Evasão e reprovação escolar : o Caso de uma Escola Pública Estadual em São Luís - MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Telésforo Neto Ribeiro de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/3755
Resumo: Analisam-se, as causas da evasão e reprovação escolar ocorridas num intervalo de tempo predefinido. A investigação utilizou como sujeitos os alunos, os professores, a coordenação pedagógica e a diretora geral de uma escola estadual de ensino médio, em São Luís – MA. Detectou-se que a evasão e a reprovação escolar estão relacionadas às condições sociais e econômicas que determinam as necessidades básicas do alunado e, consequentemente, são parâmetros para os resultados auferidos pelos alunos que frequentam a referida escola. Como procedimento metodológico, utilizou-se o método qualitativo correlacionando-os com um estudo de caso. Os dados foram analisados com base em outras dissertações de mestrado sobre o assunto e nas contribuições dos especialistas na área de educação, ensino e aprendizagem, tais como Bourdieu (1982). Dentre os principais resultados, detectamos que o número de alunos que se evadem e ou ficam reprovados é muito elevado; que estes perdem o interesse pelo estudo; têm necessidade de trabalhar para ajudar na renda familiar, sendo estas as dificuldades que mais dificultam o acompanhamento dos conteúdos e o desinteresse pelo currículo escolar, fatores causadores da evasão e da reprovação, além da baixa estima que contribui para a saída dos alunos da escola. Concluímos que há uma necessidade de reestruturação do projeto político pedagógico voltado para os problemas encontrados neste ambiente escolar.
id RCAP_390fb253b94130c7ab3b47de30a040b3
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3755
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Evasão e reprovação escolar : o Caso de uma Escola Pública Estadual em São Luís - MAEDUCAÇÃORELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOAPROVEITAMENTO ESCOLARMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONTEACHER-STUDENT RELATIONSHIPSCHOOL ACHIEVEMENTAnalisam-se, as causas da evasão e reprovação escolar ocorridas num intervalo de tempo predefinido. A investigação utilizou como sujeitos os alunos, os professores, a coordenação pedagógica e a diretora geral de uma escola estadual de ensino médio, em São Luís – MA. Detectou-se que a evasão e a reprovação escolar estão relacionadas às condições sociais e econômicas que determinam as necessidades básicas do alunado e, consequentemente, são parâmetros para os resultados auferidos pelos alunos que frequentam a referida escola. Como procedimento metodológico, utilizou-se o método qualitativo correlacionando-os com um estudo de caso. Os dados foram analisados com base em outras dissertações de mestrado sobre o assunto e nas contribuições dos especialistas na área de educação, ensino e aprendizagem, tais como Bourdieu (1982). Dentre os principais resultados, detectamos que o número de alunos que se evadem e ou ficam reprovados é muito elevado; que estes perdem o interesse pelo estudo; têm necessidade de trabalhar para ajudar na renda familiar, sendo estas as dificuldades que mais dificultam o acompanhamento dos conteúdos e o desinteresse pelo currículo escolar, fatores causadores da evasão e da reprovação, além da baixa estima que contribui para a saída dos alunos da escola. Concluímos que há uma necessidade de reestruturação do projeto político pedagógico voltado para os problemas encontrados neste ambiente escolar.It analyzes the causes of evasion and school failure occurred in a predefined time interval. The research used students as subjects, teachers, pedagogical coordination and general director of a public school high school in São Luís - MA. We found that avoidance and school failure are related to social and economic conditions that determine the basic needs of the students and therefore are parameters for the income earned by the students who attend this school. As methodological procedure, we used the qualitative method correlating them with a case study. Data were analyzed based on other dissertations on the subject and on contributions from experts in the field of education, teaching and learning, such as Bourdieu (1982). Among the main results, we found that the number of students who are or evade and fail is very high, they lose interest in the study; need to work to help the family income, and these difficulties more difficult the monitoring of content and disinterest in the school curriculum, and avoidance of causative factors of failure and the low esteem that contributes to the leaving of the students. We conclude that there is a need to restructure the political pedagogical project focused on the problems found in this school environment.2013-07-03T14:29:36Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3755porSousa, Telésforo Neto Ribeiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:59Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:50.621802Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Evasão e reprovação escolar : o Caso de uma Escola Pública Estadual em São Luís - MA
title Evasão e reprovação escolar : o Caso de uma Escola Pública Estadual em São Luís - MA
spellingShingle Evasão e reprovação escolar : o Caso de uma Escola Pública Estadual em São Luís - MA
Sousa, Telésforo Neto Ribeiro de
EDUCAÇÃO
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
APROVEITAMENTO ESCOLAR
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
TEACHER-STUDENT RELATIONSHIP
SCHOOL ACHIEVEMENT
title_short Evasão e reprovação escolar : o Caso de uma Escola Pública Estadual em São Luís - MA
title_full Evasão e reprovação escolar : o Caso de uma Escola Pública Estadual em São Luís - MA
title_fullStr Evasão e reprovação escolar : o Caso de uma Escola Pública Estadual em São Luís - MA
title_full_unstemmed Evasão e reprovação escolar : o Caso de uma Escola Pública Estadual em São Luís - MA
title_sort Evasão e reprovação escolar : o Caso de uma Escola Pública Estadual em São Luís - MA
author Sousa, Telésforo Neto Ribeiro de
author_facet Sousa, Telésforo Neto Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Telésforo Neto Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
APROVEITAMENTO ESCOLAR
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
TEACHER-STUDENT RELATIONSHIP
SCHOOL ACHIEVEMENT
topic EDUCAÇÃO
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
APROVEITAMENTO ESCOLAR
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
TEACHER-STUDENT RELATIONSHIP
SCHOOL ACHIEVEMENT
description Analisam-se, as causas da evasão e reprovação escolar ocorridas num intervalo de tempo predefinido. A investigação utilizou como sujeitos os alunos, os professores, a coordenação pedagógica e a diretora geral de uma escola estadual de ensino médio, em São Luís – MA. Detectou-se que a evasão e a reprovação escolar estão relacionadas às condições sociais e econômicas que determinam as necessidades básicas do alunado e, consequentemente, são parâmetros para os resultados auferidos pelos alunos que frequentam a referida escola. Como procedimento metodológico, utilizou-se o método qualitativo correlacionando-os com um estudo de caso. Os dados foram analisados com base em outras dissertações de mestrado sobre o assunto e nas contribuições dos especialistas na área de educação, ensino e aprendizagem, tais como Bourdieu (1982). Dentre os principais resultados, detectamos que o número de alunos que se evadem e ou ficam reprovados é muito elevado; que estes perdem o interesse pelo estudo; têm necessidade de trabalhar para ajudar na renda familiar, sendo estas as dificuldades que mais dificultam o acompanhamento dos conteúdos e o desinteresse pelo currículo escolar, fatores causadores da evasão e da reprovação, além da baixa estima que contribui para a saída dos alunos da escola. Concluímos que há uma necessidade de reestruturação do projeto político pedagógico voltado para os problemas encontrados neste ambiente escolar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-03T14:29:36Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/3755
url http://hdl.handle.net/10437/3755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131225421512704