Proposta de modelo de avaliação da política de incentivo à leitura (anteriormente designada ‘porte pago’)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/40637 |
Resumo: | (Excerto) Ao longo dos anos, o porte pago – assunção total ou parcial pelo Estado do custo da expedição postal das publicações periódicas – tem sido um dos mais emblemáticos apoios do Estado à Comunicação Social, absorvendo uma fatia significativa das verbas atribuídas à imprensa. Apesar de ser um apoio indirecto, cujo objectivo expresso é fazer com que as publicações cheguem aos leitores, suprindo lacunas nas redes de distribuição, este incentivo tem sido considerado por vários agentes ligados ao sector como um dos principais sustentáculos da imprensa local e regional, principal beneficiária deste incentivo. Esta política está, no entanto, longe de ser pacífica. Ao longo de mais de três décadas de democracia em Portugal, tem originado fortes controvérsias. Independentemente da conhecida intensidade dos debates sobre esta matéria, e que frequentemente saltam para a esfera pública, o nosso trabalho exploratório no terreno permitiu-nos confirmar que estes subsídios (ou a sua ausência ou diminuição) continuam a ser defendidos e atacados com veemência por diferentes actores sociais. |
id |
RCAP_38f0174b55fd9ba92712db5a5ceeece9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40637 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Proposta de modelo de avaliação da política de incentivo à leitura (anteriormente designada ‘porte pago’)AvaliaçãoPolíticasComunicaçãoIncentivoLeituraPorte pagoCiências Sociais::Ciências da Comunicação(Excerto) Ao longo dos anos, o porte pago – assunção total ou parcial pelo Estado do custo da expedição postal das publicações periódicas – tem sido um dos mais emblemáticos apoios do Estado à Comunicação Social, absorvendo uma fatia significativa das verbas atribuídas à imprensa. Apesar de ser um apoio indirecto, cujo objectivo expresso é fazer com que as publicações cheguem aos leitores, suprindo lacunas nas redes de distribuição, este incentivo tem sido considerado por vários agentes ligados ao sector como um dos principais sustentáculos da imprensa local e regional, principal beneficiária deste incentivo. Esta política está, no entanto, longe de ser pacífica. Ao longo de mais de três décadas de democracia em Portugal, tem originado fortes controvérsias. Independentemente da conhecida intensidade dos debates sobre esta matéria, e que frequentemente saltam para a esfera pública, o nosso trabalho exploratório no terreno permitiu-nos confirmar que estes subsídios (ou a sua ausência ou diminuição) continuam a ser defendidos e atacados com veemência por diferentes actores sociais.Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)Universidade do MinhoSousa, HelenaPinto, ManuelLopes, FelisbelaFidalgo, JoaquimRibeiro, Luísa Teresa2009-102009-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/40637porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40637Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:03.748192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de modelo de avaliação da política de incentivo à leitura (anteriormente designada ‘porte pago’) |
title |
Proposta de modelo de avaliação da política de incentivo à leitura (anteriormente designada ‘porte pago’) |
spellingShingle |
Proposta de modelo de avaliação da política de incentivo à leitura (anteriormente designada ‘porte pago’) Sousa, Helena Avaliação Políticas Comunicação Incentivo Leitura Porte pago Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Proposta de modelo de avaliação da política de incentivo à leitura (anteriormente designada ‘porte pago’) |
title_full |
Proposta de modelo de avaliação da política de incentivo à leitura (anteriormente designada ‘porte pago’) |
title_fullStr |
Proposta de modelo de avaliação da política de incentivo à leitura (anteriormente designada ‘porte pago’) |
title_full_unstemmed |
Proposta de modelo de avaliação da política de incentivo à leitura (anteriormente designada ‘porte pago’) |
title_sort |
Proposta de modelo de avaliação da política de incentivo à leitura (anteriormente designada ‘porte pago’) |
author |
Sousa, Helena |
author_facet |
Sousa, Helena Pinto, Manuel Lopes, Felisbela Fidalgo, Joaquim Ribeiro, Luísa Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Manuel Lopes, Felisbela Fidalgo, Joaquim Ribeiro, Luísa Teresa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Helena Pinto, Manuel Lopes, Felisbela Fidalgo, Joaquim Ribeiro, Luísa Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Políticas Comunicação Incentivo Leitura Porte pago Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Avaliação Políticas Comunicação Incentivo Leitura Porte pago Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
(Excerto) Ao longo dos anos, o porte pago – assunção total ou parcial pelo Estado do custo da expedição postal das publicações periódicas – tem sido um dos mais emblemáticos apoios do Estado à Comunicação Social, absorvendo uma fatia significativa das verbas atribuídas à imprensa. Apesar de ser um apoio indirecto, cujo objectivo expresso é fazer com que as publicações cheguem aos leitores, suprindo lacunas nas redes de distribuição, este incentivo tem sido considerado por vários agentes ligados ao sector como um dos principais sustentáculos da imprensa local e regional, principal beneficiária deste incentivo. Esta política está, no entanto, longe de ser pacífica. Ao longo de mais de três décadas de democracia em Portugal, tem originado fortes controvérsias. Independentemente da conhecida intensidade dos debates sobre esta matéria, e que frequentemente saltam para a esfera pública, o nosso trabalho exploratório no terreno permitiu-nos confirmar que estes subsídios (ou a sua ausência ou diminuição) continuam a ser defendidos e atacados com veemência por diferentes actores sociais. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10 2009-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/40637 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/40637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133138905989120 |