A adaptação da criança e da sua família: a otimização do processo de separação/adaptação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/7373 |
Resumo: | O projeto de investigação visa abordar o processo de separação/adaptação das crianças e suas famílias em contextos de creche e de jardim-de-infância. O projeto foi realizado no âmbito da metodologia qualitativa no seio de um paradigma interpretativo; foi através da investigação-ação que procurei compreender os aspetos inerentes ao processo de adaptação da criança/ família no contexto de creche e jardimde- infância. Como métodos de recolha de dados foram utilizados a entrevista, a observação e as notas de campo. Relativamente ao tema estudado, considero que os meios facilitadores de adaptação para com as crianças e famílias foi sem dúvida um dos subcapítulos que me despertou mais interesse. Creio que os meios facilitadores, funcionam como uma base de apoio para qualquer profissional de educação que pretende que as crianças e famílias se encontrem sempre tranquilas. O presente documento serve para a consolidação de saberes adquiridos ao longo dos estágios e das aulas, quer na Licenciatura em Educação Básica (LEB) quer no Mestrado, não esquecendo a forte contribuição que teve para a construção da identidade profissional. |
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A adaptação da criança e da sua família: a otimização do processo de separação/adaptaçãoEducadora de infânciaProcesso de separaçãoCriançaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioChildhood educatorSeparation processChildO projeto de investigação visa abordar o processo de separação/adaptação das crianças e suas famílias em contextos de creche e de jardim-de-infância. O projeto foi realizado no âmbito da metodologia qualitativa no seio de um paradigma interpretativo; foi através da investigação-ação que procurei compreender os aspetos inerentes ao processo de adaptação da criança/ família no contexto de creche e jardimde- infância. Como métodos de recolha de dados foram utilizados a entrevista, a observação e as notas de campo. Relativamente ao tema estudado, considero que os meios facilitadores de adaptação para com as crianças e famílias foi sem dúvida um dos subcapítulos que me despertou mais interesse. Creio que os meios facilitadores, funcionam como uma base de apoio para qualquer profissional de educação que pretende que as crianças e famílias se encontrem sempre tranquilas. O presente documento serve para a consolidação de saberes adquiridos ao longo dos estágios e das aulas, quer na Licenciatura em Educação Básica (LEB) quer no Mestrado, não esquecendo a forte contribuição que teve para a construção da identidade profissional.The purpose of this research project is the approach to the separation/adaptation process of children and their families in day-nursery and kindergarten contexts. This project was performed within the scope of qualitative methodology among interpretative paradigm; it was through the research-action that I tried to understand the aspects to the child / family adaptation process in a day-nursery and kindergarten context. For the data collection were used interview, observations and field notes. Concerning the theme herewith examined, I consider that the adaptation enablers for the children and their families were, no doubt, one of the chapters. I believe that previously mentioned enablers work as a supporting basis for any education professional, who intends that children and their families find themselves always rested. The present document has served to consolidate knowledge acquired during internship and classes, either in Licenciatura in Educação Básica or in the Mestrado, not forgetting the strong contribution for the construction of the professional identity.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPinheiro, AugustoRepositório ComumSerralha, Cátia Isabel Santana2014-12-22T09:47:23Z2014-122014-122014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7373TID:203262255porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:09.401382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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