A pontuação em manuais didáticos de língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3095 |
Resumo: | This research analyzes the educational proposals for the punctuation marks in the collections Português: uma proposta para o letramento and Português: linguagens. Our motivation arose from the concern we have about the punctuation marks are covered in textbooks of Portuguese and distributed in Brazilian public schools. In support our research, we used the contributions of Dialogic Discourse Analysis, taking as input some key concepts developed by Bakhtin and the Circle, such as dialogue and dilogism. From the methodological perspective, it was proposed two axes. At first, we developed the theoretical research contribution. In practical axis, we analyzed two educational activities about the use of punctuation. The results showed significant differences about punctuation marks between the two collections, which highlight the heterogeneous distribution of the content in different years, and the concentration given to the oral modality in Português: uma proposta para o letramento. |
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A pontuação em manuais didáticos de língua portuguesaThis research analyzes the educational proposals for the punctuation marks in the collections Português: uma proposta para o letramento and Português: linguagens. Our motivation arose from the concern we have about the punctuation marks are covered in textbooks of Portuguese and distributed in Brazilian public schools. In support our research, we used the contributions of Dialogic Discourse Analysis, taking as input some key concepts developed by Bakhtin and the Circle, such as dialogue and dilogism. From the methodological perspective, it was proposed two axes. At first, we developed the theoretical research contribution. In practical axis, we analyzed two educational activities about the use of punctuation. The results showed significant differences about punctuation marks between the two collections, which highlight the heterogeneous distribution of the content in different years, and the concentration given to the oral modality in Português: uma proposta para o letramento.Esta pesquisa analisa as propostas de ensino relativas aos sinais de pontuação nas coleções: Português: uma proposta para o letramento e Português: linguagens. Nossa motivação surgiu da preocupação que temos sobre como os sinais de pontuação são abordados nos manuais didáticos de Português distribuídos nas escolas públicas brasileiras. Para alicerçar nossa investigação, recorremos às contribuições da Análise Dialógica do Discurso, tendo como aporte alguns conceitos-chave desenvolvidos por Bakhtin e o Círculo, tais como: diálogo e dialogismo. Da perspectiva metodológica, foram propostos dois eixos. No primeiro, desenvolvemos o aporte teórico da pesquisa. No eixo prático, analisamos duas atividades didáticas sobre o emprego da pontuação. Os resultados apontaram consideráveis diferenças de abordagens sobre a pontuação entre as duas coleções, das quais destacamos a distribuição heterogênea do conteúdo em anos escolares distin- tos, bem como a concentração dada à modalidade oral para a abordagem da pontuação na coleção Português: uma proposta para o letramento.Redis: Revista de Estudos do Discurso2015-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3095Redis: Revista de Estudos do Discurso; N.º 4 (2015): REDIS: Revista de Estudos do Discurso; 200-2282183-3958reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3095https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3095/2818Direitos de Autor (c) 2017 Redis: Revista de Estudos do discursoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Anderson Cristiano da2023-01-13T11:15:27Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/3095Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:32.903267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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