Performatividade e distinções escolares no contexto da escola pública: tendências internacionais e especificidades do contexto português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quaresma,Maria Luísa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Torres,Leonor Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732017000300003
Resumo: Performatividade e distinções escolares no contexto da escola pública: tendências internacionais e especificidades do contexto português.Partindo de uma análise multidimensional da excelência académica, discute-se o papel dos rituais de distinção dos melhores alunos na escola pública. Com base numa metodologia multiescalar, procede-se ao levantamento de práticas de premiação adotadas em países mais próximos da ideologia neoliberal (EUA, Reino Unido, França e Chile) e também ao mapeamento dos mecanismos de distinção implementados nas escolas secundárias portuguesas. Os resultados apontam para a expansão global da ritualização das distinções, embora se evidenciem diferentes apropriações nacionais e locais, decorrentes das especificidades das escolas e do meio envolvente
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