A utilização da plataforma Moodle nas salas de aulas : contributos para a aprendizagem colaborativa nos cursos de ensino profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/17315 |
Resumo: | Este estudo apresenta e analisa uma investigação sobre o uso educativo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), envolvendo o uso da Plataforma Moodle no primeiro ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos. O objetivo desta investigação é procurar saber de que forma é que a utilização da plataforma Moodle nas salas de aula contribui para a aprendizagem colaborativa nos cursos profissionais, em particular neste. Para tal foram realizadas entrevistas ao administrador da plataforma Moodle da escola com o fim de obtermos dados sobre quem usa a plataforma e de que forma o faz; e ao Coordenador TIC com o intuito de aferirmos sobre a utilização das TIC na escola e a formação dada nesta área.Com os professores da turma envolvida no estudo optámos pela técnica do Focus Group na fase final do estudo para recolher a informação capaz de melhor compreender os efeitos das metodologias aplicadas. Também foram realizados inquéritos aos professores, por um lado, e aos alunos, por outro, da turma, para sobre a sua perceção acerca do uso das TIC em geral e do uso da Plataforma Moodle nas salas de aula, bem como vantagens e desvantagens da utilização da mesma. Para análise dos dados usou-se uma análise qualitativa combinada com elementos de análise quantitativa. Os resultados obtidos indicam, entre outros resultados, que os docentes consideram a utilização da Moodle uma mais-valia na aprendizagem dos alunos e que os alunos acham que todos os professores deveriam utilizar a plataforma Moodle em sala de aula. Durante este estudo não foram observadas melhorias nos resultados escolares de grande parte dos alunos envolvidos. |
id |
RCAP_38a57abd748b4321ec4265cbd59406d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17315 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização da plataforma Moodle nas salas de aulas : contributos para a aprendizagem colaborativa nos cursos de ensino profissionalAprendizagem colaborativaCursos profissionaisTICMoodleCollaborative learningProfessional coursesICTDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo apresenta e analisa uma investigação sobre o uso educativo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), envolvendo o uso da Plataforma Moodle no primeiro ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos. O objetivo desta investigação é procurar saber de que forma é que a utilização da plataforma Moodle nas salas de aula contribui para a aprendizagem colaborativa nos cursos profissionais, em particular neste. Para tal foram realizadas entrevistas ao administrador da plataforma Moodle da escola com o fim de obtermos dados sobre quem usa a plataforma e de que forma o faz; e ao Coordenador TIC com o intuito de aferirmos sobre a utilização das TIC na escola e a formação dada nesta área.Com os professores da turma envolvida no estudo optámos pela técnica do Focus Group na fase final do estudo para recolher a informação capaz de melhor compreender os efeitos das metodologias aplicadas. Também foram realizados inquéritos aos professores, por um lado, e aos alunos, por outro, da turma, para sobre a sua perceção acerca do uso das TIC em geral e do uso da Plataforma Moodle nas salas de aula, bem como vantagens e desvantagens da utilização da mesma. Para análise dos dados usou-se uma análise qualitativa combinada com elementos de análise quantitativa. Os resultados obtidos indicam, entre outros resultados, que os docentes consideram a utilização da Moodle uma mais-valia na aprendizagem dos alunos e que os alunos acham que todos os professores deveriam utilizar a plataforma Moodle em sala de aula. Durante este estudo não foram observadas melhorias nos resultados escolares de grande parte dos alunos envolvidos.This study presents and analyzes a research on the educational use of Information and Communication Technologies (ICT) involving the use of the Moodle platform in the first year of the Professional Course Technical of Management of Computer Equipment. The objective of this investigation is to find out how the use of Moodle in the classroom contributes to the collaborative learning in professional courses, particularly in this. For such, interviews were conducted to director of platform Moodle school in order to obtain data about who uses the platform and how they do it; and ICT Coordinator in order to obtain data on the use of ICT in school and given training in this area. With class teachers involved in the study we opted for the Focus Group technique in the final phase of the study to gather information to better understand the effects of the methodologies applied. Surveys were also conducted for class teachers on the one hand, and students in the class on the other, to find out their perception about the use of ICT in general and the use of Moodle in the classroom as well as advantages and disadvantages of using the same. Data analysis used a qualitative analysis combined with elements of quantitative analysis. The results indicate, among other results, that teachers consider the use of Moodle a gain in student learning and students think all teachers should use Moodle in the classroom. During this study, no improvements were observed on school results of many of the students involved.Freitas, João Correia deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMinhós, Sandra Aracy Alfaia Pequenão2015-04-27T10:53:27Z2015-02-2420142015-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17315TID:201327384porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-09T01:35:32Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17315Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:31.258120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização da plataforma Moodle nas salas de aulas : contributos para a aprendizagem colaborativa nos cursos de ensino profissional |
title |
A utilização da plataforma Moodle nas salas de aulas : contributos para a aprendizagem colaborativa nos cursos de ensino profissional |
spellingShingle |
A utilização da plataforma Moodle nas salas de aulas : contributos para a aprendizagem colaborativa nos cursos de ensino profissional Minhós, Sandra Aracy Alfaia Pequenão Aprendizagem colaborativa Cursos profissionais TIC Moodle Collaborative learning Professional courses ICT Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A utilização da plataforma Moodle nas salas de aulas : contributos para a aprendizagem colaborativa nos cursos de ensino profissional |
title_full |
A utilização da plataforma Moodle nas salas de aulas : contributos para a aprendizagem colaborativa nos cursos de ensino profissional |
title_fullStr |
A utilização da plataforma Moodle nas salas de aulas : contributos para a aprendizagem colaborativa nos cursos de ensino profissional |
title_full_unstemmed |
A utilização da plataforma Moodle nas salas de aulas : contributos para a aprendizagem colaborativa nos cursos de ensino profissional |
title_sort |
A utilização da plataforma Moodle nas salas de aulas : contributos para a aprendizagem colaborativa nos cursos de ensino profissional |
author |
Minhós, Sandra Aracy Alfaia Pequenão |
author_facet |
Minhós, Sandra Aracy Alfaia Pequenão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, João Correia de Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Minhós, Sandra Aracy Alfaia Pequenão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem colaborativa Cursos profissionais TIC Moodle Collaborative learning Professional courses ICT Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aprendizagem colaborativa Cursos profissionais TIC Moodle Collaborative learning Professional courses ICT Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este estudo apresenta e analisa uma investigação sobre o uso educativo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), envolvendo o uso da Plataforma Moodle no primeiro ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos. O objetivo desta investigação é procurar saber de que forma é que a utilização da plataforma Moodle nas salas de aula contribui para a aprendizagem colaborativa nos cursos profissionais, em particular neste. Para tal foram realizadas entrevistas ao administrador da plataforma Moodle da escola com o fim de obtermos dados sobre quem usa a plataforma e de que forma o faz; e ao Coordenador TIC com o intuito de aferirmos sobre a utilização das TIC na escola e a formação dada nesta área.Com os professores da turma envolvida no estudo optámos pela técnica do Focus Group na fase final do estudo para recolher a informação capaz de melhor compreender os efeitos das metodologias aplicadas. Também foram realizados inquéritos aos professores, por um lado, e aos alunos, por outro, da turma, para sobre a sua perceção acerca do uso das TIC em geral e do uso da Plataforma Moodle nas salas de aula, bem como vantagens e desvantagens da utilização da mesma. Para análise dos dados usou-se uma análise qualitativa combinada com elementos de análise quantitativa. Os resultados obtidos indicam, entre outros resultados, que os docentes consideram a utilização da Moodle uma mais-valia na aprendizagem dos alunos e que os alunos acham que todos os professores deveriam utilizar a plataforma Moodle em sala de aula. Durante este estudo não foram observadas melhorias nos resultados escolares de grande parte dos alunos envolvidos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-04-27T10:53:27Z 2015-02-24 2015-02-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/17315 TID:201327384 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/17315 |
identifier_str_mv |
TID:201327384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131823902556161 |