ENSINO DE PONTUAÇÃO EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anderson Cristiano da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/682
Resumo: Esta pesquisa é um recorte de nossa tese que analisou as atividades didáticas relativas aos sinais de pontuação presentes nos volumes do 6º ao 9º ano de duas coleções: Português: uma proposta para o letramento e Português: linguagens, na qual nos restringimos a apresentar apenas essa última. Para alicerçar nossa investigação, a pesquisa teve como arcabouço teórico as contribuições da Análise Dialógica do Discurso (ADD), concebida a partir dos trabalhos de Bakhtin e o Círculo, elegendo relações dialógicas como conceito-chave. Da perspectiva organizacional, foram apresentados dois eixos: (i) apresentação do conceito-chave elencado; (ii) a descrição e análise das atividades didáticas sobre o ensino da pontuação na coleção elencada. Em nossas considerações, observamos a concentração do conteúdo em um único volume, o que pode implicar alguns aspectos negativos, como, a responsabilidade do professor daquela série em identificar e aprofundar possíveis lacunas que a coleção tenha deixado sobre a respeito dos sinais de pontuação.
id UNIVAP-1_db0850a2dc9c2134d5a2dfbdf3814101
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/682
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling ENSINO DE PONTUAÇÃO EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DIALÓGICASinais de pontuaçãoLivro didático de portuguêsAnálise dialógica do discursopontuaçãoEsta pesquisa é um recorte de nossa tese que analisou as atividades didáticas relativas aos sinais de pontuação presentes nos volumes do 6º ao 9º ano de duas coleções: Português: uma proposta para o letramento e Português: linguagens, na qual nos restringimos a apresentar apenas essa última. Para alicerçar nossa investigação, a pesquisa teve como arcabouço teórico as contribuições da Análise Dialógica do Discurso (ADD), concebida a partir dos trabalhos de Bakhtin e o Círculo, elegendo relações dialógicas como conceito-chave. Da perspectiva organizacional, foram apresentados dois eixos: (i) apresentação do conceito-chave elencado; (ii) a descrição e análise das atividades didáticas sobre o ensino da pontuação na coleção elencada. Em nossas considerações, observamos a concentração do conteúdo em um único volume, o que pode implicar alguns aspectos negativos, como, a responsabilidade do professor daquela série em identificar e aprofundar possíveis lacunas que a coleção tenha deixado sobre a respeito dos sinais de pontuação.IBICT2017-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/68210.18066/revistaunivap.v22i40.682Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 255Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 2552237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/682/618Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Anderson Cristiano da2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/682Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE PONTUAÇÃO EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA
title ENSINO DE PONTUAÇÃO EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA
spellingShingle ENSINO DE PONTUAÇÃO EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA
Silva, Anderson Cristiano da
Sinais de pontuação
Livro didático de português
Análise dialógica do discurso
pontuação
title_short ENSINO DE PONTUAÇÃO EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA
title_full ENSINO DE PONTUAÇÃO EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA
title_fullStr ENSINO DE PONTUAÇÃO EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA
title_full_unstemmed ENSINO DE PONTUAÇÃO EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA
title_sort ENSINO DE PONTUAÇÃO EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA
author Silva, Anderson Cristiano da
author_facet Silva, Anderson Cristiano da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Anderson Cristiano da
dc.subject.por.fl_str_mv Sinais de pontuação
Livro didático de português
Análise dialógica do discurso
pontuação
topic Sinais de pontuação
Livro didático de português
Análise dialógica do discurso
pontuação
description Esta pesquisa é um recorte de nossa tese que analisou as atividades didáticas relativas aos sinais de pontuação presentes nos volumes do 6º ao 9º ano de duas coleções: Português: uma proposta para o letramento e Português: linguagens, na qual nos restringimos a apresentar apenas essa última. Para alicerçar nossa investigação, a pesquisa teve como arcabouço teórico as contribuições da Análise Dialógica do Discurso (ADD), concebida a partir dos trabalhos de Bakhtin e o Círculo, elegendo relações dialógicas como conceito-chave. Da perspectiva organizacional, foram apresentados dois eixos: (i) apresentação do conceito-chave elencado; (ii) a descrição e análise das atividades didáticas sobre o ensino da pontuação na coleção elencada. Em nossas considerações, observamos a concentração do conteúdo em um único volume, o que pode implicar alguns aspectos negativos, como, a responsabilidade do professor daquela série em identificar e aprofundar possíveis lacunas que a coleção tenha deixado sobre a respeito dos sinais de pontuação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/682
10.18066/revistaunivap.v22i40.682
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/682
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/682/618
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 255
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 255
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042286465384448