“Espaço literário feminino. A obra de Maria de Mesquita Pimentel”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/3992 |
Resumo: | Resumo Maria de Mesquita Pimentel foi uma religiosa cisterciense religiosa nascida a Sul do Tejo no último quartel do século XVI. Deixou obra escrita, e em parte publicada, sendo nosso propósito dar a conhecer em especial a parte manuscrita e inédita. Reconhecendo a importância da estruturação literária, de índole classicista, dessa mesma obra, interessa-nos sublinhar a sua contextualização em termos históricos, em especial no que respeita à expressão literária feminina coeva. A parte manuscrita, enquanto continuação da parte impressa em 1639, surge em duas Partes, a 2ª e a 3ª, respectivamente com 13 e 11 Cantos, de oitavas decassilábicas com esquema rimático ABABAB CC. A obra tem uma Dedicatória (uma quadra) e um Prólogo (com 25 quadras), e todos os Cantos têm uma oitava introdutória, sumulista, revelando a Autora, ao longo do discurso, não apenas um notável domínio vocabular e uma clara influência do ideário coevo, como o conhecimento de episódios e personagens do mundo clássico, que elege e evoca para ilustrar o discurso, e que não seriam de todo comuns na formação das religiosas suas contemporâneas. Palavras-Chave: Escrita feminina; Contra-reforma; barroco; misticismo. Abstract The literary feminine production is scarce in the modern period. In a speech fitted by the Counter-reform, the conventual’s writing was allowing, specially printed, the contact with the secular world. Between the Portuguese nuns, writers, we intend to let know the work of Maria de Mesquita Pimentel, nun born in the last quarter of the XVI century in the South of the Tagus, and what saw part of his work published in 1639, entitled Memorial da Infancia de Christo eTriumpho do divino Amor. However, they remained handwritten and unpublished two parts. These Parts, 2nd and 3rd, manuscripts, are structured along 13 Cantos (1125 octaves) and 11 Cantos (965 octaves), respectively, both in octaves with ten syllables and rhyme scheme ABABAB CC. All the Cantos have an introductory octave, revealing the Author, along the speech, not only a notable verbal power and a clear influence of the coeval ideas, but also the knowledge of episodes and characters of the classic world, witch she elects and evokes to illustrate the speech and that weren’t commons in the formation/education of her contemporaries’ nuns. Keywords: Feminine literary; Counter-reformation; Barroc; Misticism. |
id |
RCAP_397035e65e16dee094b63843e419a757 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/3992 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“Espaço literário feminino. A obra de Maria de Mesquita Pimentel”Contra-reformaEscrita femininaResumo Maria de Mesquita Pimentel foi uma religiosa cisterciense religiosa nascida a Sul do Tejo no último quartel do século XVI. Deixou obra escrita, e em parte publicada, sendo nosso propósito dar a conhecer em especial a parte manuscrita e inédita. Reconhecendo a importância da estruturação literária, de índole classicista, dessa mesma obra, interessa-nos sublinhar a sua contextualização em termos históricos, em especial no que respeita à expressão literária feminina coeva. A parte manuscrita, enquanto continuação da parte impressa em 1639, surge em duas Partes, a 2ª e a 3ª, respectivamente com 13 e 11 Cantos, de oitavas decassilábicas com esquema rimático ABABAB CC. A obra tem uma Dedicatória (uma quadra) e um Prólogo (com 25 quadras), e todos os Cantos têm uma oitava introdutória, sumulista, revelando a Autora, ao longo do discurso, não apenas um notável domínio vocabular e uma clara influência do ideário coevo, como o conhecimento de episódios e personagens do mundo clássico, que elege e evoca para ilustrar o discurso, e que não seriam de todo comuns na formação das religiosas suas contemporâneas. Palavras-Chave: Escrita feminina; Contra-reforma; barroco; misticismo. Abstract The literary feminine production is scarce in the modern period. In a speech fitted by the Counter-reform, the conventual’s writing was allowing, specially printed, the contact with the secular world. Between the Portuguese nuns, writers, we intend to let know the work of Maria de Mesquita Pimentel, nun born in the last quarter of the XVI century in the South of the Tagus, and what saw part of his work published in 1639, entitled Memorial da Infancia de Christo eTriumpho do divino Amor. However, they remained handwritten and unpublished two parts. These Parts, 2nd and 3rd, manuscripts, are structured along 13 Cantos (1125 octaves) and 11 Cantos (965 octaves), respectively, both in octaves with ten syllables and rhyme scheme ABABAB CC. All the Cantos have an introductory octave, revealing the Author, along the speech, not only a notable verbal power and a clear influence of the coeval ideas, but also the knowledge of episodes and characters of the classic world, witch she elects and evokes to illustrate the speech and that weren’t commons in the formation/education of her contemporaries’ nuns. Keywords: Feminine literary; Counter-reformation; Barroc; Misticism.Classica Digitalia Vniversitatis Conimbricensis2012-01-23T11:48:09Z2012-01-232009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/3992http://hdl.handle.net/10174/3992por“Espaço literário feminino. A obra de Maria de Mesquita Pimentel”, in Espaços e Paisagens. Antiguidade Clássica e Heranças Contemporâneas. Línguas e Literatura. Idade Média, Renascimento, Recepção. Associação Portuguesa de Estudos Clássicos/Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos. Coimbra, 2009.978-972-98142-3-5.https://bdigital.sib.uc.pt/jspui/bitstream/123456789/18/5/espacos_e_paisagens_vol_2.pdfcidehusmconde@uevora.pt732Conde, Antónia Fialhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:41:11Zoai:dspace.uevora.pt:10174/3992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:09.812773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Espaço literário feminino. A obra de Maria de Mesquita Pimentel” |
title |
“Espaço literário feminino. A obra de Maria de Mesquita Pimentel” |
spellingShingle |
“Espaço literário feminino. A obra de Maria de Mesquita Pimentel” Conde, Antónia Fialho Contra-reforma Escrita feminina |
title_short |
“Espaço literário feminino. A obra de Maria de Mesquita Pimentel” |
title_full |
“Espaço literário feminino. A obra de Maria de Mesquita Pimentel” |
title_fullStr |
“Espaço literário feminino. A obra de Maria de Mesquita Pimentel” |
title_full_unstemmed |
“Espaço literário feminino. A obra de Maria de Mesquita Pimentel” |
title_sort |
“Espaço literário feminino. A obra de Maria de Mesquita Pimentel” |
author |
Conde, Antónia Fialho |
author_facet |
Conde, Antónia Fialho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conde, Antónia Fialho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contra-reforma Escrita feminina |
topic |
Contra-reforma Escrita feminina |
description |
Resumo Maria de Mesquita Pimentel foi uma religiosa cisterciense religiosa nascida a Sul do Tejo no último quartel do século XVI. Deixou obra escrita, e em parte publicada, sendo nosso propósito dar a conhecer em especial a parte manuscrita e inédita. Reconhecendo a importância da estruturação literária, de índole classicista, dessa mesma obra, interessa-nos sublinhar a sua contextualização em termos históricos, em especial no que respeita à expressão literária feminina coeva. A parte manuscrita, enquanto continuação da parte impressa em 1639, surge em duas Partes, a 2ª e a 3ª, respectivamente com 13 e 11 Cantos, de oitavas decassilábicas com esquema rimático ABABAB CC. A obra tem uma Dedicatória (uma quadra) e um Prólogo (com 25 quadras), e todos os Cantos têm uma oitava introdutória, sumulista, revelando a Autora, ao longo do discurso, não apenas um notável domínio vocabular e uma clara influência do ideário coevo, como o conhecimento de episódios e personagens do mundo clássico, que elege e evoca para ilustrar o discurso, e que não seriam de todo comuns na formação das religiosas suas contemporâneas. Palavras-Chave: Escrita feminina; Contra-reforma; barroco; misticismo. Abstract The literary feminine production is scarce in the modern period. In a speech fitted by the Counter-reform, the conventual’s writing was allowing, specially printed, the contact with the secular world. Between the Portuguese nuns, writers, we intend to let know the work of Maria de Mesquita Pimentel, nun born in the last quarter of the XVI century in the South of the Tagus, and what saw part of his work published in 1639, entitled Memorial da Infancia de Christo eTriumpho do divino Amor. However, they remained handwritten and unpublished two parts. These Parts, 2nd and 3rd, manuscripts, are structured along 13 Cantos (1125 octaves) and 11 Cantos (965 octaves), respectively, both in octaves with ten syllables and rhyme scheme ABABAB CC. All the Cantos have an introductory octave, revealing the Author, along the speech, not only a notable verbal power and a clear influence of the coeval ideas, but also the knowledge of episodes and characters of the classic world, witch she elects and evokes to illustrate the speech and that weren’t commons in the formation/education of her contemporaries’ nuns. Keywords: Feminine literary; Counter-reformation; Barroc; Misticism. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2012-01-23T11:48:09Z 2012-01-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/3992 http://hdl.handle.net/10174/3992 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/3992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
“Espaço literário feminino. A obra de Maria de Mesquita Pimentel”, in Espaços e Paisagens. Antiguidade Clássica e Heranças Contemporâneas. Línguas e Literatura. Idade Média, Renascimento, Recepção. Associação Portuguesa de Estudos Clássicos/Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos. Coimbra, 2009. 978-972-98142-3-5. https://bdigital.sib.uc.pt/jspui/bitstream/123456789/18/5/espacos_e_paisagens_vol_2.pdf cidehus mconde@uevora.pt 732 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Classica Digitalia Vniversitatis Conimbricensis |
publisher.none.fl_str_mv |
Classica Digitalia Vniversitatis Conimbricensis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136474437779456 |