“Espaço literário feminino. A obra de Maria de Mesquita Pimentel”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conde, Antónia Fialho
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/3992
Resumo: Resumo Maria de Mesquita Pimentel foi uma religiosa cisterciense religiosa nascida a Sul do Tejo no último quartel do século XVI. Deixou obra escrita, e em parte publicada, sendo nosso propósito dar a conhecer em especial a parte manuscrita e inédita. Reconhecendo a importância da estruturação literária, de índole classicista, dessa mesma obra, interessa-nos sublinhar a sua contextualização em termos históricos, em especial no que respeita à expressão literária feminina coeva. A parte manuscrita, enquanto continuação da parte impressa em 1639, surge em duas Partes, a 2ª e a 3ª, respectivamente com 13 e 11 Cantos, de oitavas decassilábicas com esquema rimático ABABAB CC. A obra tem uma Dedicatória (uma quadra) e um Prólogo (com 25 quadras), e todos os Cantos têm uma oitava introdutória, sumulista, revelando a Autora, ao longo do discurso, não apenas um notável domínio vocabular e uma clara influência do ideário coevo, como o conhecimento de episódios e personagens do mundo clássico, que elege e evoca para ilustrar o discurso, e que não seriam de todo comuns na formação das religiosas suas contemporâneas. Palavras-Chave: Escrita feminina; Contra-reforma; barroco; misticismo. Abstract The literary feminine production is scarce in the modern period. In a speech fitted by the Counter-reform, the conventual’s writing was allowing, specially printed, the contact with the secular world. Between the Portuguese nuns, writers, we intend to let know the work of Maria de Mesquita Pimentel, nun born in the last quarter of the XVI century in the South of the Tagus, and what saw part of his work published in 1639, entitled Memorial da Infancia de Christo eTriumpho do divino Amor. However, they remained handwritten and unpublished two parts. These Parts, 2nd and 3rd, manuscripts, are structured along 13 Cantos (1125 octaves) and 11 Cantos (965 octaves), respectively, both in octaves with ten syllables and rhyme scheme ABABAB CC. All the Cantos have an introductory octave, revealing the Author, along the speech, not only a notable verbal power and a clear influence of the coeval ideas, but also the knowledge of episodes and characters of the classic world, witch she elects and evokes to illustrate the speech and that weren’t commons in the formation/education of her contemporaries’ nuns. Keywords: Feminine literary; Counter-reformation; Barroc; Misticism.
id RCAP_397035e65e16dee094b63843e419a757
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/3992
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Espaço literário feminino. A obra de Maria de Mesquita Pimentel”Contra-reformaEscrita femininaResumo Maria de Mesquita Pimentel foi uma religiosa cisterciense religiosa nascida a Sul do Tejo no último quartel do século XVI. Deixou obra escrita, e em parte publicada, sendo nosso propósito dar a conhecer em especial a parte manuscrita e inédita. Reconhecendo a importância da estruturação literária, de índole classicista, dessa mesma obra, interessa-nos sublinhar a sua contextualização em termos históricos, em especial no que respeita à expressão literária feminina coeva. A parte manuscrita, enquanto continuação da parte impressa em 1639, surge em duas Partes, a 2ª e a 3ª, respectivamente com 13 e 11 Cantos, de oitavas decassilábicas com esquema rimático ABABAB CC. A obra tem uma Dedicatória (uma quadra) e um Prólogo (com 25 quadras), e todos os Cantos têm uma oitava introdutória, sumulista, revelando a Autora, ao longo do discurso, não apenas um notável domínio vocabular e uma clara influência do ideário coevo, como o conhecimento de episódios e personagens do mundo clássico, que elege e evoca para ilustrar o discurso, e que não seriam de todo comuns na formação das religiosas suas contemporâneas. Palavras-Chave: Escrita feminina; Contra-reforma; barroco; misticismo. Abstract The literary feminine production is scarce in the modern period. In a speech fitted by the Counter-reform, the conventual’s writing was allowing, specially printed, the contact with the secular world. Between the Portuguese nuns, writers, we intend to let know the work of Maria de Mesquita Pimentel, nun born in the last quarter of the XVI century in the South of the Tagus, and what saw part of his work published in 1639, entitled Memorial da Infancia de Christo eTriumpho do divino Amor. However, they remained handwritten and unpublished two parts. These Parts, 2nd and 3rd, manuscripts, are structured along 13 Cantos (1125 octaves) and 11 Cantos (965 octaves), respectively, both in octaves with ten syllables and rhyme scheme ABABAB CC. All the Cantos have an introductory octave, revealing the Author, along the speech, not only a notable verbal power and a clear influence of the coeval ideas, but also the knowledge of episodes and characters of the classic world, witch she elects and evokes to illustrate the speech and that weren’t commons in the formation/education of her contemporaries’ nuns. Keywords: Feminine literary; Counter-reformation; Barroc; Misticism.Classica Digitalia Vniversitatis Conimbricensis2012-01-23T11:48:09Z2012-01-232009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/3992http://hdl.handle.net/10174/3992por“Espaço literário feminino. A obra de Maria de Mesquita Pimentel”, in Espaços e Paisagens. Antiguidade Clássica e Heranças Contemporâneas. Línguas e Literatura. Idade Média, Renascimento, Recepção. Associação Portuguesa de Estudos Clássicos/Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos. Coimbra, 2009.978-972-98142-3-5.https://bdigital.sib.uc.pt/jspui/bitstream/123456789/18/5/espacos_e_paisagens_vol_2.pdfcidehusmconde@uevora.pt732Conde, Antónia Fialhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:41:11Zoai:dspace.uevora.pt:10174/3992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:09.812773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Espaço literário feminino. A obra de Maria de Mesquita Pimentel”
title “Espaço literário feminino. A obra de Maria de Mesquita Pimentel”
spellingShingle “Espaço literário feminino. A obra de Maria de Mesquita Pimentel”
Conde, Antónia Fialho
Contra-reforma
Escrita feminina
title_short “Espaço literário feminino. A obra de Maria de Mesquita Pimentel”
title_full “Espaço literário feminino. A obra de Maria de Mesquita Pimentel”
title_fullStr “Espaço literário feminino. A obra de Maria de Mesquita Pimentel”
title_full_unstemmed “Espaço literário feminino. A obra de Maria de Mesquita Pimentel”
title_sort “Espaço literário feminino. A obra de Maria de Mesquita Pimentel”
author Conde, Antónia Fialho
author_facet Conde, Antónia Fialho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conde, Antónia Fialho
dc.subject.por.fl_str_mv Contra-reforma
Escrita feminina
topic Contra-reforma
Escrita feminina
description Resumo Maria de Mesquita Pimentel foi uma religiosa cisterciense religiosa nascida a Sul do Tejo no último quartel do século XVI. Deixou obra escrita, e em parte publicada, sendo nosso propósito dar a conhecer em especial a parte manuscrita e inédita. Reconhecendo a importância da estruturação literária, de índole classicista, dessa mesma obra, interessa-nos sublinhar a sua contextualização em termos históricos, em especial no que respeita à expressão literária feminina coeva. A parte manuscrita, enquanto continuação da parte impressa em 1639, surge em duas Partes, a 2ª e a 3ª, respectivamente com 13 e 11 Cantos, de oitavas decassilábicas com esquema rimático ABABAB CC. A obra tem uma Dedicatória (uma quadra) e um Prólogo (com 25 quadras), e todos os Cantos têm uma oitava introdutória, sumulista, revelando a Autora, ao longo do discurso, não apenas um notável domínio vocabular e uma clara influência do ideário coevo, como o conhecimento de episódios e personagens do mundo clássico, que elege e evoca para ilustrar o discurso, e que não seriam de todo comuns na formação das religiosas suas contemporâneas. Palavras-Chave: Escrita feminina; Contra-reforma; barroco; misticismo. Abstract The literary feminine production is scarce in the modern period. In a speech fitted by the Counter-reform, the conventual’s writing was allowing, specially printed, the contact with the secular world. Between the Portuguese nuns, writers, we intend to let know the work of Maria de Mesquita Pimentel, nun born in the last quarter of the XVI century in the South of the Tagus, and what saw part of his work published in 1639, entitled Memorial da Infancia de Christo eTriumpho do divino Amor. However, they remained handwritten and unpublished two parts. These Parts, 2nd and 3rd, manuscripts, are structured along 13 Cantos (1125 octaves) and 11 Cantos (965 octaves), respectively, both in octaves with ten syllables and rhyme scheme ABABAB CC. All the Cantos have an introductory octave, revealing the Author, along the speech, not only a notable verbal power and a clear influence of the coeval ideas, but also the knowledge of episodes and characters of the classic world, witch she elects and evokes to illustrate the speech and that weren’t commons in the formation/education of her contemporaries’ nuns. Keywords: Feminine literary; Counter-reformation; Barroc; Misticism.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2012-01-23T11:48:09Z
2012-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/3992
http://hdl.handle.net/10174/3992
url http://hdl.handle.net/10174/3992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv “Espaço literário feminino. A obra de Maria de Mesquita Pimentel”, in Espaços e Paisagens. Antiguidade Clássica e Heranças Contemporâneas. Línguas e Literatura. Idade Média, Renascimento, Recepção. Associação Portuguesa de Estudos Clássicos/Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos. Coimbra, 2009.
978-972-98142-3-5.
https://bdigital.sib.uc.pt/jspui/bitstream/123456789/18/5/espacos_e_paisagens_vol_2.pdf
cidehus
mconde@uevora.pt
732
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Classica Digitalia Vniversitatis Conimbricensis
publisher.none.fl_str_mv Classica Digitalia Vniversitatis Conimbricensis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136474437779456