Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aveiro, Andreia Sofia Passos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1902
Resumo: O presente relatório visa expor o trabalho realizado ao longo do estágio pedagógico, que se desenvolveu na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no ano letivo 2016/2017. O Relatório de Estágio tem por finalidade descrever, debater e refletir, de uma forma construtiva e sustentada, todas as atividades desenvolvidas. Neste contexto, no âmbito do estágio pedagógico foram desenvolvidas um conjunto de atividades: (i) prática letiva; (ii) atividades de natureza científico-pedagógicas; (iii) atividades de integração no meio; e (iv) atividades de intervenção na comunidade escolar. Todas as tarefas efetuadas e vivências ao longo do estágio contribuíram para a nossa formação como futuros professores de Educação Física. Mediante o planeamento, análise e controlo dos processos pedagógicos nas diversas abordagens foi possível desenvolvermos a capacidade de autonomia, adaptação, cooperação, liderança e reflexão critica. Enquanto professores de Educação Física o conhecimento e o uso de diferentes ferramentas e estratégias de ensino tais como: dividir a turma por níveis de aprendizagem e adotar o modelo taxonómico nas diferentes matérias de ensino para solicitar os comportamentos desejados nos alunos, como tal estas medidas permitiu-nos o desenvolvimento integral do aluno.
id RCAP_dcd27c2d717b35c6b793dbb76a88740d
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1902
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da SilvaEstágio pedagógicoEducação físicaProcesso de ensino-aprendizagemAlunoReflexãoInternship reportPhysical educationTeaching-learning processStudentReflectionEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório visa expor o trabalho realizado ao longo do estágio pedagógico, que se desenvolveu na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no ano letivo 2016/2017. O Relatório de Estágio tem por finalidade descrever, debater e refletir, de uma forma construtiva e sustentada, todas as atividades desenvolvidas. Neste contexto, no âmbito do estágio pedagógico foram desenvolvidas um conjunto de atividades: (i) prática letiva; (ii) atividades de natureza científico-pedagógicas; (iii) atividades de integração no meio; e (iv) atividades de intervenção na comunidade escolar. Todas as tarefas efetuadas e vivências ao longo do estágio contribuíram para a nossa formação como futuros professores de Educação Física. Mediante o planeamento, análise e controlo dos processos pedagógicos nas diversas abordagens foi possível desenvolvermos a capacidade de autonomia, adaptação, cooperação, liderança e reflexão critica. Enquanto professores de Educação Física o conhecimento e o uso de diferentes ferramentas e estratégias de ensino tais como: dividir a turma por níveis de aprendizagem e adotar o modelo taxonómico nas diferentes matérias de ensino para solicitar os comportamentos desejados nos alunos, como tal estas medidas permitiu-nos o desenvolvimento integral do aluno.This report aims to present the work carried out during the pedagogical stage, which was developed in the Primary and Secondary School Dr. Ângelo Augusto da Silva, in the academic year 2016/2017. The Internship Report is designed to describe, discuss and reflect, in a constructive and sustained way, all the activities carried out. In this context, a set of activities were developed within the pedagogical stage: (i) learner practice; (ii) scientific and pedagogical activities; (iii) integration activities in the environment; and (iv) intervention activities in the school community. All the tasks performed and experiences throughout the internship contributed to our formation as future teachers of Physical Education. Through the planning, analysis and control of pedagogical processes in the various approaches it was possible to develop the capacity for autonomy, adaptation, cooperation, leadership and critical reflection. While teachers of Physical Education the knowledge and the use of different tools and strategies of teaching, allowed us the integral development of the student.Alves, José Ricardo Velosa Barreto FerreiraDigitUMaAveiro, Andreia Sofia Passos2018-04-23T14:43:12Z2018-01-29T00:00:00Z2018-01-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1902201887274porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:38Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1902Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:40.067391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
Aveiro, Andreia Sofia Passos
Estágio pedagógico
Educação física
Processo de ensino-aprendizagem
Aluno
Reflexão
Internship report
Physical education
Teaching-learning process
Student
Reflection
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_full Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_sort Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
author Aveiro, Andreia Sofia Passos
author_facet Aveiro, Andreia Sofia Passos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Aveiro, Andreia Sofia Passos
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Processo de ensino-aprendizagem
Aluno
Reflexão
Internship report
Physical education
Teaching-learning process
Student
Reflection
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Estágio pedagógico
Educação física
Processo de ensino-aprendizagem
Aluno
Reflexão
Internship report
Physical education
Teaching-learning process
Student
Reflection
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente relatório visa expor o trabalho realizado ao longo do estágio pedagógico, que se desenvolveu na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no ano letivo 2016/2017. O Relatório de Estágio tem por finalidade descrever, debater e refletir, de uma forma construtiva e sustentada, todas as atividades desenvolvidas. Neste contexto, no âmbito do estágio pedagógico foram desenvolvidas um conjunto de atividades: (i) prática letiva; (ii) atividades de natureza científico-pedagógicas; (iii) atividades de integração no meio; e (iv) atividades de intervenção na comunidade escolar. Todas as tarefas efetuadas e vivências ao longo do estágio contribuíram para a nossa formação como futuros professores de Educação Física. Mediante o planeamento, análise e controlo dos processos pedagógicos nas diversas abordagens foi possível desenvolvermos a capacidade de autonomia, adaptação, cooperação, liderança e reflexão critica. Enquanto professores de Educação Física o conhecimento e o uso de diferentes ferramentas e estratégias de ensino tais como: dividir a turma por níveis de aprendizagem e adotar o modelo taxonómico nas diferentes matérias de ensino para solicitar os comportamentos desejados nos alunos, como tal estas medidas permitiu-nos o desenvolvimento integral do aluno.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-23T14:43:12Z
2018-01-29T00:00:00Z
2018-01-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1902
201887274
url http://hdl.handle.net/10400.13/1902
identifier_str_mv 201887274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129916430614528