Satisfação no trabalho: o caso de um banco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bruno
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/4173
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos
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spelling Satisfação no trabalho: o caso de um bancoDissertação de Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos HumanosDiversos estudos têm procurado relacionar as características da função com a satisfação dos trabalhadores. Neste caso específico será utilizado o modelo das características da função de Hackman e Oldham, para relacionar essas características com a satisfação intrínseca com o trabalho, através de uma amostra de trabalhadores de uma Instituição Financeira. Os resultados obtidos através da amostra de 57 trabalhadores dessa Instituição, revelam que das cinco características da função presentes no modelo de Hackman e Oldham, a única que se apresentou como preditora da satisfação intrínseca com o trabalho foi a autonomia. Os resultados do presente estudo mostram também que os trabalhadores da área comercial apresentam um nível de satisfação intrínseca com o trabalho superior aos trabalhadores das áreas de apoio, o que pode ser justificado pela diferença entre as características da função presentes em cada área.Many researches have tried to relate work characteristics with employee work satisfaction. This study uses Hackman & Oldham´s Job Characteristics Model to relate those characteristics with employee work satisfaction, with a sample of workers from a Financial Institution. The results obtained with a sample of 57 workers from that Institution, reveal that from the five core characteristics presented in Hackman & Oldham´s model, autonomy was the only one that was shown to predict employees work satisfaction. This study also confirmed that sales workers from that Institution had a higher level of work satisfaction than workers from support areas, what can be justified by the different job characteristics presented in each area.Escola Superior de Ciências EmpresariaisFortes-Ferreira, LinaRepositório ComumSantos, Bruno2013-05-16T18:10:05Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/4173porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:49:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/4173Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:31.631157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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