A Inteligência Emocional no processo de Recrutamento e Seleção: Uma perspetiva de Quem Recruta
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21799 |
Resumo: | Num mundo em constante evolução e uma realidade cada vez mais competitiva, as pessoas são o fator chave para o sucesso das organizações. Sendo assim, os critérios e as técnicas de seleção devem ser moldados indo de encontro à decisão para a escolha do melhor perfil para cada vaga. Cada vez mais, os profissionais de recursos humanos, percebem que as competências emocionais e fatores de personalidade são cruciais no processo de seleção dos candidatos que melhor se podem enquadrar na respetiva organização. Gerir as emoções, perceber, racionar e compreender dá a capacidade de guiar mais facilmente os trabalhadores e, principalmente na situação de entrevista, dá a capacidade de o candidato gerir a ansiedade e o stress que estão maioritariamente presentes nestes casos. No ambiente de trabalho, é fundamental lidar com imprevistos, com pessoas com perfis e personalidades desafiantes e até lidar com o stresse em situações diárias. Além disso, a inteligência emocional torna-se vantajosa quando ainda acrescenta, no individuo, a confiança, a flexibilidade e o foco para atingir os resultados. Ao longo desta dissertação, pretende-se perceber a importância do conceito de Inteligência Emocional no processo de Recrutamento e Seleção, tendo em conta a perspetiva de quem recruta diariamente trabalhadores para diferentes áreas funcionais. Aqui, o principal objetivo é perceber de que forma a Inteligência Emocional pode influenciar o processo de recrutamento e seleção nos recrutadores. Para o presente estudo foi realizada uma metodologia quantitativa onde foram realizados inquéritos por questionário com uma amostra de 68 inquiridos de diferentes empresas, sendo todos eles da área dos recursos humanos com uma das principais tarefas: o recrutamento. Este estudo torna-se pertinente na medida em que se deve refletir de que forma é que este principal conceito pode ter impacto neste processo que é tão crucial para as organizações. Tendo um impacto positivo ou negativo, é algo que está constantemente presente nas organizações todos os dias. |
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A Inteligência Emocional no processo de Recrutamento e Seleção: Uma perspetiva de Quem RecrutaInteligência emocionalRecrutamentoSeleçãoRecursos humanosEmotional intelligenceRecruitmentSelectionHuman resourcesGestãoNum mundo em constante evolução e uma realidade cada vez mais competitiva, as pessoas são o fator chave para o sucesso das organizações. Sendo assim, os critérios e as técnicas de seleção devem ser moldados indo de encontro à decisão para a escolha do melhor perfil para cada vaga. Cada vez mais, os profissionais de recursos humanos, percebem que as competências emocionais e fatores de personalidade são cruciais no processo de seleção dos candidatos que melhor se podem enquadrar na respetiva organização. Gerir as emoções, perceber, racionar e compreender dá a capacidade de guiar mais facilmente os trabalhadores e, principalmente na situação de entrevista, dá a capacidade de o candidato gerir a ansiedade e o stress que estão maioritariamente presentes nestes casos. No ambiente de trabalho, é fundamental lidar com imprevistos, com pessoas com perfis e personalidades desafiantes e até lidar com o stresse em situações diárias. Além disso, a inteligência emocional torna-se vantajosa quando ainda acrescenta, no individuo, a confiança, a flexibilidade e o foco para atingir os resultados. Ao longo desta dissertação, pretende-se perceber a importância do conceito de Inteligência Emocional no processo de Recrutamento e Seleção, tendo em conta a perspetiva de quem recruta diariamente trabalhadores para diferentes áreas funcionais. Aqui, o principal objetivo é perceber de que forma a Inteligência Emocional pode influenciar o processo de recrutamento e seleção nos recrutadores. Para o presente estudo foi realizada uma metodologia quantitativa onde foram realizados inquéritos por questionário com uma amostra de 68 inquiridos de diferentes empresas, sendo todos eles da área dos recursos humanos com uma das principais tarefas: o recrutamento. Este estudo torna-se pertinente na medida em que se deve refletir de que forma é que este principal conceito pode ter impacto neste processo que é tão crucial para as organizações. Tendo um impacto positivo ou negativo, é algo que está constantemente presente nas organizações todos os dias.In a world in constant evolution and an increasingly competitive reality, people are the key factor for the success of organisations. Therefore, the selection criteria and techniques must be shaped to meet the decision to choose the best profile for each vacancy. More and more, human resources professionals are realising that emotional competences and personality factors are crucial in the process of selecting the candidates who best fit the respective organisation. Managing emotions, perceiving, reasoning and understanding gives the ability to guide workers more easily and, especially in the interview situation, gives the candidate the ability to manage the anxiety and stress that are mostly present in these cases. In the work environment, it is fundamental to deal with unforeseen events, with people with challenging profiles and personalities and even deal with stress in daily situations. Moreover, emotional intelligence becomes advantageous when it also adds confidence, flexibility and focus to the individual in order to achieve results. Throughout this dissertation, we intend to understand the importance of the concept of Emotional Intelligence in the Recruitment and Selection process, taking into account the perspective of those who recruit workers daily for different functional areas. Here, the main objective is to understand how Emotional Intelligence can influence the recruitment and selection process in recruiters. For the present study a quantitative methodology was used where questionnaire surveys were carried out with a sample of 68 respondents from different companies, all of them from the human resources area with one of the main tasks: recruitment. This study becomes relevant insofar as we should reflect on how this main concept can have an impact on this process which is so crucial for organisations. Having a positive or negative impact, it is something that is constantly present in organisations every day.Soares, Rui Jorge JesusRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAlmeida, Inês Salgado Alves Moreira de2023-01-24T09:15:39Z2022-11-252022-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21799TID:203188314porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:18:08Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:53.345708Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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