Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Isabel Pinto da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2750
Resumo: O presente relatório de estágio integra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A sua principal intencionalidade é compreender quais as aprendizagens que a construção dos portefólios pode promover às crianças. Desta forma, ao longo deste percurso procurou-se dar resposta à seguinte pergunta de partida: “Que aprendizagens a construção dos portefólios pode proporcionar às crianças?”. Os principais objetivos deste trabalho incidiram, assim, em entender o que é um portefólio, em especificar as características do processo de construção de um portefólio, em compreender o papel da criança e do educador no processo de elaboração de um portefólio, e, por fim, em perceber quais as aprendizagens que podem ser promovidas no processo de elaboração dos portefólios. Assim sendo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, entrevistas a três educadoras de infância e a vinte e seis crianças da sala dos cinco anos e, por fim, um inquérito por questionário a educadoras de infância e a estagiárias finalistas desta área.Palavras-Chave: portefólios; promoção; crianças; educador de infância; participação; aprendizagem; educação pré-escolar.
id RCAP_549a7c1e4a0811441217b752a164aa0b
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2750
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagemEducação de InfânciaPortefóliosPromoção da aprendizagemO presente relatório de estágio integra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A sua principal intencionalidade é compreender quais as aprendizagens que a construção dos portefólios pode promover às crianças. Desta forma, ao longo deste percurso procurou-se dar resposta à seguinte pergunta de partida: “Que aprendizagens a construção dos portefólios pode proporcionar às crianças?”. Os principais objetivos deste trabalho incidiram, assim, em entender o que é um portefólio, em especificar as características do processo de construção de um portefólio, em compreender o papel da criança e do educador no processo de elaboração de um portefólio, e, por fim, em perceber quais as aprendizagens que podem ser promovidas no processo de elaboração dos portefólios. Assim sendo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, entrevistas a três educadoras de infância e a vinte e seis crianças da sala dos cinco anos e, por fim, um inquérito por questionário a educadoras de infância e a estagiárias finalistas desta área.Palavras-Chave: portefólios; promoção; crianças; educador de infância; participação; aprendizagem; educação pré-escolar.This internship report is part of the Supervised Teaching Practice of the MSc in Pre-School Education. Its main intention is to understand how learning the construction of portfolios can develop children. Thus, along this route, the goal was to answer the following question: "What type of learning does the construction of portfolios give to children?". The main objectives of this work were therefore to understand what a portfolio is, to specify the characteristics of the process of building a portfolio, to understand the role of the child and the educator in the process of drawing up a portfolio, and finally, in understanding which skills can be promoted in the process of elaborating portfolios. In this context, a bibliographic survey was conducted, as well as interviews with three kindergarten teachers and twenty-six children of the five-year-old classroom, and, finally a questionnaire survey of pre-school educators and finalist interns in this field. Keywords: portfolios; promotion; children; childhood educator; participation; learning; pre-school education.2019-03-21T10:59:02Z2019-03-20T00:00:00Z2019-03-202019-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2750TID:202200965porSilva, Ana Isabel Pinto dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:15Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:30.175919Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagem
title Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagem
spellingShingle Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagem
Silva, Ana Isabel Pinto da
Educação de Infância
Portefólios
Promoção da aprendizagem
title_short Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagem
title_full Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagem
title_fullStr Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagem
title_full_unstemmed Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagem
title_sort Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagem
author Silva, Ana Isabel Pinto da
author_facet Silva, Ana Isabel Pinto da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Isabel Pinto da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Infância
Portefólios
Promoção da aprendizagem
topic Educação de Infância
Portefólios
Promoção da aprendizagem
description O presente relatório de estágio integra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A sua principal intencionalidade é compreender quais as aprendizagens que a construção dos portefólios pode promover às crianças. Desta forma, ao longo deste percurso procurou-se dar resposta à seguinte pergunta de partida: “Que aprendizagens a construção dos portefólios pode proporcionar às crianças?”. Os principais objetivos deste trabalho incidiram, assim, em entender o que é um portefólio, em especificar as características do processo de construção de um portefólio, em compreender o papel da criança e do educador no processo de elaboração de um portefólio, e, por fim, em perceber quais as aprendizagens que podem ser promovidas no processo de elaboração dos portefólios. Assim sendo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, entrevistas a três educadoras de infância e a vinte e seis crianças da sala dos cinco anos e, por fim, um inquérito por questionário a educadoras de infância e a estagiárias finalistas desta área.Palavras-Chave: portefólios; promoção; crianças; educador de infância; participação; aprendizagem; educação pré-escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-21T10:59:02Z
2019-03-20T00:00:00Z
2019-03-20
2019-02-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2750
TID:202200965
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2750
identifier_str_mv TID:202200965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131629900267520