EXPERIÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS NA ERA DOS OBJECTOS TECNOLÓGICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/1435 |
Resumo: | A família é o centro da vida social da criança nos primeiros anos de vida, período em que o brincar tem uma importância decisiva no processo de desenvolvimento da criança. Sabe-se ainda que o brincar entre pais e filhos é uma forma privilegiada de interação, que contribui para o fortalecimento do vínculo entre ambos. A tecnologia encontra-se profundamente enraizada na sociedade atual e prevê-se que assim continue no futuro. Assim, é natural que as crianças, que nasceram e cresceram neste meio, integrem a tecnologia na recreação lúdica. Neste sentido, é pertinente compreender de que forma a tecnologia pode apoiar o desenvolvimento da criança, assim como as relações familiares, ao promover a interação pessoal. Nesta linha de pensamento, pretende-se com este trabalho desenvolver um produto lúdico com o intuito de proporcionar experiências enriquecedoras para pais e filhos (crianças em idade pré-escolar) e, em particular, incentivar a participação dos pais nos momentos lúdicos com as crianças. Numa era marcada pela tecnologia, torna-se necessário promover uma utilização mais adequada da tecnologia, sem negligenciar a importância da materialidade tangível. Assim, procurou-se ampliar a experiência de interação física com o produto, com a integração da componente tecnológica. Otimizar a qualidade de interação do utilizador com o produto constitui um dos objetivos principais. Para isso, adotou-se uma abordagem de design centrada no utilizador. A recolha de dados através de inquéritos aos pais, permitiu compreender e caracterizar o utilizador, para de seguida se estabelecer os requisitos do projeto. Na fase de geração de conceitos consideraram-se os requisitos apurados e todo o conteúdo teórico estudado anteriormente, que sustenta todo o trabalho. A experiência do utilizador com o produto foi alvo de estudo no decorrer do processo de desenvolvimento, através da realização de testes de usabilidade, o que permitiu melhorar a usabilidade do produto e otimizar a experiência de uso. Através de um processo de desenvolvimento centrado no utilizador conseguiu-se desenvolver um produto em conformidade com as necessidades e preferências do utilizador, capaz de promover experiências lúdicas envolventes e significativas. |
id |
RCAP_399d3c7c76b33bcca076db1af7b5a3a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1435 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
EXPERIÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS NA ERA DOS OBJECTOS TECNOLÓGICOSInteraçãousabilidadepais e filhosproduto lúdicotecnologiadesign centrado no utilizadorA família é o centro da vida social da criança nos primeiros anos de vida, período em que o brincar tem uma importância decisiva no processo de desenvolvimento da criança. Sabe-se ainda que o brincar entre pais e filhos é uma forma privilegiada de interação, que contribui para o fortalecimento do vínculo entre ambos. A tecnologia encontra-se profundamente enraizada na sociedade atual e prevê-se que assim continue no futuro. Assim, é natural que as crianças, que nasceram e cresceram neste meio, integrem a tecnologia na recreação lúdica. Neste sentido, é pertinente compreender de que forma a tecnologia pode apoiar o desenvolvimento da criança, assim como as relações familiares, ao promover a interação pessoal. Nesta linha de pensamento, pretende-se com este trabalho desenvolver um produto lúdico com o intuito de proporcionar experiências enriquecedoras para pais e filhos (crianças em idade pré-escolar) e, em particular, incentivar a participação dos pais nos momentos lúdicos com as crianças. Numa era marcada pela tecnologia, torna-se necessário promover uma utilização mais adequada da tecnologia, sem negligenciar a importância da materialidade tangível. Assim, procurou-se ampliar a experiência de interação física com o produto, com a integração da componente tecnológica. Otimizar a qualidade de interação do utilizador com o produto constitui um dos objetivos principais. Para isso, adotou-se uma abordagem de design centrada no utilizador. A recolha de dados através de inquéritos aos pais, permitiu compreender e caracterizar o utilizador, para de seguida se estabelecer os requisitos do projeto. Na fase de geração de conceitos consideraram-se os requisitos apurados e todo o conteúdo teórico estudado anteriormente, que sustenta todo o trabalho. A experiência do utilizador com o produto foi alvo de estudo no decorrer do processo de desenvolvimento, através da realização de testes de usabilidade, o que permitiu melhorar a usabilidade do produto e otimizar a experiência de uso. Através de um processo de desenvolvimento centrado no utilizador conseguiu-se desenvolver um produto em conformidade com as necessidades e preferências do utilizador, capaz de promover experiências lúdicas envolventes e significativas.2018-10-01T15:49:28Z2018-10-01T15:49:28Z2018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/1435oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1435porhttp://hdl.handle.net/11110/1435201977257Gonçalves, Ana Rita Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:52:52Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1435Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:01:48.315694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPERIÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS NA ERA DOS OBJECTOS TECNOLÓGICOS |
title |
EXPERIÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS NA ERA DOS OBJECTOS TECNOLÓGICOS |
spellingShingle |
EXPERIÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS NA ERA DOS OBJECTOS TECNOLÓGICOS Gonçalves, Ana Rita Araújo Interação usabilidade pais e filhos produto lúdico tecnologia design centrado no utilizador |
title_short |
EXPERIÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS NA ERA DOS OBJECTOS TECNOLÓGICOS |
title_full |
EXPERIÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS NA ERA DOS OBJECTOS TECNOLÓGICOS |
title_fullStr |
EXPERIÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS NA ERA DOS OBJECTOS TECNOLÓGICOS |
title_full_unstemmed |
EXPERIÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS NA ERA DOS OBJECTOS TECNOLÓGICOS |
title_sort |
EXPERIÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS NA ERA DOS OBJECTOS TECNOLÓGICOS |
author |
Gonçalves, Ana Rita Araújo |
author_facet |
Gonçalves, Ana Rita Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Ana Rita Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação usabilidade pais e filhos produto lúdico tecnologia design centrado no utilizador |
topic |
Interação usabilidade pais e filhos produto lúdico tecnologia design centrado no utilizador |
description |
A família é o centro da vida social da criança nos primeiros anos de vida, período em que o brincar tem uma importância decisiva no processo de desenvolvimento da criança. Sabe-se ainda que o brincar entre pais e filhos é uma forma privilegiada de interação, que contribui para o fortalecimento do vínculo entre ambos. A tecnologia encontra-se profundamente enraizada na sociedade atual e prevê-se que assim continue no futuro. Assim, é natural que as crianças, que nasceram e cresceram neste meio, integrem a tecnologia na recreação lúdica. Neste sentido, é pertinente compreender de que forma a tecnologia pode apoiar o desenvolvimento da criança, assim como as relações familiares, ao promover a interação pessoal. Nesta linha de pensamento, pretende-se com este trabalho desenvolver um produto lúdico com o intuito de proporcionar experiências enriquecedoras para pais e filhos (crianças em idade pré-escolar) e, em particular, incentivar a participação dos pais nos momentos lúdicos com as crianças. Numa era marcada pela tecnologia, torna-se necessário promover uma utilização mais adequada da tecnologia, sem negligenciar a importância da materialidade tangível. Assim, procurou-se ampliar a experiência de interação física com o produto, com a integração da componente tecnológica. Otimizar a qualidade de interação do utilizador com o produto constitui um dos objetivos principais. Para isso, adotou-se uma abordagem de design centrada no utilizador. A recolha de dados através de inquéritos aos pais, permitiu compreender e caracterizar o utilizador, para de seguida se estabelecer os requisitos do projeto. Na fase de geração de conceitos consideraram-se os requisitos apurados e todo o conteúdo teórico estudado anteriormente, que sustenta todo o trabalho. A experiência do utilizador com o produto foi alvo de estudo no decorrer do processo de desenvolvimento, através da realização de testes de usabilidade, o que permitiu melhorar a usabilidade do produto e otimizar a experiência de uso. Através de um processo de desenvolvimento centrado no utilizador conseguiu-se desenvolver um produto em conformidade com as necessidades e preferências do utilizador, capaz de promover experiências lúdicas envolventes e significativas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-01T15:49:28Z 2018-10-01T15:49:28Z 2018-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/1435 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1435 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/1435 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/1435 201977257 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129887498305536 |