Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Pedro Gonçalo Batista
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3328
Resumo: O Estágio Pedagógico (EP) é o culminar de uma etapa de formação, do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundários (MEEFEBS), da Universidade da Madeira (UMa), desenvolvido em regime de supervisão pedagógica, que confere a habilitação profissional para a docência. Nele se incluem atividades no âmbito a Prática Letiva (PL) no grupo de docência de Educação Física (EF), de Intervenção na Comunidade Escolar (AICE), de integração no Meio (AIM), bem como de Natureza de Cientifico-Pedagógica, na sua vertente individual e coletiva (ACPI e ACPC). As atividades inseridas na PL consistiram na organização do ensino, na preparação e lecionação das aulas, na reflexão sobre a avaliação, o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e do processo de ensino. A esta atividade acresce ainda a observação de aulas de outros professores. As AICE incidiram sobre a participação em realizações previstas na Planificação do grupo de professores de EF, o “Corta-Mato” e o “Festival de Desporto da Levada”, visando o enriquecimento da vida escolar. As AIM compreenderam a participação e organização de duas atividades, cuja finalidade foi promover a ligação da Escola com o Meio. Envolveu a Caraterização da Turma 4, do 9.º ano, do ensino Básico, da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva (EBSAAS) e uma Atividade de Extensão Curricular (AEC) designada “Aula Tabata em Família”. As ACPI e as ACPC surgiram para dar resposta a necessidades e interesses identificados no núcleo de estágio, tendo sido abordado o potencial educativo da Dança e dos jogos reduzidos no Ensino do Futebol. Assim, o presente Relatório centra-se na análise do percurso em cada uma das quatro áreas que compõem o EP e também na articulação e integração dessas áreas.
id RCAP_38db0d97b556a7c2894f2e3380b8cde7
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3328
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da SilvaEstágio pedagógicoEducação físicaProcesso de ensino-aprendizagemProfessorAlunoPedagogical internshipPhysical educationTeaching-learning processTeacherStudentEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO Estágio Pedagógico (EP) é o culminar de uma etapa de formação, do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundários (MEEFEBS), da Universidade da Madeira (UMa), desenvolvido em regime de supervisão pedagógica, que confere a habilitação profissional para a docência. Nele se incluem atividades no âmbito a Prática Letiva (PL) no grupo de docência de Educação Física (EF), de Intervenção na Comunidade Escolar (AICE), de integração no Meio (AIM), bem como de Natureza de Cientifico-Pedagógica, na sua vertente individual e coletiva (ACPI e ACPC). As atividades inseridas na PL consistiram na organização do ensino, na preparação e lecionação das aulas, na reflexão sobre a avaliação, o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e do processo de ensino. A esta atividade acresce ainda a observação de aulas de outros professores. As AICE incidiram sobre a participação em realizações previstas na Planificação do grupo de professores de EF, o “Corta-Mato” e o “Festival de Desporto da Levada”, visando o enriquecimento da vida escolar. As AIM compreenderam a participação e organização de duas atividades, cuja finalidade foi promover a ligação da Escola com o Meio. Envolveu a Caraterização da Turma 4, do 9.º ano, do ensino Básico, da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva (EBSAAS) e uma Atividade de Extensão Curricular (AEC) designada “Aula Tabata em Família”. As ACPI e as ACPC surgiram para dar resposta a necessidades e interesses identificados no núcleo de estágio, tendo sido abordado o potencial educativo da Dança e dos jogos reduzidos no Ensino do Futebol. Assim, o presente Relatório centra-se na análise do percurso em cada uma das quatro áreas que compõem o EP e também na articulação e integração dessas áreas.The Pedagogical Internship is the culmination of a training stage of the Master's degree programme in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, of the University of Madeira, carried out in a pedagogical supervision regime, which confers the professional qualification for teaching. It includes activities in the scope of Practice Teaching in the teaching group of Physical Education, Intervention in the School Community, Integration in the Environment, as well as Activities of a Scientific-Pedagogical Nature in its Individual and Collective aspect. The activities included in the Teaching Practice consisted of the organization of teaching, the preparation and teaching of the classes, the reflection on the evaluation, the development of the students' learning and the teaching process. This activity also included the observation of classes given by other teachers. The Intervention Activities in the School Environment focused on the participation in events included in the planning of the group of EF teachers, the "Corta-Mato" (cross country) and the "Levada Sports Festival", aiming at the enrichment of school life. The Integration Activities in the Middle comprised the participation and organization of two activities, the purpose of which was to promote the connection of the school with the environment. It involved the characterization of Class 4, 9th year of basic education, of the Dr. Ângelo Augusto Silva Primary and Secondary School and a Curricular Extension Activity called "Aula Tabata em Família". The Activities of a Scientific-Pedagogical Nature in its Individual and Collective aspect came about to respond to needs and interests identified in the internship centre, which addressed the educational potential of dance and the short games in teaching football. Therefore, this report focuses on the analysis of the path taken in each of the four areas that make up the Teaching Practice and also on the articulation and integration of these areas.Alves, José Ricardo Velosa Barreto FerreiraDigitUMaMenezes, Pedro Gonçalo Batista2021-04-28T08:35:34Z2021-03-05T00:00:00Z2021-03-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3328202695522porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:16Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3328Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:22.603029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
Menezes, Pedro Gonçalo Batista
Estágio pedagógico
Educação física
Processo de ensino-aprendizagem
Professor
Aluno
Pedagogical internship
Physical education
Teaching-learning process
Teacher
Student
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_full Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_sort Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
author Menezes, Pedro Gonçalo Batista
author_facet Menezes, Pedro Gonçalo Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Pedro Gonçalo Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Processo de ensino-aprendizagem
Professor
Aluno
Pedagogical internship
Physical education
Teaching-learning process
Teacher
Student
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Educação física
Processo de ensino-aprendizagem
Professor
Aluno
Pedagogical internship
Physical education
Teaching-learning process
Teacher
Student
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O Estágio Pedagógico (EP) é o culminar de uma etapa de formação, do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundários (MEEFEBS), da Universidade da Madeira (UMa), desenvolvido em regime de supervisão pedagógica, que confere a habilitação profissional para a docência. Nele se incluem atividades no âmbito a Prática Letiva (PL) no grupo de docência de Educação Física (EF), de Intervenção na Comunidade Escolar (AICE), de integração no Meio (AIM), bem como de Natureza de Cientifico-Pedagógica, na sua vertente individual e coletiva (ACPI e ACPC). As atividades inseridas na PL consistiram na organização do ensino, na preparação e lecionação das aulas, na reflexão sobre a avaliação, o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e do processo de ensino. A esta atividade acresce ainda a observação de aulas de outros professores. As AICE incidiram sobre a participação em realizações previstas na Planificação do grupo de professores de EF, o “Corta-Mato” e o “Festival de Desporto da Levada”, visando o enriquecimento da vida escolar. As AIM compreenderam a participação e organização de duas atividades, cuja finalidade foi promover a ligação da Escola com o Meio. Envolveu a Caraterização da Turma 4, do 9.º ano, do ensino Básico, da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva (EBSAAS) e uma Atividade de Extensão Curricular (AEC) designada “Aula Tabata em Família”. As ACPI e as ACPC surgiram para dar resposta a necessidades e interesses identificados no núcleo de estágio, tendo sido abordado o potencial educativo da Dança e dos jogos reduzidos no Ensino do Futebol. Assim, o presente Relatório centra-se na análise do percurso em cada uma das quatro áreas que compõem o EP e também na articulação e integração dessas áreas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-28T08:35:34Z
2021-03-05T00:00:00Z
2021-03-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3328
202695522
url http://hdl.handle.net/10400.13/3328
identifier_str_mv 202695522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129934488141824