Formação e incentivo da leitura no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/49731 |
Resumo: | Orientador : Prof. Ms. Almir Carlos de Andrade |
id |
UFPR_820832ef971973b1064961b9a45c5911 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/49731 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Jahnke, Jefferson FellipeUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva InterdisciplinarAndrade, Almir Carlos de2021-12-08T14:48:13Z2021-12-08T14:48:13Z2013https://hdl.handle.net/1884/49731Orientador : Prof. Ms. Almir Carlos de AndradeMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar. Defesa em: 2014.Inclui referências p.40-41Resumo: O presente trabalho associa-se a uma estratégia básica de ensino que propõe privilegiar o papel essencial da escola como instituição social responsável pela transmissão de conhecimentos através da leitura e escrita. Ainda assim, considera as críticas ao caráter discriminatório do sistema escolar como teorias associadas ao reprodutivismo, isto é, as visões idealizadas das escolas foram desmitificadas através dos problemas crônicos que foram se acentuando como a evasão e repetência escolar nos últimos anos.Este estudo que por ora se apresenta, tem como objetivo efetuar um levantamento teórico sobre o processo formal e formação de leitores no Brasil, comprovando uma heterogeneidade que questiona a escola em desenvolvimento diante, sobretudo, do ensinamento da leitura e da escrita. Além disso, esse projeto confere a formação do leitor à reconstrução utilizada na dialética do ensino público e privada, que renova o conceito de ensino como um fenômeno complexo em que interferem nas condições de quem aprende e de quem ensina em suas múltiplas interações. Os condicionantes internos e externos da escola, compartilhada na aprendizagem e no ensino.1 arquivo (41 p.) : PDF.application/pdfLeitura - BrasilIncentivo à leituraFormação e incentivo da leitura no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - JEFFERSON FELLIPE JAHNKE.pdfapplication/pdf375210https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49731/1/R%20-%20E%20-%20JEFFERSON%20FELLIPE%20JAHNKE.pdfd090ca94341efb3b94e68cb7d11a3021MD51open access1884/497312021-12-08 11:48:13.864open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/49731Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-08T14:48:13Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação e incentivo da leitura no Brasil |
title |
Formação e incentivo da leitura no Brasil |
spellingShingle |
Formação e incentivo da leitura no Brasil Jahnke, Jefferson Fellipe Leitura - Brasil Incentivo à leitura |
title_short |
Formação e incentivo da leitura no Brasil |
title_full |
Formação e incentivo da leitura no Brasil |
title_fullStr |
Formação e incentivo da leitura no Brasil |
title_full_unstemmed |
Formação e incentivo da leitura no Brasil |
title_sort |
Formação e incentivo da leitura no Brasil |
author |
Jahnke, Jefferson Fellipe |
author_facet |
Jahnke, Jefferson Fellipe |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jahnke, Jefferson Fellipe |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrade, Almir Carlos de |
contributor_str_mv |
Andrade, Almir Carlos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura - Brasil Incentivo à leitura |
topic |
Leitura - Brasil Incentivo à leitura |
description |
Orientador : Prof. Ms. Almir Carlos de Andrade |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-08T14:48:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-12-08T14:48:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/49731 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/49731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (41 p.) : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49731/1/R%20-%20E%20-%20JEFFERSON%20FELLIPE%20JAHNKE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d090ca94341efb3b94e68cb7d11a3021 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898681400688640 |