A adaptação das crianças às instituições de educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Inês Alexandra da Conceição
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10851
Resumo: O presente Relatório do Projeto de Investigação tem como objetivo compreender o processo de adaptação das crianças em contextos de creche e de jardim-de-infância. Este estudo procurou refletir em que medida a equipa pedagógica pode agir, de forma a suavizar a separação da criança e dos seus pais/familiares; como atenuar os sentimentos dolorosos de todos os elementos que se adaptam; como a criança é acolhida nos contextos de creche e de jardim-de-infância, de forma a facilitar a sua adaptação e que modalidades de intervenção poderão ser utilizadas para que as crianças e as suas famílias se sintam seguras e confiantes nas instituições educativas. A metodologia utilizada na realização deste projeto foi a Investigação-Ação, enquanto metodologia pertencente à Investigação Qualitativa onde se insere o Paradigma Interpretativo. Para a sua concretização foram utilizados os seguintes dispositivos de recolha, registo e análise de informação: a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos, a análise documental dos projetos pedagógicos de sala, as entrevistas às crianças, os inquéritos por questionários aplicados às respetivas educadoras cooperantes e ainda, o sociograma. O projeto desenvolvido inclui informações, experiências e sentimentos recolhidos através dos dois contextos de estágio: creche e jardim-de-infância, assim como a minha intervenção enquanto estagiária e a observação das intervenções das educadoras cooperantes relativamente ao processo de adaptação das crianças. O presente relatório tem ainda o propósito de consolidar os saberes adquiridos ao longo dos estágios e das aulas que decorreram no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar.
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