Longe, Mas Perto – Uma experiência à distância de um click

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Beatriz Mesquita
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17924
Resumo: O presente Relatório de Estágio (RE) é realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Em particular, neste RE, pretende-se refletir sobre a prática de ensino supervisionada. O professor do século XXI orienta-se por uma visão socioconstrutivista do ensino que permite a criação de relações pedagógicas e de ambientes favoráveis ao processo de ensino e aprendizagem, com vista ao desenvolvimento de aprendizagens significativas pelos estudantes. Adicionalmente, é o ensino que exige do docente a capacidade de observar, refletir e avaliar o contexto, intervindo de forma eficaz e orientando o aluno no seu percurso de aprendizagem, sendo este o centro do mesmo. O presente RE incide sobre as práticas pedagógicas e didáticas implementadas numa era tecnológica. Torna-se imprescindível aliar a educação às ferramentas digitais por forma a tornar o processo de ensino e aprendizagem apelativo, motivador, próximo ao aluno e com sentido. Por este mesmo motivo, a mestranda procurou implementar o mencionado em toda a sua prática de ensino supervisionada. Um docente é um eterno estudante, aperfeiçoando-se e atualizando-se para as diversas realidades; é um eterno criativo, procurando estratégias para motivar os alunos; é um eterno explorador, encontrando as melhores formas para lecionar as aulas; e é um eterno exemplo, marcando a vida de todos os que passam pelas suas aulas.
id RCAP_39d5cac1c95ad573c8426271aa904ba9
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17924
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Longe, Mas Perto – Uma experiência à distância de um clickPrática de ensino supervisionadaProfessor do Séc. XXIEnsino a distânciaFerramentas DigitaisSupervised teaching practiceTeacher of the 21st centuryDistance learningDigital toolsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio (RE) é realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Em particular, neste RE, pretende-se refletir sobre a prática de ensino supervisionada. O professor do século XXI orienta-se por uma visão socioconstrutivista do ensino que permite a criação de relações pedagógicas e de ambientes favoráveis ao processo de ensino e aprendizagem, com vista ao desenvolvimento de aprendizagens significativas pelos estudantes. Adicionalmente, é o ensino que exige do docente a capacidade de observar, refletir e avaliar o contexto, intervindo de forma eficaz e orientando o aluno no seu percurso de aprendizagem, sendo este o centro do mesmo. O presente RE incide sobre as práticas pedagógicas e didáticas implementadas numa era tecnológica. Torna-se imprescindível aliar a educação às ferramentas digitais por forma a tornar o processo de ensino e aprendizagem apelativo, motivador, próximo ao aluno e com sentido. Por este mesmo motivo, a mestranda procurou implementar o mencionado em toda a sua prática de ensino supervisionada. Um docente é um eterno estudante, aperfeiçoando-se e atualizando-se para as diversas realidades; é um eterno criativo, procurando estratégias para motivar os alunos; é um eterno explorador, encontrando as melhores formas para lecionar as aulas; e é um eterno exemplo, marcando a vida de todos os que passam pelas suas aulas.The present report is made by the discipline of Supervised Teaching Practice, for Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education, of the Superior School of Education of the Polytechnic Institute of Porto. In particular, in this report, it is intended to reflect on supervised teaching practice. The 21st century teacher is guided by a constructivist vision of teaching that allows the creation of pedagogical relationships and favorable environments to the teaching and learning process, with a purpose on the development of meaningful learning by students. Additionally, it is requires to the teacher being able to observe, reflect and evaluate the context, intervening effectively and guiding the student in his learning path, which is the center of it. This report focuses on pedagogical and didactic practices in a technological. It is essential to combine education with digital tools in order to make the teaching and learning process appealing, close to the student and with meaning. For this same reason, the master's student tried to follow the mentioned in all her supervised teaching practice. A teacher is an eternal student, perfecting and updating himself for the different realities; he is an eternal creative, looking for strategies to motivate students; he is an eternal explorer, finding the best ways to teach classes; and it is an eternal example, marking the lives of all who pass through his classes.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCouto, Ângela Maria Pinto doSilva, Sara Aboim daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDias, Beatriz Mesquita2021-05-11T10:41:28Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17924TID:202725944porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:36Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17924Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:30.999204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Longe, Mas Perto – Uma experiência à distância de um click
title Longe, Mas Perto – Uma experiência à distância de um click
spellingShingle Longe, Mas Perto – Uma experiência à distância de um click
Dias, Beatriz Mesquita
Prática de ensino supervisionada
Professor do Séc. XXI
Ensino a distância
Ferramentas Digitais
Supervised teaching practice
Teacher of the 21st century
Distance learning
Digital tools
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Longe, Mas Perto – Uma experiência à distância de um click
title_full Longe, Mas Perto – Uma experiência à distância de um click
title_fullStr Longe, Mas Perto – Uma experiência à distância de um click
title_full_unstemmed Longe, Mas Perto – Uma experiência à distância de um click
title_sort Longe, Mas Perto – Uma experiência à distância de um click
author Dias, Beatriz Mesquita
author_facet Dias, Beatriz Mesquita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Couto, Ângela Maria Pinto do
Silva, Sara Aboim da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Beatriz Mesquita
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Professor do Séc. XXI
Ensino a distância
Ferramentas Digitais
Supervised teaching practice
Teacher of the 21st century
Distance learning
Digital tools
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Professor do Séc. XXI
Ensino a distância
Ferramentas Digitais
Supervised teaching practice
Teacher of the 21st century
Distance learning
Digital tools
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio (RE) é realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Em particular, neste RE, pretende-se refletir sobre a prática de ensino supervisionada. O professor do século XXI orienta-se por uma visão socioconstrutivista do ensino que permite a criação de relações pedagógicas e de ambientes favoráveis ao processo de ensino e aprendizagem, com vista ao desenvolvimento de aprendizagens significativas pelos estudantes. Adicionalmente, é o ensino que exige do docente a capacidade de observar, refletir e avaliar o contexto, intervindo de forma eficaz e orientando o aluno no seu percurso de aprendizagem, sendo este o centro do mesmo. O presente RE incide sobre as práticas pedagógicas e didáticas implementadas numa era tecnológica. Torna-se imprescindível aliar a educação às ferramentas digitais por forma a tornar o processo de ensino e aprendizagem apelativo, motivador, próximo ao aluno e com sentido. Por este mesmo motivo, a mestranda procurou implementar o mencionado em toda a sua prática de ensino supervisionada. Um docente é um eterno estudante, aperfeiçoando-se e atualizando-se para as diversas realidades; é um eterno criativo, procurando estratégias para motivar os alunos; é um eterno explorador, encontrando as melhores formas para lecionar as aulas; e é um eterno exemplo, marcando a vida de todos os que passam pelas suas aulas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-11T10:41:28Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/17924
TID:202725944
url http://hdl.handle.net/10400.22/17924
identifier_str_mv TID:202725944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131465508716544