O jogo didático e a formação de professores de eletrotecnia/eletrónica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, José Feliciano Félix da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6026
Resumo: Na procura de proporcionar uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem dos professores de eletrotecnia/eletrónica, diversificando os recursos e inovando a sua prática, partimos da seguinte questão inicial: Que formação fornecer aos professores de eletrotecnia/eletrónica, no sentido de utilizarem o jogo, nas suas disciplinas, de forma didática? A resposta, que encontramos, após verificarmos a necessidade de formação contínua neste âmbito, foi propor uma oficina de formação, que procurasse responder ao seguinte objetivo: Formar professores de eletrotecnia/eletrónica, no sentido de utilizarem o jogo, nas suas disciplinas, de forma didática. Assim começamos por fundamentar este projeto, com a teoria de autores e pedagogos que estudaram o lúdico/Jogo didático e as repercussões positivas no processo de ensino aprendizagem. Entendendo a didática como a arte de ensinar com método os princípios de uma ciência ou as regras e preceitos de uma arte, revisamos alguns conceitos e fazemos algumas reflexões que ajudam a enquadrar esta ferramenta didática. Abordamos ainda aspetos legislativos, relativos à formação profissional docente, e o seu enquadramento no âmbito da área técnica de eletrotecnia/eletrónica.
id RCAP_38f3856ddfc84e7dd56910511871d1c5
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6026
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O jogo didático e a formação de professores de eletrotecnia/eletrónicaEDUCAÇÃOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESFORMAÇÃO DE PROFESSORESRECURSOS EDUCATIVOSJOGOSDIDÁTICAJOGOS LÚDICOSELETROTECNIAFORMAÇÃO PROFISSIONALEDUCATIONTEACHERS EDUCATIONEDUCATIONAL RESOURCESGAMESDIDACTICSRECREATIONAL GAMESELECTRICAL ENGINEERINGVOCATIONAL TRAININGNa procura de proporcionar uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem dos professores de eletrotecnia/eletrónica, diversificando os recursos e inovando a sua prática, partimos da seguinte questão inicial: Que formação fornecer aos professores de eletrotecnia/eletrónica, no sentido de utilizarem o jogo, nas suas disciplinas, de forma didática? A resposta, que encontramos, após verificarmos a necessidade de formação contínua neste âmbito, foi propor uma oficina de formação, que procurasse responder ao seguinte objetivo: Formar professores de eletrotecnia/eletrónica, no sentido de utilizarem o jogo, nas suas disciplinas, de forma didática. Assim começamos por fundamentar este projeto, com a teoria de autores e pedagogos que estudaram o lúdico/Jogo didático e as repercussões positivas no processo de ensino aprendizagem. Entendendo a didática como a arte de ensinar com método os princípios de uma ciência ou as regras e preceitos de uma arte, revisamos alguns conceitos e fazemos algumas reflexões que ajudam a enquadrar esta ferramenta didática. Abordamos ainda aspetos legislativos, relativos à formação profissional docente, e o seu enquadramento no âmbito da área técnica de eletrotecnia/eletrónica.electrical engineering / electronics process, innovating and diversifying the resources your practice, we start with the following initial question: What training provide teachers of electrical engineering / electronics, to use the game in their disciplines, in a didactic way? The answer, we found, after we check the need for further training in this area, was to propose a training workshop, which sought to answer the following goal: To train teachers in electrical engineering / electronics, to use the game in their disciplines, so didactic. So we begin by substantiating this project, with the theory of authors and educators who have studied the recreational / educational game and the positive impact on teaching learning process. Understanding teaching as the art of teaching method with the principles of a science or the rules and precepts of an art, we review some concepts and some thoughts that help frame this teaching tool. Further legislative approach, relating to teacher training aspects, and provided within the technical area of electrical engineering / electronics.2015-02-20T16:41:06Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6026TID:201279029porCosta, José Feliciano Félix dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:32Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:43.541789Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O jogo didático e a formação de professores de eletrotecnia/eletrónica
title O jogo didático e a formação de professores de eletrotecnia/eletrónica
spellingShingle O jogo didático e a formação de professores de eletrotecnia/eletrónica
Costa, José Feliciano Félix da
EDUCAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
RECURSOS EDUCATIVOS
JOGOS
DIDÁTICA
JOGOS LÚDICOS
ELETROTECNIA
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
EDUCATIONAL RESOURCES
GAMES
DIDACTICS
RECREATIONAL GAMES
ELECTRICAL ENGINEERING
VOCATIONAL TRAINING
title_short O jogo didático e a formação de professores de eletrotecnia/eletrónica
title_full O jogo didático e a formação de professores de eletrotecnia/eletrónica
title_fullStr O jogo didático e a formação de professores de eletrotecnia/eletrónica
title_full_unstemmed O jogo didático e a formação de professores de eletrotecnia/eletrónica
title_sort O jogo didático e a formação de professores de eletrotecnia/eletrónica
author Costa, José Feliciano Félix da
author_facet Costa, José Feliciano Félix da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, José Feliciano Félix da
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
RECURSOS EDUCATIVOS
JOGOS
DIDÁTICA
JOGOS LÚDICOS
ELETROTECNIA
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
EDUCATIONAL RESOURCES
GAMES
DIDACTICS
RECREATIONAL GAMES
ELECTRICAL ENGINEERING
VOCATIONAL TRAINING
topic EDUCAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
RECURSOS EDUCATIVOS
JOGOS
DIDÁTICA
JOGOS LÚDICOS
ELETROTECNIA
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
EDUCATIONAL RESOURCES
GAMES
DIDACTICS
RECREATIONAL GAMES
ELECTRICAL ENGINEERING
VOCATIONAL TRAINING
description Na procura de proporcionar uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem dos professores de eletrotecnia/eletrónica, diversificando os recursos e inovando a sua prática, partimos da seguinte questão inicial: Que formação fornecer aos professores de eletrotecnia/eletrónica, no sentido de utilizarem o jogo, nas suas disciplinas, de forma didática? A resposta, que encontramos, após verificarmos a necessidade de formação contínua neste âmbito, foi propor uma oficina de formação, que procurasse responder ao seguinte objetivo: Formar professores de eletrotecnia/eletrónica, no sentido de utilizarem o jogo, nas suas disciplinas, de forma didática. Assim começamos por fundamentar este projeto, com a teoria de autores e pedagogos que estudaram o lúdico/Jogo didático e as repercussões positivas no processo de ensino aprendizagem. Entendendo a didática como a arte de ensinar com método os princípios de uma ciência ou as regras e preceitos de uma arte, revisamos alguns conceitos e fazemos algumas reflexões que ajudam a enquadrar esta ferramenta didática. Abordamos ainda aspetos legislativos, relativos à formação profissional docente, e o seu enquadramento no âmbito da área técnica de eletrotecnia/eletrónica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-02-20T16:41:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6026
TID:201279029
url http://hdl.handle.net/10437/6026
identifier_str_mv TID:201279029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131214690385920