Aplicação de um sistema integrado de informação e comunicação no transporte marítimo de mercadorias: a eficiência da Janela Única Logística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Albano Jorge Gonçalves de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11360
Resumo: Na presente dissertação é feita uma análise sobre a implementação e gestão do projeto da Janela Única Logística (JUL), já em vigor em alguns portos nacionais desde 2019, como os portos de Aveiro e Figueira da Foz, e de que forma a utilização da Janela Única Logística afeta os atores ao longo da cadeia logística, com foco na carga contentorizada à exportação. Assim, a presente dissertação foi desenvolvida com a finalidade de investigar se a implementação da Janela Única Logística transporta consigo, efetivamente, uma transformação digital, com a desmaterialização de procedimentos administrativos; se descomplica os processos operacionais para todos os stakeholders envolvidos de igual forma; se acrescenta valor às redes logísticas e portuárias; e se a aposta em corredores multimodais e intermodais, têm como consequência direta uma maior celeridade das operações logísticas. Pretendeu-se ainda investigar se a JUL é capaz de aumentar a competitividade e eficiência dos portos nacionais, que utilizam este sistema eletrónico. Pretendeu-se assim, fazer um estudo da aplicação da JUL e dos sistemas de informação e investigar de que forma as tecnologias estão a ser utilizadas para favorecer as trocas de informação, tanto a nível nacional como europeu, como a integração e interligação com outros sistemas de informação de outros portos europeus, como por exemplo Antuérpia e Roterdão, que facilitem a comunicação ao longo da cadeia logística. A metodologia é de caracter qualitativo com recurso à análise documental.
id RCAP_392b713d0377a7048ad3779e61b5b85f
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11360
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação de um sistema integrado de informação e comunicação no transporte marítimo de mercadorias: a eficiência da Janela Única LogísticaPortos marítimosSistemas de informaçãoLogísticaJanela Única LogísticaMaritime portsInformation systemsLogisticsSingle Logistics WindowODS::04:Educação de QualidadeNa presente dissertação é feita uma análise sobre a implementação e gestão do projeto da Janela Única Logística (JUL), já em vigor em alguns portos nacionais desde 2019, como os portos de Aveiro e Figueira da Foz, e de que forma a utilização da Janela Única Logística afeta os atores ao longo da cadeia logística, com foco na carga contentorizada à exportação. Assim, a presente dissertação foi desenvolvida com a finalidade de investigar se a implementação da Janela Única Logística transporta consigo, efetivamente, uma transformação digital, com a desmaterialização de procedimentos administrativos; se descomplica os processos operacionais para todos os stakeholders envolvidos de igual forma; se acrescenta valor às redes logísticas e portuárias; e se a aposta em corredores multimodais e intermodais, têm como consequência direta uma maior celeridade das operações logísticas. Pretendeu-se ainda investigar se a JUL é capaz de aumentar a competitividade e eficiência dos portos nacionais, que utilizam este sistema eletrónico. Pretendeu-se assim, fazer um estudo da aplicação da JUL e dos sistemas de informação e investigar de que forma as tecnologias estão a ser utilizadas para favorecer as trocas de informação, tanto a nível nacional como europeu, como a integração e interligação com outros sistemas de informação de outros portos europeus, como por exemplo Antuérpia e Roterdão, que facilitem a comunicação ao longo da cadeia logística. A metodologia é de caracter qualitativo com recurso à análise documental.This dissertation analyzes the implementation and management of the Single Logistics Window, which has been current in some national ports since 2019, such as the Aveiro and Figueira da Foz ports, and how the operate of Single Logistics Window affects the actors along the logistics chain, with focus on container cargo for export. This dissertation was developed to investigate whether the implementation of Single Logistics Window effectively carries with it a digital transformation, with the dematerialization of administrative procedures; if it simplifies the operational processes for all stakeholders involved in the same way; if the value is added to the logistics and ports networks; and if the bet on multimodal and intermodal corridors, has direct consequence in greater speed in the logistical operations. As well, if Single Logistics Window can increase the competitiveness and efficiency of national ports, that they use this electronic system. It is intended, therefore, to make a study of the application of Single Logistics Window and information systems and to investigate, how the technologies are being used to benefit the share of information, such as national and the European level, as well as the integration and interconnection with other systems information from other European ports, such as Antwerp and Rotterdam, to facilitate communication along the logistics chain. The methodology is qualitative using documentary analysis.Bernardo, Maria do Rosário MatosRepositório AbertoCarvalho, Albano Jorge Gonçalves de2021-10-082021-11-092024-11-08T00:00:00Z2021-10-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11360TID:202786900porCarvalho, Albano Jorge Gonçalves de - Aplicação de um sistema integrado de informação e comunicação no transporte marítimo de mercadorias [Em linha]: a eficiência da Janela Única Logística. [S.l.]: [s.n.], 2021. 167 p.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:39:01Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:47.497858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de um sistema integrado de informação e comunicação no transporte marítimo de mercadorias: a eficiência da Janela Única Logística
title Aplicação de um sistema integrado de informação e comunicação no transporte marítimo de mercadorias: a eficiência da Janela Única Logística
spellingShingle Aplicação de um sistema integrado de informação e comunicação no transporte marítimo de mercadorias: a eficiência da Janela Única Logística
Carvalho, Albano Jorge Gonçalves de
Portos marítimos
Sistemas de informação
Logística
Janela Única Logística
Maritime ports
Information systems
Logistics
Single Logistics Window
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Aplicação de um sistema integrado de informação e comunicação no transporte marítimo de mercadorias: a eficiência da Janela Única Logística
title_full Aplicação de um sistema integrado de informação e comunicação no transporte marítimo de mercadorias: a eficiência da Janela Única Logística
title_fullStr Aplicação de um sistema integrado de informação e comunicação no transporte marítimo de mercadorias: a eficiência da Janela Única Logística
title_full_unstemmed Aplicação de um sistema integrado de informação e comunicação no transporte marítimo de mercadorias: a eficiência da Janela Única Logística
title_sort Aplicação de um sistema integrado de informação e comunicação no transporte marítimo de mercadorias: a eficiência da Janela Única Logística
author Carvalho, Albano Jorge Gonçalves de
author_facet Carvalho, Albano Jorge Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bernardo, Maria do Rosário Matos
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Albano Jorge Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Portos marítimos
Sistemas de informação
Logística
Janela Única Logística
Maritime ports
Information systems
Logistics
Single Logistics Window
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Portos marítimos
Sistemas de informação
Logística
Janela Única Logística
Maritime ports
Information systems
Logistics
Single Logistics Window
ODS::04:Educação de Qualidade
description Na presente dissertação é feita uma análise sobre a implementação e gestão do projeto da Janela Única Logística (JUL), já em vigor em alguns portos nacionais desde 2019, como os portos de Aveiro e Figueira da Foz, e de que forma a utilização da Janela Única Logística afeta os atores ao longo da cadeia logística, com foco na carga contentorizada à exportação. Assim, a presente dissertação foi desenvolvida com a finalidade de investigar se a implementação da Janela Única Logística transporta consigo, efetivamente, uma transformação digital, com a desmaterialização de procedimentos administrativos; se descomplica os processos operacionais para todos os stakeholders envolvidos de igual forma; se acrescenta valor às redes logísticas e portuárias; e se a aposta em corredores multimodais e intermodais, têm como consequência direta uma maior celeridade das operações logísticas. Pretendeu-se ainda investigar se a JUL é capaz de aumentar a competitividade e eficiência dos portos nacionais, que utilizam este sistema eletrónico. Pretendeu-se assim, fazer um estudo da aplicação da JUL e dos sistemas de informação e investigar de que forma as tecnologias estão a ser utilizadas para favorecer as trocas de informação, tanto a nível nacional como europeu, como a integração e interligação com outros sistemas de informação de outros portos europeus, como por exemplo Antuérpia e Roterdão, que facilitem a comunicação ao longo da cadeia logística. A metodologia é de caracter qualitativo com recurso à análise documental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08
2021-11-09
2021-10-08T00:00:00Z
2024-11-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11360
TID:202786900
url http://hdl.handle.net/10400.2/11360
identifier_str_mv TID:202786900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carvalho, Albano Jorge Gonçalves de - Aplicação de um sistema integrado de informação e comunicação no transporte marítimo de mercadorias [Em linha]: a eficiência da Janela Única Logística. [S.l.]: [s.n.], 2021. 167 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135096660295680