O design de interação como facilitador de pesquisas de dados no meio digital para jovens universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Ana Rita Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20137
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
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spelling O design de interação como facilitador de pesquisas de dados no meio digital para jovens universitáriosAprendizagemDesign centrado utilizadorDesign de cogniçãoDesign de interaçãoUsabilidadeLearningUser-centered design (UCD)Cognition designInteraction designUsabilityDissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.Com o avançar dos anos tornámo-nos uma sociedade tecnológica, onde a evolução e mudança envolta na tecnologia supera os grandes avanços no design. Assim sendo, o designer nos dias de hoje, tem que ter a capacidade de uma contínua aprendizagem e evolução nas áreas a ele pertencentes e à conjugação de outras para o fortalecimento dos projetos, serviços que o designer tem para resolver. Sendo o meio digital uma das fontes de informação mais utilizada nos tempos de hoje, onde a internet está presente não só como um serviço de lazer, mas também de trabalho. O design teve de evoluír e criar novas áreas de trabalho de forma a se tornarem mais eficazes neste novo mundo tecnológico, o que resultou no aparecimento do design de interação, design centrado no utilizador e do design de usabilidade, tornando-se matérias essenciais ao sucesso deste novo mundo tecnológico. Nesta investigação, tencionámos estudar estas áreas e o valor que elas têm para o utilizador tecnológico dos dias de hoje, mas também, investigá-las como campos de estudo para a criação de novos serviços online. Esta dissertação irá recorrer inicialmente, a uma metodologia não intervencionista, através da contextualização teórica referente a uma recolha, seleção, organização, análise e síntese critica das obras e autores, consideradas relevantes e pertinentes. Partindo do campo investigativo do design e focado nas áreas de investigação do design de interação, do design centrado no utilizador e do design de usabilidade. Consequentemente, procurou-se investigar, também, áreas paralelas à temática abordada, como a psicologia cognitiva e a aprendizagem, consideradas áreas importantes para o sucesso deste projeto. Numa segunda fase, prendeu-se realizar uma breve investigação sobre as matérias de informática referentes à construção deste tipo de serviço online e posteriormente foi necessário recorrer-se a métodos de casos de estudo, questionários, entre outros, para uma assimilação e recolha de dados essenciais a esta investigação. A concretização do modelo para o serviço de pesquisa, foi o passo seguinte, passando pela criação e produção de um modelo de alta fidelidade do serviço 'Selectfly', um serviço que se apresenta como um facilitador para pesquisas de dados online para jovens universitários. Com a criação deste serviço, pretendemos, contribuir para uma pesquisa mais direcionada e vocacionada de acordo com os objetivos dos estudantes, com resultados mais credíveis e de maior rigor científico, levando o estudante a um acesso da disponibilização de informação mais qualitativa, mais centradae mais rigorosa, possibilitando-lhe uma melhoria na sua precisão nos estudos.ABSTRACT: Over the years our society has become fully technological, where a constant evolution and the changes it involves that same technologies have already surpassed the design process. Therefore, the designer of today needs to have the capacity of a continuous learning and evolution in areas where he has developed his knowledge and combining them with other for strengthening his projects and services. This has resulted in the emergence of Interaction Design, User-Centered Design and Usability Design thus becoming essential to the success of this new technological world. In this research, we intend to study those areas and the value they have for the technological user of today. With that in mind, we will also investigate them as fields of study for the creation of new online services. This dissertation will initially resort to a non-interventionist methodology, through the theoretical contextualization regarding the collection, selection, organization, analysis and critical synthesis of works and authors, which are considered relevant. For that we must approach the investigative field of design and start focusing on research areas of interaction design, user-centered design and usability design. As a consequence, we also need to seek and investigate areas that are rolated with the subject, such as cognitive psychology and learning. Considering these areas of importance for the success of this project and having in mind a second phase, it will be necessary carry out a brief investigation into the technologies required for the construction of this type of online service. Subsequently, will be necessary to resort to case studies, questionnaires, among others, for an assimilation and collection of data essential to this investigation. With the creation of this service, we intend therefore contribute to a more targeted and focused research accouting students's objectives with more reliable results with greater scientific aim, leading them to access information with more quality, rigour and filtered, for getting more accurate studies.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaBorges, João Miguel Ferrão de AboimRepositório da Universidade de LisboaHenriques, Ana Rita Alves2020-06-04T14:46:57Z2019-12-112019-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20137porHENRIQUES, Ana Rita Alves - O design de interação como facilitador de pesquisas de dados no meio digital para jovens universitários.- Lisboa: FA, 2019. 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