salas de aulas : contributos para a aprendizagem colaborativa nos cursos de ensino profissional
Minhós, Sandra Aracy Alfaia Pequenão
Aprendizagem colaborativa
Cursos profissionais
TIC
Moodle
Collaborative learning
Professional courses
ICT
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A utilização da plataforma Moodle nas salas de aulas : contributos para a aprendizagem colaborativa nos cursos de ensino profissional
title_full A utilização da plataforma Moodle nas salas de aulas : contributos para a aprendizagem colaborativa nos cursos de ensino profissional
title_fullStr A utilização da plataforma Moodle nas salas de aulas : contributos para a aprendizagem colaborativa nos cursos de ensino profissional
title_full_unstemmed A utilização da plataforma Moodle nas salas de aulas : contributos para a aprendizagem colaborativa nos cursos de ensino profissional
title_sort A utilização da plataforma Moodle nas salas de aulas : contributos para a aprendizagem colaborativa nos cursos de ensino profissional
author Minhós, Sandra Aracy Alfaia Pequenão
author_facet Minhós, Sandra Aracy Alfaia Pequenão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, João Correia de
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Minhós, Sandra Aracy Alfaia Pequenão
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa
Cursos profissionais
TIC
Moodle
Collaborative learning
Professional courses
ICT
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem colaborativa
Cursos profissionais
TIC
Moodle
Collaborative learning
Professional courses
ICT
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este estudo apresenta e analisa uma investigação sobre o uso educativo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), envolvendo o uso da Plataforma Moodle no primeiro ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos. O objetivo desta investigação é procurar saber de que forma é que a utilização da plataforma Moodle nas salas de aula contribui para a aprendizagem colaborativa nos cursos profissionais, em particular neste. Para tal foram realizadas entrevistas ao administrador da plataforma Moodle da escola com o fim de obtermos dados sobre quem usa a plataforma e de que forma o faz; e ao Coordenador TIC com o intuito de aferirmos sobre a utilização das TIC na escola e a formação dada nesta área.Com os professores da turma envolvida no estudo optámos pela técnica do Focus Group na fase final do estudo para recolher a informação capaz de melhor compreender os efeitos das metodologias aplicadas. Também foram realizados inquéritos aos professores, por um lado, e aos alunos, por outro, da turma, para sobre a sua perceção acerca do uso das TIC em geral e do uso da Plataforma Moodle nas salas de aula, bem como vantagens e desvantagens da utilização da mesma. Para análise dos dados usou-se uma análise qualitativa combinada com elementos de análise quantitativa. Os resultados obtidos indicam, entre outros resultados, que os docentes consideram a utilização da Moodle uma mais-valia na aprendizagem dos alunos e que os alunos acham que todos os professores deveriam utilizar a plataforma Moodle em sala de aula. Durante este estudo não foram observadas melhorias nos resultados escolares de grande parte dos alunos envolvidos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-04-27T10:53:27Z
2015-02-24
2015-02-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/17315
TID:201327384
url http://hdl.handle.net/10400.14/17315
identifier_str_mv TID:201327384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131823902556161