A adaptação das crianças em contextos de creche e jardim-de-infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/10533 |
Resumo: | O presente relatório insere-se no âmbito do estudo da adaptação das crianças em creche e jardim-de-infância, com o objetivo de estudar este processo em ambos os contextos. Tendo em conta que estas valências são consideradas, por parte dos pais, espaços de confiança onde entregam os seus filhos, é fundamental que exista uma parceria entre o educador e os pais no momento de receber uma criança nova. Ao educador destina-se o papel de alcançar as melhores estratégias para que a inclusão da criança seja proporcionada de uma forma suavizada, desenvolvendo sentimentos de proteção e confiança na criança e também nos pais. Relativamente aos aspetos metodológicos, utilizarei como método a pesquisa qualitativa, tendo como procedimento de recolha de informação as notas de campo que elaborei ao longo dos estágios, as respostas das educadoras ao questionário, e também alguns testemunhos das crianças. A conclusão deste trabalho põe em evidência respostas à questão que lhe deu início, ou seja, à questão de investigação ação que visa compreender quais os comportamentos adequados a adotar por parte do educador com crianças recém-chegadas. |
id |
RCAP_01d4fbab7a132cd07f60b5a3e2d0f892 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10533 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A adaptação das crianças em contextos de creche e jardim-de-infânciaAdaptaçãoVinculaçãoSeparaçãoEducadorFelicidadeRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioBondingAdaptationBondingLinkingSeparationEducatorHappinessO presente relatório insere-se no âmbito do estudo da adaptação das crianças em creche e jardim-de-infância, com o objetivo de estudar este processo em ambos os contextos. Tendo em conta que estas valências são consideradas, por parte dos pais, espaços de confiança onde entregam os seus filhos, é fundamental que exista uma parceria entre o educador e os pais no momento de receber uma criança nova. Ao educador destina-se o papel de alcançar as melhores estratégias para que a inclusão da criança seja proporcionada de uma forma suavizada, desenvolvendo sentimentos de proteção e confiança na criança e também nos pais. Relativamente aos aspetos metodológicos, utilizarei como método a pesquisa qualitativa, tendo como procedimento de recolha de informação as notas de campo que elaborei ao longo dos estágios, as respostas das educadoras ao questionário, e também alguns testemunhos das crianças. A conclusão deste trabalho põe em evidência respostas à questão que lhe deu início, ou seja, à questão de investigação ação que visa compreender quais os comportamentos adequados a adotar por parte do educador com crianças recém-chegadas.The present report falls within the scope of children’s adaptation in crèche and nursery school, with the aim to study this process in both contexts. Considering that parents see these valencies as trustworthy places to leave their children, it is fundamental that there is a partnership between the educator and the parents at the moment of receiving a new child. The educator has the role to achieve the best strategies so that the inclusion of the child takes place smoothly, developing feelings of protection and trust both in the child and in the parents. Regarding methodological aspects, I will use the method of qualitative research, having as data the several remarks, field notes taken during my internships, the teachers’ replies to the questionnaires, and also some of the children’s testimonies. The conclusion of this work will answer the question that started it, that is, the question of research action which aims to understand the most suitable behaviours to adopt by the teacher towards newly arrived children.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalMoura, Ana FranciscaRepositório ComumPereira, Ana Cláudia Veríssimo2015-12-18T11:45:56Z2015-122015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10533TID:201597756porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:02Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10533Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:00.300742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A adaptação das crianças em contextos de creche e jardim-de-infância |
title |
A adaptação das crianças em contextos de creche e jardim-de-infância |
spellingShingle |
A adaptação das crianças em contextos de creche e jardim-de-infância Pereira, Ana Cláudia Veríssimo Adaptação Vinculação Separação Educador Felicidade Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Bonding Adaptation Bonding Linking Separation Educator Happiness |
title_short |
A adaptação das crianças em contextos de creche e jardim-de-infância |
title_full |
A adaptação das crianças em contextos de creche e jardim-de-infância |
title_fullStr |
A adaptação das crianças em contextos de creche e jardim-de-infância |
title_full_unstemmed |
A adaptação das crianças em contextos de creche e jardim-de-infância |
title_sort |
A adaptação das crianças em contextos de creche e jardim-de-infância |
author |
Pereira, Ana Cláudia Veríssimo |
author_facet |
Pereira, Ana Cláudia Veríssimo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moura, Ana Francisca Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Cláudia Veríssimo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adaptação Vinculação Separação Educador Felicidade Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Bonding Adaptation Bonding Linking Separation Educator Happiness |
topic |
Adaptação Vinculação Separação Educador Felicidade Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Bonding Adaptation Bonding Linking Separation Educator Happiness |
description |
O presente relatório insere-se no âmbito do estudo da adaptação das crianças em creche e jardim-de-infância, com o objetivo de estudar este processo em ambos os contextos. Tendo em conta que estas valências são consideradas, por parte dos pais, espaços de confiança onde entregam os seus filhos, é fundamental que exista uma parceria entre o educador e os pais no momento de receber uma criança nova. Ao educador destina-se o papel de alcançar as melhores estratégias para que a inclusão da criança seja proporcionada de uma forma suavizada, desenvolvendo sentimentos de proteção e confiança na criança e também nos pais. Relativamente aos aspetos metodológicos, utilizarei como método a pesquisa qualitativa, tendo como procedimento de recolha de informação as notas de campo que elaborei ao longo dos estágios, as respostas das educadoras ao questionário, e também alguns testemunhos das crianças. A conclusão deste trabalho põe em evidência respostas à questão que lhe deu início, ou seja, à questão de investigação ação que visa compreender quais os comportamentos adequados a adotar por parte do educador com crianças recém-chegadas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-18T11:45:56Z 2015-12 2015-12 2015-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/10533 TID:201597756 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/10533 |
identifier_str_mv |
TID:201597756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135337490939904 |