Formação e incentivo da leitura no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jahnke, Jefferson Fellipe
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/49731
Resumo: Orientador : Prof. Ms. Almir Carlos de Andrade
id UFPR_820832ef971973b1064961b9a45c5911
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/49731
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Jahnke, Jefferson FellipeUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva InterdisciplinarAndrade, Almir Carlos de2021-12-08T14:48:13Z2021-12-08T14:48:13Z2013https://hdl.handle.net/1884/49731Orientador : Prof. Ms. Almir Carlos de AndradeMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar. Defesa em: 2014.Inclui referências p.40-41Resumo: O presente trabalho associa-se a uma estratégia básica de ensino que propõe privilegiar o papel essencial da escola como instituição social responsável pela transmissão de conhecimentos através da leitura e escrita. Ainda assim, considera as críticas ao caráter discriminatório do sistema escolar como teorias associadas ao reprodutivismo, isto é, as visões idealizadas das escolas foram desmitificadas através dos problemas crônicos que foram se acentuando como a evasão e repetência escolar nos últimos anos.Este estudo que por ora se apresenta, tem como objetivo efetuar um levantamento teórico sobre o processo formal e formação de leitores no Brasil, comprovando uma heterogeneidade que questiona a escola em desenvolvimento diante, sobretudo, do ensinamento da leitura e da escrita. Além disso, esse projeto confere a formação do leitor à reconstrução utilizada na dialética do ensino público e privada, que renova o conceito de ensino como um fenômeno complexo em que interferem nas condições de quem aprende e de quem ensina em suas múltiplas interações. Os condicionantes internos e externos da escola, compartilhada na aprendizagem e no ensino.1 arquivo (41 p.) : PDF.application/pdfLeitura - BrasilIncentivo à leituraFormação e incentivo da leitura no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - JEFFERSON FELLIPE JAHNKE.pdfapplication/pdf375210https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49731/1/R%20-%20E%20-%20JEFFERSON%20FELLIPE%20JAHNKE.pdfd090ca94341efb3b94e68cb7d11a3021MD51open access1884/497312021-12-08 11:48:13.864open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/49731Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-08T14:48:13Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação e incentivo da leitura no Brasil
title Formação e incentivo da leitura no Brasil
spellingShingle Formação e incentivo da leitura no Brasil
Jahnke, Jefferson Fellipe
Leitura - Brasil
Incentivo à leitura
title_short Formação e incentivo da leitura no Brasil
title_full Formação e incentivo da leitura no Brasil
title_fullStr Formação e incentivo da leitura no Brasil
title_full_unstemmed Formação e incentivo da leitura no Brasil
title_sort Formação e incentivo da leitura no Brasil
author Jahnke, Jefferson Fellipe
author_facet Jahnke, Jefferson Fellipe
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar
dc.contributor.author.fl_str_mv Jahnke, Jefferson Fellipe
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Almir Carlos de
contributor_str_mv Andrade, Almir Carlos de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura - Brasil
Incentivo à leitura
topic Leitura - Brasil
Incentivo à leitura
description Orientador : Prof. Ms. Almir Carlos de Andrade
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-08T14:48:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-08T14:48:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/49731
url https://hdl.handle.net/1884/49731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (41 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49731/1/R%20-%20E%20-%20JEFFERSON%20FELLIPE%20JAHNKE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d090ca94341efb3b94e68cb7d11a3021
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898681400688640