O jogo didático e a formação de professores de eletrotecnia/eletrónica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6026 |
Resumo: | Na procura de proporcionar uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem dos professores de eletrotecnia/eletrónica, diversificando os recursos e inovando a sua prática, partimos da seguinte questão inicial: Que formação fornecer aos professores de eletrotecnia/eletrónica, no sentido de utilizarem o jogo, nas suas disciplinas, de forma didática? A resposta, que encontramos, após verificarmos a necessidade de formação contínua neste âmbito, foi propor uma oficina de formação, que procurasse responder ao seguinte objetivo: Formar professores de eletrotecnia/eletrónica, no sentido de utilizarem o jogo, nas suas disciplinas, de forma didática. Assim começamos por fundamentar este projeto, com a teoria de autores e pedagogos que estudaram o lúdico/Jogo didático e as repercussões positivas no processo de ensino aprendizagem. Entendendo a didática como a arte de ensinar com método os princípios de uma ciência ou as regras e preceitos de uma arte, revisamos alguns conceitos e fazemos algumas reflexões que ajudam a enquadrar esta ferramenta didática. Abordamos ainda aspetos legislativos, relativos à formação profissional docente, e o seu enquadramento no âmbito da área técnica de eletrotecnia/eletrónica. |
id |
RCAP_38f3856ddfc84e7dd56910511871d1c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6026 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O jogo didático e a formação de professores de eletrotecnia/eletrónicaEDUCAÇÃOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESFORMAÇÃO DE PROFESSORESRECURSOS EDUCATIVOSJOGOSDIDÁTICAJOGOS LÚDICOSELETROTECNIAFORMAÇÃO PROFISSIONALEDUCATIONTEACHERS EDUCATIONEDUCATIONAL RESOURCESGAMESDIDACTICSRECREATIONAL GAMESELECTRICAL ENGINEERINGVOCATIONAL TRAININGNa procura de proporcionar uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem dos professores de eletrotecnia/eletrónica, diversificando os recursos e inovando a sua prática, partimos da seguinte questão inicial: Que formação fornecer aos professores de eletrotecnia/eletrónica, no sentido de utilizarem o jogo, nas suas disciplinas, de forma didática? A resposta, que encontramos, após verificarmos a necessidade de formação contínua neste âmbito, foi propor uma oficina de formação, que procurasse responder ao seguinte objetivo: Formar professores de eletrotecnia/eletrónica, no sentido de utilizarem o jogo, nas suas disciplinas, de forma didática. Assim começamos por fundamentar este projeto, com a teoria de autores e pedagogos que estudaram o lúdico/Jogo didático e as repercussões positivas no processo de ensino aprendizagem. Entendendo a didática como a arte de ensinar com método os princípios de uma ciência ou as regras e preceitos de uma arte, revisamos alguns conceitos e fazemos algumas reflexões que ajudam a enquadrar esta ferramenta didática. Abordamos ainda aspetos legislativos, relativos à formação profissional docente, e o seu enquadramento no âmbito da área técnica de eletrotecnia/eletrónica.electrical engineering / electronics process, innovating and diversifying the resources your practice, we start with the following initial question: What training provide teachers of electrical engineering / electronics, to use the game in their disciplines, in a didactic way? The answer, we found, after we check the need for further training in this area, was to propose a training workshop, which sought to answer the following goal: To train teachers in electrical engineering / electronics, to use the game in their disciplines, so didactic. So we begin by substantiating this project, with the theory of authors and educators who have studied the recreational / educational game and the positive impact on teaching learning process. Understanding teaching as the art of teaching method with the principles of a science or the rules and precepts of an art, we review some concepts and some thoughts that help frame this teaching tool. Further legislative approach, relating to teacher training aspects, and provided within the technical area of electrical engineering / electronics.2015-02-20T16:41:06Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6026TID:201279029porCosta, José Feliciano Félix dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:32Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:43.541789Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo didático e a formação de professores de eletrotecnia/eletrónica |
title |
O jogo didático e a formação de professores de eletrotecnia/eletrónica |
spellingShingle |
O jogo didático e a formação de professores de eletrotecnia/eletrónica Costa, José Feliciano Félix da EDUCAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES FORMAÇÃO DE PROFESSORES RECURSOS EDUCATIVOS JOGOS DIDÁTICA JOGOS LÚDICOS ELETROTECNIA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EDUCATION TEACHERS EDUCATION EDUCATIONAL RESOURCES GAMES DIDACTICS RECREATIONAL GAMES ELECTRICAL ENGINEERING VOCATIONAL TRAINING |
title_short |
O jogo didático e a formação de professores de eletrotecnia/eletrónica |
title_full |
O jogo didático e a formação de professores de eletrotecnia/eletrónica |
title_fullStr |
O jogo didático e a formação de professores de eletrotecnia/eletrónica |
title_full_unstemmed |
O jogo didático e a formação de professores de eletrotecnia/eletrónica |
title_sort |
O jogo didático e a formação de professores de eletrotecnia/eletrónica |
author |
Costa, José Feliciano Félix da |
author_facet |
Costa, José Feliciano Félix da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, José Feliciano Félix da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES FORMAÇÃO DE PROFESSORES RECURSOS EDUCATIVOS JOGOS DIDÁTICA JOGOS LÚDICOS ELETROTECNIA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EDUCATION TEACHERS EDUCATION EDUCATIONAL RESOURCES GAMES DIDACTICS RECREATIONAL GAMES ELECTRICAL ENGINEERING VOCATIONAL TRAINING |
topic |
EDUCAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES FORMAÇÃO DE PROFESSORES RECURSOS EDUCATIVOS JOGOS DIDÁTICA JOGOS LÚDICOS ELETROTECNIA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EDUCATION TEACHERS EDUCATION EDUCATIONAL RESOURCES GAMES DIDACTICS RECREATIONAL GAMES ELECTRICAL ENGINEERING VOCATIONAL TRAINING |
description |
Na procura de proporcionar uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem dos professores de eletrotecnia/eletrónica, diversificando os recursos e inovando a sua prática, partimos da seguinte questão inicial: Que formação fornecer aos professores de eletrotecnia/eletrónica, no sentido de utilizarem o jogo, nas suas disciplinas, de forma didática? A resposta, que encontramos, após verificarmos a necessidade de formação contínua neste âmbito, foi propor uma oficina de formação, que procurasse responder ao seguinte objetivo: Formar professores de eletrotecnia/eletrónica, no sentido de utilizarem o jogo, nas suas disciplinas, de forma didática. Assim começamos por fundamentar este projeto, com a teoria de autores e pedagogos que estudaram o lúdico/Jogo didático e as repercussões positivas no processo de ensino aprendizagem. Entendendo a didática como a arte de ensinar com método os princípios de uma ciência ou as regras e preceitos de uma arte, revisamos alguns conceitos e fazemos algumas reflexões que ajudam a enquadrar esta ferramenta didática. Abordamos ainda aspetos legislativos, relativos à formação profissional docente, e o seu enquadramento no âmbito da área técnica de eletrotecnia/eletrónica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-02-20T16:41:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/6026 TID:201279029 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/6026 |
identifier_str_mv |
TID:201279029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131214690385920 |