A adaptação das crianças em contextos de creche e jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Cláudia Veríssimo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10533
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito do estudo da adaptação das crianças em creche e jardim-de-infância, com o objetivo de estudar este processo em ambos os contextos. Tendo em conta que estas valências são consideradas, por parte dos pais, espaços de confiança onde entregam os seus filhos, é fundamental que exista uma parceria entre o educador e os pais no momento de receber uma criança nova. Ao educador destina-se o papel de alcançar as melhores estratégias para que a inclusão da criança seja proporcionada de uma forma suavizada, desenvolvendo sentimentos de proteção e confiança na criança e também nos pais. Relativamente aos aspetos metodológicos, utilizarei como método a pesquisa qualitativa, tendo como procedimento de recolha de informação as notas de campo que elaborei ao longo dos estágios, as respostas das educadoras ao questionário, e também alguns testemunhos das crianças. A conclusão deste trabalho põe em evidência respostas à questão que lhe deu início, ou seja, à questão de investigação ação que visa compreender quais os comportamentos adequados a adotar por parte do educador com crianças recém-chegadas.
id RCAP_01d4fbab7a132cd07f60b5a3e2d0f892
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10533
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A adaptação das crianças em contextos de creche e jardim-de-infânciaAdaptaçãoVinculaçãoSeparaçãoEducadorFelicidadeRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioBondingAdaptationBondingLinkingSeparationEducatorHappinessO presente relatório insere-se no âmbito do estudo da adaptação das crianças em creche e jardim-de-infância, com o objetivo de estudar este processo em ambos os contextos. Tendo em conta que estas valências são consideradas, por parte dos pais, espaços de confiança onde entregam os seus filhos, é fundamental que exista uma parceria entre o educador e os pais no momento de receber uma criança nova. Ao educador destina-se o papel de alcançar as melhores estratégias para que a inclusão da criança seja proporcionada de uma forma suavizada, desenvolvendo sentimentos de proteção e confiança na criança e também nos pais. Relativamente aos aspetos metodológicos, utilizarei como método a pesquisa qualitativa, tendo como procedimento de recolha de informação as notas de campo que elaborei ao longo dos estágios, as respostas das educadoras ao questionário, e também alguns testemunhos das crianças. A conclusão deste trabalho põe em evidência respostas à questão que lhe deu início, ou seja, à questão de investigação ação que visa compreender quais os comportamentos adequados a adotar por parte do educador com crianças recém-chegadas.The present report falls within the scope of children’s adaptation in crèche and nursery school, with the aim to study this process in both contexts. Considering that parents see these valencies as trustworthy places to leave their children, it is fundamental that there is a partnership between the educator and the parents at the moment of receiving a new child. The educator has the role to achieve the best strategies so that the inclusion of the child takes place smoothly, developing feelings of protection and trust both in the child and in the parents. Regarding methodological aspects, I will use the method of qualitative research, having as data the several remarks, field notes taken during my internships, the teachers’ replies to the questionnaires, and also some of the children’s testimonies. The conclusion of this work will answer the question that started it, that is, the question of research action which aims to understand the most suitable behaviours to adopt by the teacher towards newly arrived children.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalMoura, Ana FranciscaRepositório ComumPereira, Ana Cláudia Veríssimo2015-12-18T11:45:56Z2015-122015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10533TID:201597756porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:02Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10533Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:00.300742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A adaptação das crianças em contextos de creche e jardim-de-infância
title A adaptação das crianças em contextos de creche e jardim-de-infância
spellingShingle A adaptação das crianças em contextos de creche e jardim-de-infância
Pereira, Ana Cláudia Veríssimo
Adaptação
Vinculação
Separação
Educador
Felicidade
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Bonding
Adaptation
Bonding
Linking
Separation
Educator
Happiness
title_short A adaptação das crianças em contextos de creche e jardim-de-infância
title_full A adaptação das crianças em contextos de creche e jardim-de-infância
title_fullStr A adaptação das crianças em contextos de creche e jardim-de-infância
title_full_unstemmed A adaptação das crianças em contextos de creche e jardim-de-infância
title_sort A adaptação das crianças em contextos de creche e jardim-de-infância
author Pereira, Ana Cláudia Veríssimo
author_facet Pereira, Ana Cláudia Veríssimo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Ana Francisca
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Cláudia Veríssimo
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação
Vinculação
Separação
Educador
Felicidade
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Bonding
Adaptation
Bonding
Linking
Separation
Educator
Happiness
topic Adaptação
Vinculação
Separação
Educador
Felicidade
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Bonding
Adaptation
Bonding
Linking
Separation
Educator
Happiness
description O presente relatório insere-se no âmbito do estudo da adaptação das crianças em creche e jardim-de-infância, com o objetivo de estudar este processo em ambos os contextos. Tendo em conta que estas valências são consideradas, por parte dos pais, espaços de confiança onde entregam os seus filhos, é fundamental que exista uma parceria entre o educador e os pais no momento de receber uma criança nova. Ao educador destina-se o papel de alcançar as melhores estratégias para que a inclusão da criança seja proporcionada de uma forma suavizada, desenvolvendo sentimentos de proteção e confiança na criança e também nos pais. Relativamente aos aspetos metodológicos, utilizarei como método a pesquisa qualitativa, tendo como procedimento de recolha de informação as notas de campo que elaborei ao longo dos estágios, as respostas das educadoras ao questionário, e também alguns testemunhos das crianças. A conclusão deste trabalho põe em evidência respostas à questão que lhe deu início, ou seja, à questão de investigação ação que visa compreender quais os comportamentos adequados a adotar por parte do educador com crianças recém-chegadas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18T11:45:56Z
2015-12
2015-12
2015-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/10533
TID:201597756
url http://hdl.handle.net/10400.26/10533
identifier_str_mv TID:201597756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135337490939904