A aprendizagem de conceitos matemáticos na Educação PréEscolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Beatriz Alexandra Batista
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10881
Resumo: Para que os alunos se sintam motivados a aprender matemática é importante considerar estratégias que lhes despertem o interesse para que resulte num bom aproveitamento. Desta forma, o professor deve conseguir identificar as dificuldades e encontrar alternativas metodológicas que os auxiliem na aprendizagem dos conceitos matemáticos. A matemática está presente no dia a dia e nem sempre lhe é dada o devido valor. Muitas vezes aparece como uma ciência isolada e este trabalho pretende equacionar as vantagens da sua aprendizagem através de histórias infantis e de jogos. As crianças adoram histórias infantis e o facto de poder incluir a matemática, torna-se uma mais valia para a aprendizagem, tanto dos conceitos matemáticos como da própria linguagem. De forma inconsciente, vão captando noções importantes para a sua vida. Também os jogos apresentam um papel importante na vida das crianças e associálos à matemática torna-os mais aliciantes. Quando estes dois recursos podem ser pensados e preparados pelas crianças ou pelos alunos, em conjunto com o educador/professor, tornam-se instrumentos ainda mais enriquecedores e motivantes. Este Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada (PES) é composto por uma componente teórica: a matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), baseada em autores de referência, que abrange a conexão da matemática com as histórias infantis e o uso dos jogos como recursos didáticos; e por uma componente prática que consiste na descrição detalhada das atividades implementadas na PES tanto em contexto de educação Pré-Escolar como de 1.º CEB, apresentando ainda algumas propostas de atividades possíveis de desenvolver futuramente.
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