O fact-checking como prática do jornalismo desportivo da TVI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piedade, David Manuel Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14013
Resumo: Relatório de estágio de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Jornalismo.
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spelling O fact-checking como prática do jornalismo desportivo da TVIJornalismo desportivoDesinformaçãoVerificação de factosFactos jornalísticosTVI - Televisão IndependenteSports journalismDisinformationFact-checkingJournalistic factsRelatório de estágio de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Jornalismo.O presente relatório de estágio revela as representações dos jornalistas da Editoria de Desporto da TVI sobre processo de verificação de factos. Além disso, este estudo consagra uma análise reflexiva sobre os padrões e mecanismos utilizados no processo de verificação de factos. Adotou-se um método qualitativo, socorrendo-se de um período de observação participante de quatro meses e de cinco entrevistas não estruturadas aos jornalistas da TVI para dar resposta aos objetivos específicos da investigação. Através da observação participante, descobriu-se que a verificação de factos é uma prática que emana da experiência dos jornalistas em contexto de trabalho, sendo que cada profissional tem métodos diferentes para confirmar os dados. Além disso, a verificação de factos na Editoria de Desporto pode ser dividida em três domínios distintos: direto, indireto e inexistente. Pode ser realizada de forma direta quando o jornalista utiliza os seus próprios recursos para confirmar os dados; pode ser indireta quando o jornalista recorre aos colegas de profissão ou às chefias para tentar chegar aos factos; Por último, também pode ser inexistente quando o jornalista não dá a informação; atribui o crédito da respetiva informação ao órgão de comunicação social; ou recorre às informações das agências noticiosas. Além disso, o presente estudo expôs dados que evidenciam uma relação de confiança e proximidade entre a Editoria de Desporto da TVI e os jornalistas do Mais Futebol. Uma parceria estratégica que se estende à troca de informações, contactos e jornalistas entre os respetivos órgãos de informação. Com base no período de observação, percebeu-se que o tempo, o excesso de informação nas redes sociais, a luta pelas audiências e o bloqueio da informação por parte dos clubes são os principais entraves à verificação de factos. Esta investigação serve para explicar a forma como ocorre o processo de confirmação das notícias de desporto na redação e, em simultâneo, para consciencializar o público quanto às dificuldades encontradas durante o processo de verificação dos dados. Face à existência de estudos residuais na área do desporto, o presente objeto de estudo adveio da necessidade de investigar a verificação de factos, empreendendo uma análise empírica que consagre o processo de averiguação da notícia no jornalismo desportivo.ABSTRACT: The following internship report reveals the journalists from TVIsport’s section about the process of facts verification. Besides that, this study congregates a reflexive analysis about the patterns and mechanisms used during the process of facts verification. Was adopted a qualitative method, bailing out a participative observation period of four month’s and five unstructured interviews to TVI journalists to give an answer to the specific investigation objectives. Through the participant observation was discovered that the facts verification is a practice that emanates journalist’s experience in-work context, being that each professional has different methods to confirm the data. Furthermore, the verification of the sport’s section can be divided in three distinctive domains: direct, indirect and nonexistent. Can be fulfilled directly when the journalist uses his own resources to confirm the data; can be indirect when the journalist has to resort to his colleagues to gather the facts; lastly, it can also be nonexistent, when the journalist doesn’t give any information; the credits of the respective information are assigned to the media; it can also rely on news agency’s information. In addition, the following study exposed data that shows a relationship of proximity and trust between TVI sport’s section and Mais Futebol journalists. A strategic partnership that extends to the information trading, contacts and journalists between each media. Based on the observation period, was noticed that, the time, the social media’s information overload, the war for views and the information stoppage from the clubs, are the main obstacles to the facts verification. This investigation has the goal to explain the way the confirmation process of the sport news on essay, simultaneously, to raise awareness to the public to the difficulties found during the process of data verification. In view of the existence of residual studies in sport’s area, the present object of study arose from the need to investigate the facts verification, undertaking an empirical analysis that enshrines the process of investigating the journalism of the news in sports.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialSimões, Rui Fernando AlmeidaRCIPLPiedade, David Manuel Marques2021-11-18T14:37:59Z2021-07-232021-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14013TID:202771636porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:09:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:53.957911Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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