EXPERIÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS NA ERA DOS OBJECTOS TECNOLÓGICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Rita Araújo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1435
Resumo: A família é o centro da vida social da criança nos primeiros anos de vida, período em que o brincar tem uma importância decisiva no processo de desenvolvimento da criança. Sabe-se ainda que o brincar entre pais e filhos é uma forma privilegiada de interação, que contribui para o fortalecimento do vínculo entre ambos. A tecnologia encontra-se profundamente enraizada na sociedade atual e prevê-se que assim continue no futuro. Assim, é natural que as crianças, que nasceram e cresceram neste meio, integrem a tecnologia na recreação lúdica. Neste sentido, é pertinente compreender de que forma a tecnologia pode apoiar o desenvolvimento da criança, assim como as relações familiares, ao promover a interação pessoal. Nesta linha de pensamento, pretende-se com este trabalho desenvolver um produto lúdico com o intuito de proporcionar experiências enriquecedoras para pais e filhos (crianças em idade pré-escolar) e, em particular, incentivar a participação dos pais nos momentos lúdicos com as crianças. Numa era marcada pela tecnologia, torna-se necessário promover uma utilização mais adequada da tecnologia, sem negligenciar a importância da materialidade tangível. Assim, procurou-se ampliar a experiência de interação física com o produto, com a integração da componente tecnológica. Otimizar a qualidade de interação do utilizador com o produto constitui um dos objetivos principais. Para isso, adotou-se uma abordagem de design centrada no utilizador. A recolha de dados através de inquéritos aos pais, permitiu compreender e caracterizar o utilizador, para de seguida se estabelecer os requisitos do projeto. Na fase de geração de conceitos consideraram-se os requisitos apurados e todo o conteúdo teórico estudado anteriormente, que sustenta todo o trabalho. A experiência do utilizador com o produto foi alvo de estudo no decorrer do processo de desenvolvimento, através da realização de testes de usabilidade, o que permitiu melhorar a usabilidade do produto e otimizar a experiência de uso. Através de um processo de desenvolvimento centrado no utilizador conseguiu-se desenvolver um produto em conformidade com as necessidades e preferências do utilizador, capaz de promover experiências lúdicas envolventes e significativas.
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