A pontuação em manuais didáticos de língua portuguesa
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3095 |
Resumo: | Esta pesquisa analisa as propostas de ensino relativas aos sinais de pontuação nas coleções: Português: uma proposta para o letramento e Português: linguagens. Nossa motivação sur- giu da preocupação que temos sobre como os sinais de pontuação são abordados nos manuais didáticos de Português distribuídos nas escolas públicas brasileiras. Para alicerçar nossa investi- gação, recorremos às contribuições da Análise Dialógica do Discurso, tendo como aporte alguns conceitos-chave desenvolvidos por Bakhtin e o Círculo, tais como: diálogo e dialogismo. Da per- spectiva metodológica, foram propostos dois eixos. No primeiro, desenvolvemos o aporte teórico da pesquisa. No eixo prático, analisamos duas atividades didáticas sobre o emprego da pontuação. Os resultados apontaram consideráveis diferenças de abordagens sobre a pontuação entre as duas coleções, das quais destacamos a distribuição heterogênea do conteúdo em anos escolares distin- tos, bem como a concentração dada à modalidade oral para a abordagem da pontuação na coleção Português: uma proposta para o letramento. |
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A pontuação em manuais didáticos de língua portuguesaEsta pesquisa analisa as propostas de ensino relativas aos sinais de pontuação nas coleções: Português: uma proposta para o letramento e Português: linguagens. Nossa motivação sur- giu da preocupação que temos sobre como os sinais de pontuação são abordados nos manuais didáticos de Português distribuídos nas escolas públicas brasileiras. Para alicerçar nossa investi- gação, recorremos às contribuições da Análise Dialógica do Discurso, tendo como aporte alguns conceitos-chave desenvolvidos por Bakhtin e o Círculo, tais como: diálogo e dialogismo. Da per- spectiva metodológica, foram propostos dois eixos. No primeiro, desenvolvemos o aporte teórico da pesquisa. No eixo prático, analisamos duas atividades didáticas sobre o emprego da pontuação. Os resultados apontaram consideráveis diferenças de abordagens sobre a pontuação entre as duas coleções, das quais destacamos a distribuição heterogênea do conteúdo em anos escolares distin- tos, bem como a concentração dada à modalidade oral para a abordagem da pontuação na coleção Português: uma proposta para o letramento.Redis: Revista de Estudos do discurso2017-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3095oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3095Redis: Revista de Estudos do discurso; N.º 4 (2015): Redis: Revista de Estudos do Discurso; 200-2282183-3958reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3095https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3095/2818Direitos de Autor (c) 2017 Redis: Revista de Estudos do discursoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Anderson Cristiano da2022-09-22T10:26:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3095Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:13.484013Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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