Segmentação do mercado de acesso à internet segundo critérios comportamentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Pedro Miguel Correia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/9830
Resumo: Em Portugal, existem cada vez mais acessos à Internet através de banda larga. Mais de 6 milhões de portugueses utilizam-na cada vez com mais frequência. De acordo com estudos anteriores, existem variáveis que influenciam a adoção e a difusão da banda larga nos países, o que consequentemente afeta o crescimento económico. Com a globalização do acesso à Internet, surgem novos desafios aos marketeers, nomeadamente, a necessidade de aplicar novas estratégias de marketing, tais como uma segmentação blended. Saber o que os utilizadores fazem online e como se comportam pode contribuir para esta nova prática. É nesta base que surge a presente investigação, a qual se propõe estudar o comportamento dos utilizadores, segundo as suas preferências, hábitos de consumo da Internet e variáveis que os motivam a aderir e utilizar a Internet, por forma a segmentar o mercado de acesso à Internet segundo critérios comportamentais. Durante o enquadramento teórico desta pesquisa foram sendo descobertas algumas estratégias de segmentação já existentes com base em critérios comportamentais e psicográficos e foram identificados estilos de vida digitais que ajudaram a compreender e a delimitar a amplitude dos conteúdos. Foi realizado um questionário online, promovido através de email e das redes sociais que obteve 279 respostas válidas. Da análise estatística dessa amostra concluiu-se que os dados sociodemográficos também influenciam a utilização da Internet. A segmentação resultante deste estudo classificou os utilizadores em “browsers”, “socializers”, “non-tech”, “gamers”, “entertained” e “geeks”. Para tal, recorreu-se à análise de clusters com base em fatores de adoção e comportamentos.
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