Marcas de luxo : perceções do cliente sobre a marca, lealdade e disponibilidade para pagar um preço premium

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Edna Palmeira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29943
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
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spelling Marcas de luxo : perceções do cliente sobre a marca, lealdade e disponibilidade para pagar um preço premiumluxoexclusividadeprestígiointimidade com o clientelealdade à marcapreço premiumluxuryexclusivityprestigecustomer intimacybrand loyaltypremium priceMestrado Bolonha em MarketingApesar do clima de tensão política e económica com que o mundo se depara, verificou-se um crescimento do mercado de bens de luxo nos últimos anos, tornando-se importante estudar as motivações que conduzem à compra desses bens. Desta forma, pretende-se estudar o comportamento do cliente, percebendo como é que as perceções sobre a marca como a exclusividade, prestígio e intimidade com o cliente influenciam a lealdade à marca. Os preços elevados dos artigos de luxo são uma constante neste mercado, por isso, será estudada a relação entre a lealdade à marca e a disponibilidade para pagar um preço premium, pois, é necessário compreender porque é que os compradores de marcas de luxo estão dispostos a despender de valores muito elevados para comprarem determinados artigos de luxo. Ainda, serão abordadas questões relacionadas ao status social percebido e ao passa a palavra eletrónico, a fim de obter um melhor entendimento do estudo. O presente estudo apresenta uma metodologia quantitativa, orientada através de um questionário divulgado online. Deste, obteve-se uma amostragem não-probabilística por conveniência onde foram alcançadas 486 respostas, porém, apenas 151 foram consideradas válidas. Os dados resultantes, utilizando do método de modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados (PLS-SEM), demonstraram que apenas a exclusividade da marca e a intimidade com o cliente impactam positivamente a lealdade à marca. Contrariamente, foi observado que o prestígio não tem o mesmo impacto que as perceções anteriores. Concluiu-se também que a lealdade à marca se relaciona positivamente com a disponibilidade para pagar um preço premium. Também foi possível retirar conclusões relacionadas com o papel do status social percebido e do passa a palavra eletrónico. Academicamente, esta pesquisa permitiu trazer mais evidências empíricas para o tema da gestão de marcas de luxo e comportamento do consumidor, nomeadamente, para a teoria do consumo conspícuo. Ainda, foi possível concluir de que maneira as perceções à cerca da marca levam a uma maior lealdade para com a mesma e, por consequente, torna os clientes mais disponíveis para pagar um preço premium. A nível empresarial, permite que as organizações adaptem as suas estratégias de modo a obterem clientes mais leais e dispostos a pagar preços elevados pelos produtos de luxo.Despite the climate of political and economic tension that the world faces, there has been a growth in the luxury goods market in recent years, making it important to study the motivations behind the purchase of luxury goods. In this way, the aim is to study customer behavior, understanding how perceptions of the brand, such as exclusivity, prestige, and customer intimacy, influence brand loyalty. The high prices of luxury items are a constant in this market, so the relationship between brand loyalty and willingness to pay a premium price will be studied because it is necessary to understand why buyers of luxury brands are willing to spend very high amounts to purchase certain luxury items. Furthermore, issues related to perceived social status and electronic word-of-mouth will be addressed in order to gain a better understanding of the study. This study presents a quantitative methodology, conducted through an online questionnaire. From this, a non-probabilistic convenience sampling was obtained, with 486 responses obtained, but only 151 were considered valid. The resulting data, using the Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM) method, showed that only brand exclusivity and customer intimacy positively impact brand loyalty. In contrast, it was observed that prestige does not have the same impact as the previous perceptions. It was also concluded that brand loyalty is positively related to the willingness to pay a premium price. Conclusions were also drawn regarding the role of perceived social status and electronic word-of-mouth. Academically, this research allowed for more empirical evidence on the topic of luxury brand management and consumer behavior, particularly for the theory of conspicuous consumption. It also demonstrated how brand perceptions lead to greater loyalty and, consequently, make customers more willing to pay premium prices. On a business level, it allows organizations to adapt their strategies in order to gain more loyal customers willing to pay high prices for luxury products.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaNogueira, Edna Palmeira2024-01-25T13:25:54Z2023-102023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29943porNogueira, Edna Palmeira (2023). “Marcas de luxo : perceções do cliente sobre a marca, lealdade e disponibilidade para pagar um preço premium”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:34:13Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29943Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:22.891462Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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