A Relação entre Socialização e Comportamentos de Cidadania Organizacional: o papel mediador do Compromisso Organizacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/34958 |
Resumo: | A socialização organizacional refere-se à forma pela qual o novo funcionário é integrado na organização e de que modo é estabelecido o processo de aprendizagem. Durante este desenvolvimento a pessoa vai consolidando os seus valores e crenças que irão determinar as suas escolhas ao longo da vida. Neste estudo, será aprofundada a relação entre socialização organizacional e os comportamentos de cidadania organizacional (CCO), tendo em conta que a socialização tem sido vista como um meio favorecido à transmissão da cultura organizacional e pode impactar nos CCO. Estes são vistos como comportamentos discricionários que não são explicitamente exigidos e reconhecidos pelo sistema de recompensas da organização, mas que são um fator fulcral na sobrevivência da mesma, pois estes podem maximizar a eficiência e o desempenho, contribuindo para o aumento da qualidade dos serviços prestados. Assim sendo, tendo por base as evidências empíricas existentes, pretende-se investigar o papel mediador do compromisso organizacional afetivo nesta relação. Este, tem uma quantidade exaustiva de estudos, que revelam ser um indicador de produtividade para a empresa e que está associado a uma atitude que revela que o indivíduo se identifica com a organização, desejando continuar a fazer parte da mesma. A amostragem deste estudo é relativa à população ativa portuguesa (n=128), quer no setor público, quer no privado. Os resultados obtidos permitiram verificar, de um modo geral, que a perceção favorável da socialização organizacional está significativamente relacionada com os CCO. Adicionalmente constatou-se o papel mediador do compromisso organizacional afetivo na relação entre socialização organizacional e CCO. As implicações destes resultados para a gestão dos recursos humanos serão aprofundadas e discutidas. |
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A Relação entre Socialização e Comportamentos de Cidadania Organizacional: o papel mediador do Compromisso OrganizacionalSocialização organizacionalComportamentos de cidadania organizacionalCompromisso organizacional afetivoIntegraçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA socialização organizacional refere-se à forma pela qual o novo funcionário é integrado na organização e de que modo é estabelecido o processo de aprendizagem. Durante este desenvolvimento a pessoa vai consolidando os seus valores e crenças que irão determinar as suas escolhas ao longo da vida. Neste estudo, será aprofundada a relação entre socialização organizacional e os comportamentos de cidadania organizacional (CCO), tendo em conta que a socialização tem sido vista como um meio favorecido à transmissão da cultura organizacional e pode impactar nos CCO. Estes são vistos como comportamentos discricionários que não são explicitamente exigidos e reconhecidos pelo sistema de recompensas da organização, mas que são um fator fulcral na sobrevivência da mesma, pois estes podem maximizar a eficiência e o desempenho, contribuindo para o aumento da qualidade dos serviços prestados. Assim sendo, tendo por base as evidências empíricas existentes, pretende-se investigar o papel mediador do compromisso organizacional afetivo nesta relação. Este, tem uma quantidade exaustiva de estudos, que revelam ser um indicador de produtividade para a empresa e que está associado a uma atitude que revela que o indivíduo se identifica com a organização, desejando continuar a fazer parte da mesma. A amostragem deste estudo é relativa à população ativa portuguesa (n=128), quer no setor público, quer no privado. Os resultados obtidos permitiram verificar, de um modo geral, que a perceção favorável da socialização organizacional está significativamente relacionada com os CCO. Adicionalmente constatou-se o papel mediador do compromisso organizacional afetivo na relação entre socialização organizacional e CCO. As implicações destes resultados para a gestão dos recursos humanos serão aprofundadas e discutidas.Organizational socialization refers to how the new employee is integrated into the organization and how the learning process is established. During this development, the person consolidates his values and beliefs that will determine his choices throughout life. In this study, the relationship between organizational socialization and organizational citizenship behaviors (OCB) will be deepened, taking into account that socialization has been seen as a mechanism to the transmission of the organizational culture and may impact the OCBs. OCBs are seen as discretionary behaviors that are not explicitly required and recognized by the organization's reward system. They consist of a key factor in the organization's survival, as they can maximize efficiency and performance, contributing to increasing the quality of services provided. Therefore, based on existing empirical evidence, it is intended to investigate the mediating role of affective organizational commitment in this relationship. There is an exhaustive amount of studies on affective organizational commitment, which prove to be an indicator of productivity for the company and which is associated with an attitude that reveals that the individual identifies with the organization, wishing to continue being part of it. The sample of this study is related to the Portuguese active population (n = 128), both in the public and private sectors. The results obtained made it possible to verify, in general, that a favorable perception of organizational socialization is significantly related to the OCBs. Additionally, the mediating role of affective organizational commitment in the relationship between socialization and OCBs was found. The implications of these results for human resource management will be further explored and discussed.Lopes, SílviaRepositório ComumNascimento, Tânia Filipa Levezinho2021-01-27T16:09:04Z2020-11-242020-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/34958TID:202587622porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:50Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/34958Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:18.809151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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