Anchieta no Brasil: que memória?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/15676 https://doi.org/10.5216/hr.v8i1.10442 |
Resumo: | No século XVI, pouco depois da morte de Anchieta, o jesuíta Pero Rodrigues escreveu Vida do Padre José, incorporando testemunhos de "pessoas antigas e graves" não pertencentes à Companhia. A imagem aí denunciada foi-se repetindo, refletindo ou refazendo em outros textos - todos biográficos - que os jesuítas publicaram na Europa durante o século XVI, sendo também incorporada à literatura brasileira em que até hoje mostra vitalidade. São os contornos assumidos pelo mito - Orfeu, taumaturgo, harmosta, apóstolo, santo, poeta, bandeirante, fundador, ambíguo, pérfido - o objeto do presente estudo. |
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No século XVI, pouco depois da morte de Anchieta, o jesuíta Pero Rodrigues escreveu Vida do Padre José, incorporando testemunhos de "pessoas antigas e graves" não pertencentes à Companhia. A imagem aí denunciada foi-se repetindo, refletindo ou refazendo em outros textos - todos biográficos - que os jesuítas publicaram na Europa durante o século XVI, sendo também incorporada à literatura brasileira em que até hoje mostra vitalidade. São os contornos assumidos pelo mito - Orfeu, taumaturgo, harmosta, apóstolo, santo, poeta, bandeirante, fundador, ambíguo, pérfido - o objeto do presente estudo. |
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